A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simeon Denis Poisson. Biografia 21 June 1781, Pithiviers, França 25 April 1840, Sceaux, França A família Poisson não pertencia à nobreza francesa O pai.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simeon Denis Poisson. Biografia 21 June 1781, Pithiviers, França 25 April 1840, Sceaux, França A família Poisson não pertencia à nobreza francesa O pai."— Transcrição da apresentação:

1 Simeon Denis Poisson

2 Biografia 21 June 1781, Pithiviers, França 25 April 1840, Sceaux, França A família Poisson não pertencia à nobreza francesa O pai de Poisson foi soldado raso no exército francês, sem possibilidade de alcançar patente mais alta por não ser nobre Na época de seu nascimento, seu pai já havia se aposentado do exército, ocupando um cargo administrativo pouco relevante

3 Biografia O pai de Poisson teve grande influência em sua formação, ensinando-o a ler e escrever Simeon-Denis tinha 8 anos quando ocorreu a Revolução Francesa, em 14 de Julho de 1789 Seu pai, por conta da colaboração durante a Revolução, tornou-se presidente do distrito de Pithiviers, que se localiza na região central da França, a apenas 80 km de Paris.

4 Biografia Com a nova posição, ele se tornou capaz de escolher a futura carreira de seu filho: Medicina Poisson foi enviado a um tio, que era cirurgião em Fontainebleau, para se tornar aprendiz na profissão. O rapaz não possuía coordenação motora adequada para realizar os delicados movimentos exigidos nas operações e, não obstante o indiscutível fato de ser um jovem brilhante, não manifestava o menor interesse em Medicina.

5 Biografia Em 1796, Poisson foi enviado de volta a Fontainebleau por seu pai, desta vez para estudar na École Centrale. Poisson impressionou os professores com sua grande capacidade de aprendizagem, especialmente em Matemática. Foi incentivado por seus mestres a prestar os exames admissionais da École Polytechnique em Paris.

6 Biografia Embora tivesse uma educação formal bem inferior à maioria dos jovens que prestaram o exame de admissão, Poisson ingressou na École Polytechnique em 1798 em primeiro lugar. Desde seu ingresso, seu brilhantismo impressionou os professores, que lhe permitiram escolher o direcionamento de seus estudos e pesquisas. Apesar disso, enfrentou dificuldades para se habituar às sofisticadas regras sociais da capital e da École Polytechnique. Dizem que por conta de sua falta de coordenação motora, era incapaz de desenhar bons diagramas e gráficos

7 Biografia Em meados de 1800, menos de dois anos após sua admissão, publicou dois trabalhos, um acerca do Método de Eliminação de Bézout e outro sobre diferenças finitas. O segundo trabalho foi examinado por Sylvestre- François Lacroix e Adrien-Marie Legendre, que recomendaram sua publicação no Recueil des Savants Étrangers, uma honra sem precedentes a um jovem de 18 anos de idade Laplace e Lagrange foram alguns de seus professores na École, tornando-se grandes amigos de Poisson.

8 Biografia Laplace, cujos passos Poisson seguiria ao longo de sua vida, tratava-o como a um filho. Algumas referências apontam Lagrange como orientador de Poisson na École. No último ano de estudos, Poisson escreveu um artigo sobre a teoria de equações e o Teorema de Bézout. O trabalho foi considerado de tamanha qualidade, que Poisson formou-se em 1800 sem precisar se submeter aos exames finais. Imediatamente após sua graduação, sobretudo por recomendação de Laplace, foi designado à posição de répétiteur (assistente de ensino) na École Polytechnique.

9 Biografia Era muito pouco usual que alguém conseguisse a primeiro trabalho em Paris. Muitos dos maiores matemáticos da França haviam trabalhado nas províncias, antes de retornar à capital. Poisson havia ocupado a posição de répétiteur informalmente quando ainda era aluno: muitos de seus colegas o procuravam em seu quarto, após uma aula muito complexa, para que ele a explicasse. Tornou-se professeur suppléant (professor substituto) em 1802

10 Biografia Poisson rapidamente ascendeu em sua carreira de pesquisador e docente: Em 1806, foi nomeado professor titular da École Polytechnique, sucedendo Fourier, que havia sido enviado por Napoleão a Grenoble. Em 1808, tornou-se astrônomo, trabalhando no Bureau des Longitudes. E no ano seguinte, quando a Faculté des Sciences foi criada, foi indicado para professeur de mécanique rationelle. Tornou-se membro do Bureau des Longitudes em 1812, examinador da École Militaire em Saint-Cyr em 1815, conselheiro da universidade em 1820, e geômetra do Bureau des Longitudes, sucedendo Laplace em 1827

