A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profrª Drª. Joscely Maria Bassetto Galera UTFPR/UNICAMP-ANPAE/PR Políticas Públicas para a Educação Profissional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profrª Drª. Joscely Maria Bassetto Galera UTFPR/UNICAMP-ANPAE/PR Políticas Públicas para a Educação Profissional."— Transcrição da apresentação:

1 Profrª Drª. Joscely Maria Bassetto Galera UTFPR/UNICAMP-ANPAE/PR Políticas Públicas para a Educação Profissional.

2 O DESAFIO DO PROFESSOR DIANTE DO PROEJA Políticas Públicas para a Educação Profissional.

3 POLÍTICAS PÚBLICAS: conceito Caracteriza-se por ações e intenções com os quais os poderes ou instituições públicas respondem às necessidades de diversos grupos sociais.

4 POLÍTICAS PÚBLICAS: conceito Ações que terminam com o mandato do dirigente político. Política partidária Políticas públicas Ações de desenvolvimento que ficam com a comunidade.

5 SURGIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Originam Políticas Públicas Prospecção de demanda Necessidades vitais de grupos coletivos Demandas sociais Opções políticas partidárias Conquistas sociais Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

6 Políticas educacionais Políticas sociais Políticas de habitação Políticas de saúde Políticas agrícolas Políticas de desenvolvimento tecnológico Políticas ambientais POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA AÇÃO SOCIAL Realimentação Reorientam Políticas sociais: Desemprego Analfabetismo Desnutrição Discriminação Pobreza Exclusão social Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

7 POLÍTICAS PÚBLICAS: PR0EJA Ações que atendam as necessidades da comunidade escolar. Políticas Educacionais Políticas do PROEJA Ações que implementem a formação inicial e continuada na modalidade - EJA,para trabalhadores, na possibilidade de qualificação profissional.

8 Como a educação Profissional poderá formar um professor e um gestor preparado para desencadear políticas públicas educacionais ? Educação Continuada: Proposta de Capacitação. MEC/SETEC/GOVERNO-MS/UTFPR POLÍTICAS DO PROEJA - Formação do Professor

9 1.O jovem e adulto como trabalhador cidadão. POLÍTICAS EDUCACIONAIS -PROEJA 3.As novas demandas de formação do trabalhador. 2.O trabalho como princípio educativo. ALICERSES DAS POLÍTICAS DO PROEJA

10 PROPOSTA POLÍTICA : Desencadear ações na perspectiva da qualificação profissional,situando prioritariamente: Uma relação social constituída pela interação dos agentes do trabalho em torno da propriedade significativa do conhecimento construído no e pelo TRABALHO. POLÍTICAS DO PROEJA -QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

11 DIANTE DISSO... A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PODE SER ENTENDIDA COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA?

12 Estarão os DIRIGENTES e PROFESSORES DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL preparados para desencadearem Políticas Públicas ? POLÍTICA EDUCACIONAL SIM Através da CAPACITAÇÃO CONTINUADA

13 CAPACITAÇÃO-2008 CONCEPÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS é mais uma das ações que fazem parte do Plano de Trabalho para implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, instituído no âmbito federal pelo DECRETO Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006.

14 CAPACITAÇÃO PROEJA/UTFPR Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Psicológicos da Educação de Jovens e Adultos Componentes Básicos do Planejamento de Ensino. Avaliação da Aprendizagem numa Perspectiva Processual

15 ENTENDER O ALUNO ADULTO PRECISA TER ESPAÇO NO MERCADO DE TRABALHO POLÍTICAS PROEJA - Formação do Professor– O professor precisa...

16 ENTENDER QUE O PROEJA VAI MUITO ALÉM DE ENSINAR A LER E ESCREVER POLÍTICAS PROEJA - Formação do Professor– O professor precisa...

17 AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO POLÍTCAS PÚBLICAS –EDU.PROFISSIONAL PROCESSO DE CONSTRUÇÃO Identificação dos problemas DE DIVERSIDADE POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE GÊNERO Compartilhamento das soluções/RELAÇÕES SOCIAIS

18 Construir políticas públicas educacionais articulem e esferas públicas visando produzir uma sinergia que atendam as demandas da população. PORTANTO... Torna-se necessário.

19 Construir políticas que superem o caráter assistencialista da EJA e implementem políticas de profissionalização. (Decreto 5.154/2004) PORTANTO... Torna-se necessário.

20 Construir políticas públicas que superem programas focais fragmentados imediatistas, assistencialistas centrado no treinamento. PORTANTO... Torna-se necessário.

21 PORTANTO... PARA ENTENDER E IMPLEMENTAR POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL/EJA... SIGNIFICA.

22 PORTANTO... significa Acreditar que o Projeto Político Pedagógico é o elo articulador entre a ação e o sonho, a comunidade e a escola.

23 Acreditar que todo conhecimento adquirido deverá voltar para a escola como uma verdade, como uma ação, como uma proposta de transformação. PORTANTO... significa:

24 Acreditar que todo conhecimento precisa passar por uma reflexão- ação num processo investigativo permanente orientando o planejamento do professor. PORTANTO... significa:

25 PROEJA Acreditar que o papel do ensino do Adulto vai além da reconstrução curricular,da escola, e que esta ação deverá fazer parte do cotidiano pedagógico do professor como eixo de articulação entre a teoria e a prática, entre o sonho e a realidade.

26 Acreditar que aqui no estado do Mato Grosso do Sul o sonho tornar-se-á realidade pelas mãos iluminadas de você professor que hoje aqui se faz presente.. PORTANTO... Trabalhar com o Adulto significa.

27 Por hoje MUITO OBRIGADA. JOSCELY GALERA


Carregar ppt "Profrª Drª. Joscely Maria Bassetto Galera UTFPR/UNICAMP-ANPAE/PR Políticas Públicas para a Educação Profissional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google