A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dimensões da Globalização -Os sociólogos usam o termo globalização para referirem-se àqueles processos que estão intensificando as relações e a interdependência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dimensões da Globalização -Os sociólogos usam o termo globalização para referirem-se àqueles processos que estão intensificando as relações e a interdependência."— Transcrição da apresentação:

1 Dimensões da Globalização -Os sociólogos usam o termo globalização para referirem-se àqueles processos que estão intensificando as relações e a interdependência sociais globais. -É um fenômeno social com vastas implicações e não pode ser entendido simplesmente como o desenvolvimento de redes mundiais (sistemas sociais e econômicos que estão distantes de nossas preocupações individuais), mas também como um fenômeno local (um fenômeno que afeta a todos nós no nosso dia a dia). -A globalização significa que cada vez mais estamos vivendo num mundo único, em que os indivíduos, os grupos e as nações tornaram-se mais interdependentes. -A globalização é muitas vezes retratada apenas como um fenômeno econômico. Mas embora as forças econômicos sejam uma parte integrante da globalização, seria errado sugerir que elas sozinhas a produzam. A globalização é criada pela convergência de fatores políticos, sociais, culturais e econômicos.

2 -Por mais que a globalização esteja associada a mudanças dentro de grandes sistemas, a globalização é um fenômeno que está afetando nossa vida íntima e pessoal de diversas maneiras. -Inevitavelmente, nossas vidas pessoais têm sido alteradas à medida que as forças globalizantes penetram dentro de nossos contextos locais, em nossas casas, em nossas comunidades, através de fontes impessoais (tais como a mídia, a internet e a cultura popular) e também do contato pessoal com indivíduos de outros países e culturas. -Como as sociedades nas quais vivemos passa por profundas transformações, as instituições estabelecidas que outrora a sustentavam perderam seu lugar. -Isso está forçando uma redefinição de aspectos íntimos e pessoais e nossas vidas, tais como a família, os papéis de gênero, a sexualidade, a identidade pessoal, as nossas interações com outros e nossas relações com o trabalho. -O modo como pensamos nós mesmos e nossas ligações com outras pessoas está sendo profundamente alterado pela globalização. -Os indivíduos têm muito mais oportunidade de moldar suas próprias vidas do que antes.

3 -A globalização desencadeou profundas transformações no mundo do trabalho. Novos padrões de comércio internacional e a mudança para uma economia de informação tiveram um significativo impacto sobre os antigos padrões de emprego. -Muitas indústrias tradicionais tornaram-se obsoletas pelos novos avanços tecnológicos ou pela perda de sua parcela do mercado para os concorrentes do exterior, cujos custos de trabalho são mais baixos que nos países industrializados. -Antigamente a vida de trabalho das pessoas era dominada pelo emprego garantido por apenas um empregador ao longo de muitas décadas (emprego pra vida inteira). -Hoje, um número mais de indivíduos traça sua própria carreira, perseguindo metas individuais exercendo a escolha para sua realização.. Muitas vezes isso envolve trocar de emprego várias vezes durante a carreira, constituindo novas capacidades e habilidades e transferindo-as aos diversos contextos de trabalho. -Os modelos tradicionais de trabalho em tempo integral estão se transformando em formas mais flexíveis: trabalho em casa auxiliado por tecnologia de informação, trabalho por equipe, projetos de consultoria de curta duração, horário flexível de trabalho.

4 -Os impactos culturais da globalização receberam muita atenção. As imagens, as idéias, nos bens e os estilos disseminam-se hoje com muito mais rapidez pelo mundo do que anteriormente. -O comércio, as novas tecnologias de informação,a mídia internacional e a migração global contribuíram com o livre fluxo da cultura através das fronteiras nacionais. -Alguns se preocupam com o fato de que a globalização esteja conduzindo à criação de uma cultura global em que os valores de maior poder e riqueza (como filmes produzidos em Hollywood) tenham um efeito devastador sobre a força dos costumes locais e da tradição. -De acordo com essa visão, a globalização é uma forma de imperialismo cultural em que os valores, os estilos e as visões do mundo ocidental são difundidos de modo tão agressivo que sufocam culturas nacionais particulares. -Outras, em contrapartida, relacionam os processos de globalização a uma diferenciação crescente nas tradições e formas culturais. A sociedade global, argumentam, caracteriza-se hoje por uma homogeneidade cultural do que por uma enorme diversidade de culturas que existem lado a lado. Não uma cultura global unificada, mas a fragmentação de formas culturais.


Carregar ppt "Dimensões da Globalização -Os sociólogos usam o termo globalização para referirem-se àqueles processos que estão intensificando as relações e a interdependência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google