A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2013.1
Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns – AESGA Coordenação de TCC / 4 / 2013 I SEMINÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Dicas Monografia

2 PROGRAMAÇÃO 1 Apresentação da equipe do TCC
2 Dicas para monografia/Sugestões Referências 3 Conceitos importantes sobre pesquisa 4 Esclarecimentos da pré banca 5 Relembrando o cronograma 6 Outros pontos importantes.

3 EQUIPE DA COORDENAÇÃO TCC
Professores: Gabriela Valença Ricardo Oliveira Professores do Plantão Pedagógico: Giovanna Araújo Ricardo Bezerra Karla Janaína Isabela Barbosa

4 EQUIPE DA COORDENAÇÃO TCC
Assistente administrativa: Juliana Pontes Alunos Colaboradores: Elvécio Júnior (noite) Kedson (manhã) Daniel (noite)

5 DICAS PARA MONOGRAFIA:
Elabore o projeto de pesquisa de acordo com as orientações do professor(a) da disciplina de TCC. Com o projeto concluído, você deve discuti-lo com o seu orientador para os ajustes finais. Em seguida você irá esses dados serão usados na introdução da monografia. Elabore um Pré Sumário (Roteiro de como você imagina que ficará o seu trabalho). Leia e entenda o Manual de TCC da AESGA.

6 DICAS PARA MONOGRAFIA:
Tenha um dicionário atualizado. Estude as normas de elaboração de citação (direta e indireta). Conheça e consulte as normas de elaboração de referências. Pesquise os livros, artigos, revistas, doutrinas, jurisprudências, códigos que serão usados no seu trabalho.

7 DICAS PARA MONOGRAFIA:
Faça uma pré separação do material pesquisado para cada parte ou capítulo do trabalho. Faça a leitura do material e faça o fichamento dos mesmos, pois você poderá reforçar os seus argumentos com trechos do material lido (as citações). Esquematize a redação e faça a redação propriamente dita. Escreva frases breves e parágrafos curtos. Diga o que quiser no menor espaço que conseguir.

8 DICAS PARA MONOGRAFIA:
Encadeie as frases e os parágrafos logicamente, com cada frase ou parágrafo desembocando naturalmente no que vem a seguir. Evite repetir palavras, especialmente verbos e substantivos. Use sinônimos. E não use superlativos, aumentativos, diminutivos e adjetivos em demasia Faça poucas citações diretas; opte pelas citações indiretas.

9 DICAS PARA MONOGRAFIA:
Não seja muito crítico com o seu texto no 1º momento, escreva e depois faça os ajustes necessários com uma revisão de conteúdo e da gramática. Salve os textos produzidos com datas após cada atualização e deixe cópias no seu , HD externo etc. Elabore o esquema de seu RESUMO de acordo com as normas do Manual da AESGA. Elabore os elementos pré textuais de acordo com os modelos e normas do Manual da AESGA. Considere os itens opcionais.

10 DICAS PARA MONOGRAFIA:
Faça os capítulos em arquivos separados e depois junte-os. Deixe os elementos pré-textuais em outro arquivo separado. Evite a utilização de citações longas e citação de citação. Faça comentários entre elas. CUIDADO COM O PLÁGIO. Utilize parágrafos de ligação entre os capítulos. Tente terminar o trabalho antes da data de depósito e faça a revisão final do mesmo.

11 SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS
ACEVEDO, Claudia Rosa. Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma: inclui normas atualizadas da ABNT, TCC, TGI, trabalhos de estágio, MBA, dissertações, tese/ Claudia Rosa Acevedo, Jouliana Jordan Nohana.-3. ed.- São Paulo: Atlas, 2007. FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. ? 12ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2009. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica, 7ª edição, São Paulo: Altas, 2010. MANUAL de Trabalho de conclusão de Curso - TCC. Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns- AESGA, 2012. MEDEIROS, João Bosco. Redação cientifica: a pratica de fichamento, resumos e resenhas, 10ª edição, São Paulo: Atlas, 2008.

12 SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS
MEZZAROBA, Orides e MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no direito. 5 ed., São Paulo: Saraiva, 2009. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade, 27 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2008. MARTINS, Gilberto de Andrade e LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografia e trabalhos de conclusão de curso. 2.ed.- São Paulo: Atlas, 2007. OLIVEIRA, Bernardina Maria Juvenal Freire de. Conversas sobre normatização de trabalhos acadêmicos, João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2007. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. OBS: NÃO SEGUIR A FORMATAÇÃO SUGERIDA PELOS LIVROS ACIMA. USAR A FORMATAÇÃO DO MANUAL DA AESGA 2012.

13 ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES
1 MONOGRAFIA – ETIMOLOGICAMENTE MONO (UM) E GRAFIA (ESCRITA) – ÚNICO TEMA “[...] um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia[...]” (LAKATOS; MARCONI, 2005, p. 237). REQUISITOS BÁSICOS: UNICIDADE: um só tema; QUALIDADE: tratamento profundo do tema, sem muita preocupação com a quantidade; PESQUISA: investigação científica; RELEVÂNCIA: contribuição pessoal, social e para o conhecimento; METODOLOGIA: regras e normas vigentes.

14 2 MÉTODO “[...] é um conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimento válido e verdadeiros - , traçando p caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.” (LAKATOS; MARCONI, 2005, p. 83). MÉTODO DE ABORDAGEM (LAKATOS; MARCONI, 2010) Indutivo Dedutivo Hipotético-dedutivo Dialético MÉTODO DE PROCEDIMENTOS (LAKATOS; MARCONI, 2010) - Monográfico ou estudo de caso. - Estatístico - Histórico Funcionalista etc.

