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SEMINÁRIO: JUSTIÇA PARTICIPATIVA Construção de rede de proteção integral à criança, ao adolescente e à família Educação de Qualidade na Perspectiva da.

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1 SEMINÁRIO: JUSTIÇA PARTICIPATIVA Construção de rede de proteção integral à criança, ao adolescente e à família Educação de Qualidade na Perspectiva da garantia de Direitos: O potencial do trabalho em Rede

2 O Direito de Aprender de Crianças e Adolescentes é uma das prioridades do UNICEF Convenção dos Direitos da Criança, Constituição do Brasil e Estatuto da Criança e do Adolescente, em consonância com as Metas de Desenvolvimento do Milênio Os avanços alcançados no Brasil, Nordeste,Semiárido e na Paraíba mostram que é possível UNIVERSALIZAR o Direito de Aprender para todas as Crianças e Adolescentes Contextualizando

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6 Para que os avanços alcancem cada um deles é preciso que se trate de maneira especial os mais vulneráveis, reconhecendo e valorizando a diversidade Redução das desigualdades – Implantação de Políticas Públicas A universalização exige uma agenda de colaboração entre Governo x Sociedade Contextualizando

7 Crianças até 3 sem acesso a Creche crianças que deveriam estar em creches ( fonte:PNAD/2007)

8 Crianças de 4-6 anos fora da escola crianças (fonte:PNAD/2007)

9 Crianças de 7-14 anos fora da escola crianças (fonte:PNAD/2007)

10 Adolescentes de anos fora da escola crianças (fonte:PNAD/2007)

11 Parceria em Rede - Projeto Aprender de Qualidade

12 Selo UNICEF Município Aprovado Municípios Inscritos Edição

13 Consultorias Parceria em Rede - Projeto Aprender de Qualidade

14 3000 C &A com Educação de Qualidade Movimento 1000 C&A SERTA 800 C&A CPD/REMAR 1000 C&A TCER 200 C&A Bezerros João Alfredo Riacho das Almas Manari Salgueiro S.J.do Egito Sta.Teresinha Tacaratu Tuparepama Tacaimbó João Pessoa Lucena Cabo Olinda Recife Palmeira dos Índios Igaci Quebrangulo Piranhas Taquarana Estrela de Alagoas 10 escolas 8 escolas 45 escolas Movimento 1000 C&A SERTA 800 C&A CPD/REMAR 1000 C&A TCER 200 C&A Bezerros João Alfredo Riacho das Almas Manari Salgueiro S.J.do Egito Sta.Teresinha Tacaratu Tuparepama Tacaimbó João Pessoa Lucena Cabedelo Sta.Rita Cabo Olinda Recife Palmeira dos Índios Igaci Quebrangulo Piranhas Taquarana Estrela de Alagoas 10 escolas 8 escolas 45 escolas Parceria em Rede - Projeto Aprender de Qualidade

15 Secretários Educação, Saúde e Assistência Social Diretores de escolas,Diretores de Serviços de Saúde e de Assistência Social Profissionais de serviços de Saúde, Asst.Social Comunidade Escolar (343 e 465 prof s.) Famílias Comunidade Conselho Municipal de Direitos da C&A Conselho Tutelar Conselhos Setoriais Ministério Público Prefeitos Atores do processo Crianças e Adolescentes Parceria em Rede - Projeto Aprender de Qualidade

16 Um grupo se constrói no heterogêneo das diferenças entre cada participante. Da timidez de um, do afobamento do outro;...da serenidade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro; Da mudez de um, da tagarelice do outro;... Um grupo se constrói enfrentando o medo que o diferente, o novo provoca. Educando o risco de ousar... Um grupo se constrói na cumplicidade do riso, da raiva, do choro, do medo, do ódio, da felicidade e do prazer. Madalena Freire Parceria em Rede - Projeto Aprender de Qualidade

17 Obrigada!


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