A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Carlos Alberto de Albuquerque intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~carlos.albuquerque Estatística.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Carlos Alberto de Albuquerque intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~carlos.albuquerque Estatística."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Carlos Alberto de Albuquerque intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~carlos.albuquerque Estatística

2 AULA CINCO

3 RESUMINDO DADOS A DUAS VARIÁVEIS Na maioria dos problemas que utilizam duas variáveis, o objetivo principal é ver se existe ou não uma relação e, se existir, que tipo de relação, de forma que possamos prever uma variável, denotada por y, em termos da outra variável, denotada por x.

4 RESUMINDO DADOS A DUAS VARIÁVEIS Por exemplo, a variável x pode ser a renda familiar e a variável y pode ser o gasto da família com médicos e hospitais. Outro exemplo: a variável x pode ser a temperatura em que o aço é temperado e a variável y pode ser a dureza do aço.

5 RESUMINDO DADOS A DUAS VARIÁVEIS Em geral, os pares de valores x e y são denominados dados emparelhados, denotados como um par ordenado (x,y), da mesma maneira que denotamos pontos no plano cartesiano.

6 Diagrama de dispersão Quando esboçamos os pontos correspondentes aos valores emparelhados de x e y, dizemos que o gráfico resultante é um gráfico de dispersão ou um diagrama de dispersão. São ferramentas úteis na análise de qualquer relação que possa existir entre os x e os y.

7 Exemplo de diagrama de dispersão. A matéria-prima utilizada na produção de fibra sintética está armazenada num lugar sem controle de umidade. A seguir estão as medidas x de umidade relativa do lugar e as medidas y de conteúdo de água de uma amostra da matéria-prima. Construa um diagrama de dispersão.

8 Exemplo de um gráfico de dispersão. O gráfico mostra uma tendência para cima. Há evidência de que o aumentos do conteúdo de água da matéria-prima, avança junto com o aumento de umidade do ar.

9 Exemplo de diagrama de dispersão no MINITAB. Digita-se os dados na planilha. Utiliza-se os comandos: Graph Scatterplot Simple Seleciona as colunas x e y ok

10 Exemplo de diagrama de dispersão no MINITAB.

11 Exercício Os dados a seguir foram obtidos num estudo sobre a relação entre a resistência (em ohms) e o tempo (em minutos) que certos resistores sobrecarregados levam para falhar. Construa o diagrama de dispersão.

12 Solução Quando mais de um ponto cai no mesmo lugar, os aplicativos imprimem a quantidade de pontos ao invés dos pontos.

13 FIM DA AULA CINCO


Carregar ppt "Professor: Carlos Alberto de Albuquerque intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~carlos.albuquerque Estatística."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google