11 Biografia Poisson se casou com a inglesa (filha de imigrantes franceses) Nancy de Bardi em 1817, com quem teve quatro filhos, dois meninos e duas meninas Em 1821, recebeu o título de barão, mas nunca usou tal título (provavelmente pelo desapreço à nobreza que adquiriu com seu pai desde a infância) Após a revolução de 1830, recebeu o título de Pairie de France (concedido apenas ao maiores e mais altos membros da nobreza francesa), não por razões políticas, mas como grande contribuidor da Ciência. A exemplo de muitos cientistas de sua época, Poisson era ateísta

12 Contribuições à Ciência Poisson desenvolveu pesquisas em mecânica, eletricidade (constante de Poisson), elasticidade (razão de Poisson), calor, som e matemática (integral de Poisson na teoria do potencial e o colchete de Poisson em equações diferenciais).

13 Contribuições à Ciência Poucos cientistas produziram tanto quanto Poisson. Publicou mais de 300 trabalhos, muitos deles extensos tratados, em áreas que vão da Matemática Pura à Mecânica, passando por disciplinas como Matemática Aplicada, Física Matemática e Astronomia. De acordo com fontes da época, ele apreciava pesquisar especialmente questões não resolvidas que haviam sido tratadas por outros antes dele, ou atuar em áreas nas quais não havia trabalho algum publicado.

14 Contribuições à Ciência Talvez a mais original, e uma das mais permanentes contribuições de Poisson, são seus trabalhos em eletricidade e magnetismo, tão importantes que virtualmente criaram um novo ramo de pesquisa em Física Matemática Outra grande contribuição são seus trabalhos em mecânica celeste, que provaram ser Poisson um digno sucessor de Laplace Algumas da principais obras de Poisson: Sur les inégalités séculaires des moyens mouvements des planètes (1809); Traité de Mecánique, em dois volumes (1811 e 1833); Théorie Nouvelle de lAction Capillaire (1831); Théorie Mathématique de la Chaleur (1835); Recherches sur la Probabilité des Jugements (1837)

15 Contribuições à Ciência Em Matemática Pura, seus trabalhos mais importantes se referem a estudos de interais indefinidas e sua discussão das séries de Fourier, esta última tendo grande influência nos trabalhos posteriores de Dirichlet e Riemann no mesmo tema. Também estudou integrais e Fourier, cálculo de variações e teoria de probabilidades. Estudou ainda técnicas de integração ao longo de caminhos no plano complexo. Em 1831, Poisson chegou às equações de Navier-Stokes de forma independente de Claude-Louis Navier.

16 Contribuições à Ciência Processo de Poisson Equação de Poisson kernel de Poisson Distribuição de Poisson Regressão de Poisson Razão de Poisson Zeros de Poisson Distribuição de Conway-Maxwell-Poisson Equação de Euler–Poisson–Darboux

17 Contribuições à Ciência Pares científicos de Poisson: Poisson e Ampère (eletricidade e magnetismo): Em contraste com o ateísmo e o trabalho sistemático e estritamente pautado em observações e resultados de Poisson, Ampère apreciava o uso da intuição, sendo religioso fervoroso. Poisson e Fourier (teoria do calor, séries e integrais de Fourier): Certa feita, irritado por um trabalho de Poisson nesta área, Fourier comentou: Poisson tem muito talento para aplicá-lo no trabalho de outros. Usar este talento para descobrir o que já conhecido é um desperdício.

18 Contribuições à Ciência Poisson é reconhecido como um grande professor de Matemática (assim como de outras áreas em que atuou, como Física Matemática e Mecânica): Joseph Liouville, Lejeune Dirichlet. Nicolas L. S. Carnot e Michel Chasles foram alguns de seus estudantes

19 A vida é boa por duas coisas: descobrir matemática e ensinar matemática

20 Bibliografia EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. trad. Hygino H. Domingues. Campinas, SP. Editora da Unicamp, NEW WORLD ENCYCLOPEDIA. Disponível em enis_Poisson enis_Poisson MacTutor History of Mathematics Archive. Disponível em andrews.ac.uk/Mathematicians/Poisson.html andrews.ac.uk/Mathematicians/Poisson.html WIKIPEDIA, The Fee Encyclopedia. Disponível em


Carregar ppt "Simeon Denis Poisson. Biografia 21 June 1781, Pithiviers, França 25 April 1840, Sceaux, França A família Poisson não pertencia à nobreza francesa O pai."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google