15 3 PESQUISA “[...] é um procedimento formal com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.” (LAKATOS; MARCONI, 2005, p. 157). QUANTO AO OBJETIVO (GIL, 2009) Exploratória Descritiva Explicativa QUANTO AOS TIPOS (MEZARROBA; MONTEIRO, 2010; GIL 2009) - Quantitativa - Laboratório - Qualitativa - De campo - Teórica - Participante Prática - Pesquisa- ação.

16 3 TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS “[
3 TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS “[...] é um conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência ou arte, é a habilidade para usar esses preceitos ou normas, a parte prática[...]” (LAKATOS; MARCONI, 2005, p. 176). QUANTO AOS TIPOS (LAKATOS; MARCONI, 2010) Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Observação (sistemática, assistemática, não-participante, participante etc) Entrevista (estruturada, não estruturada, painel) Questionário (aberto. Fechado) Formulário etc. 4 – UNIVERSO (População) e AMOSTRA (LAKATOS; MARCONI, 2010)

17 INFORME SOBRE A PRÉ BANCA
1 CONCEITO Determinação da Presidência da AESGA. É uma análise prévia do TCC para colaborar com ajustes. 2 OBJETIVO Avaliar a situação do Trabalhos de Conclusão de Curso, visando contribuir na melhoria da capacidade reflexiva, na escrita, no desenvolvimento da lógica e da metodologia científica por parte dos discentes concluintes dos Cursos da AESGA.

18 3 EXIGÊNCIAS PARA PARTICIPAR
I - Estar matriculado na disciplina de TCC, ou com matricula-vínculo para Orientação de TCC, em um dos Cursos da AESGA. II - Ter elaborado, sob a supervisão de um Professor Orientador da AESGA, o projeto de pesquisa, os elementos pré-textuais, textuais (no mínimo introdução e 1 capítulo completo) e pós-textuais da Monografia.

19 4 CRÍTERIOS PARA AVALIAÇÃO - MODALIDADE MONOGRAFIA
a) Delimitação do tema e objetivos do trabalho: Observar se o tema foi bem delimitado (viável, importante e original), se o problema da pesquisa foi bem elaborado e se os objetivos estão claros e bem redigidos (apresentar apenas uma ideia por objetivo). b) Justificativa (relevância do trabalho): Verificar se foi apresentado argumentos que justificaram a realização do estudo. (exposição breve, mas completa das razões de ordem teórica e práticas que tornam importante a pesquisa). Qual a contribuição teórica e prática da pesquisa para a ciência e a sociedade?

20 4 CRÍTERIOS PARA AVALIAÇÃO - MODALIDADE MONOGRAFIA
c) Procedimentos metodológicos: descrição do local da pesquisa, o método de abordagem utilizado (qualitativo ou quantitativo), o método de procedimentos (monográfico ou estudo de caso, comparativo, etc.)

21 4 CRÍTERIOS PARA AVALIAÇÃO - MODALIDADE MONOGRAFIA
c) Procedimentos metodológicos: as técnicas utilizadas (formulário, questionário, entrevista, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação sistemática ou assistemática etc.), a amostra, como foram às análises dos dados, e; a apresentação dos resultados. Verificar se utilizou autores para explicar os conceitos que aparecem na metodologia.

22 5.CRÍTERIOS PARA AVALIAÇÃO - MODALIDADE MONOGRAFIA
Observância das normas de Elaboração de TCC da AESGA: Verificar se o trabalho foi feito segundo as normas estabelecidas nos Manuais de Elaboração de TCC da AESGA atualizados

23 RELEMBRANDO O CRONOGRAMA 2013-1. 25/06 a 08/07 Manhã/Tarde/Noite
DATA/HORA ATIVIDADE OBSERVAÇÕES 22/03/13 Alunos antigos: último dia para entrega do Projeto de pesquisa; Elementos pré-textuais; Introdução; 1 capítulo; e elementos pós-textuais. Conteúdo de avaliação dos TCC’s. 22 a 26/04 e 29 a 03/05 Período de Avaliação dos TCC’s. Avaliação quanto a metodologia de pesquisa e metodologia de formatação AESGA. 17/06/13 Prazo final para depósito do TCC em 2 vias impressas e 1 via digital, salva em CD devidamente identificado com capa padrão AESGA, em arquivo word – Entregar via protocolo - Acompanhado de: TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TCC 20/06/13 Seminário de TCC “DICAS DE DEFESA” Apenas para os alunos que depositaram o TCC As 19hs 25/06 a 08/07 Manhã/Tarde/Noite Período de Defesa Até 09/07/2013 Prazo final para depósito do TCC em CD em formato PDF, devidamente identificado com capa padrão AESGA: Acompanhado do TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA CONSULTA NA BIBLIOTECA.

24 PLANTÃO PEDAGÓGICO Conceito; Importância; Horários: 16:30 – 21:30

25 OUTROS PONTOS IMPORTANTES
A apresentação do TCC só será permitida caso não haja nenhuma pendência em relação à matriz curricular, às atividades complementares e estágio.

26 NÃO EXISTE A POSSIBILIDADE DE PRORROGAÇÃO DOS PRAZOS
OUTROS PONTOS IMPORTANTES NÃO EXISTE A POSSIBILIDADE DE PRORROGAÇÃO DOS PRAZOS

27 CERTIFICADOS Disponibilizado por e-mail.
O aluno deve preencher, imprimir e posteriormente procurar a Coordenação de TCC para validá-lo. A validação será feita pela conferência da inscrição e assinatura na ata de frequência.

28 Coordenação de TCC AESGA
Facebook


Carregar ppt "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google