A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE ISLÂMICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE ISLÂMICA."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE ISLÂMICA

2 Arte Islâmica A Arte Islâmica sempre teve um apelo religioso, pois as obras feitas para a comunidade seguiam os preceitos muçulmanos de oração, esmola, jejum e peregrinação. Caracterizou-se também pela valorização dos símbolos, dos traços geométricos e do abstrato. A representação figurativa era considerada uma imitação fictícia da realidade. Por isso, os artistas contemplavam as obras de Deus com a utilização de arabescos, que eram um resultado da combinação de traços ornamentais com caligrafia. As pinturas islâmicas eram representadas por afrescos e miniaturas, geralmente usados para decorar paredes de palácios ou de edifícios públicos, que mostravam cenas de caça e da vida cotidiana da corte. A miniatura era usada nas publicações de divulgação científica para ressaltar textos ou obras literárias. O estilo, parecido com o das miniaturas bizantinas, possuía fundo dourado e ausência de perspectiva. A arquitetura islâmica destacava-se pela construção de mesquitas - locais de oração. Os tapetes também merecem destaque: entre os desenhos mais clássicos apresentados estão utensílios, motivos florais, caça, animais, plantas e formas geométricas.

3 MECA

4 Artes Visuais - Decorativa
De variedade estilística e virtuosismo técnico extraordinários, a arte visual islâmica é decorativa, colorida e, no caso da religiosa, não figurativa, a decoração islâmica característica é conhecida como arabesco, um ornato que emprega desenhos de flores, folhagens ou frutos, às vezes, animais, esboços de figuras ou padrões geométricos, para produzir um desenho de retas ou curvas entrelaçadas, esse ornamento é empregado tanto na arquitetura quanto na decoração de objetos. A cerâmica, o vidro, os tecidos, a ilustração de manuscritos e o artesanato em metal ou madeira têm sido de importância fundamental na cultura islâmica, a cerâmica constituiu a mais importante das primeiras artes decorativas dos muçulmanos. A ilustração de manuscritos também se tornou uma arte bastante respeitada, e a pintura em miniatura foi a maior e mais característica manifestação artística do período que se seguiu às invasões dos mongóis ( ). O Islam considera a palavra escrita o meio por excelência da revelação Divina, por essa razão, a arte caligráfica se desenvolveu de forma rica e complexa, empregando uma ampla variedade de elegantes caracteres cursivos. A caligrafia era usada também como importante elemento decorativo na arquitetura e em peças utilitárias.

5

6

7

8 Arquitetura Islâmica As restrições religiosas à representação de figuras humanas e de animais no Islam impediu a evolução de técnicas como a pintura e a escultura e acabou por transformar a arquitetura na modalidade artística mais desenvolvido na cultura islâmica. A arquitetura islâmica, em virtude da forte religiosidade, encontra sua melhor expressão na mesquita, edifício destinado às orações comunitárias. Sua origem é a casa de Muhammad (na cidade de Madina), que constava de um pátio cercado por muros, com diversos aposentos ao redor. O projeto clássico da mesquita ficou estabelecido já nos primeiros tempos do islamismo, na dinastia omíada, compõe-se de um minarete, torre muito alta com plataforma da qual o muadhin chama os fiéis para as cinco orações diárias; um pátio de arcadas que tem, ao centro, a fonte para as abluções; uma grande sala de orações, dividida em diferentes naves com colunas; e a qibla, muro ao fundo da sala onde se encontra o mihrab, ou santuário, um nicho que indica ser aquela a direção da cidade sagrada de Makka(Meca), voltada para a qual os fiéis devem rezar, junto ao mihrab, está localizado o púlpito, ou minbar. A ornamentação inclui ainda, com freqüência, estalactites em gesso, em forma de prisma e com a face curva, a arquitetura islâmica se caracteriza também pelo uso do tijolo, muitas vezes coberto de mosaicos, estuque ou gesso; pelo emprego de arcos em forma de ferradura e multilobulados; e pelo uso da cúpula, quase sempre ornamentada.

9

10

11 TÚMULOS – TAJ MAHAL

12 Literatura No Islam, a literatura se desenvolveu principalmente em quatro línguas: árabe, persa, turco e urdu, o árabe é de extrema importância como a língua da revelação do Islam e do Alcorão. A poesia árabe, cujos elementos básicos foram herdados de modelos pré-islâmicos, é monorrima (todas as linhas apresentam a mesma rima) e de métrica complicada (sílabas longas e curtas arranjadas em 16 métricas básicas). Há três gêneros poéticos principais: o gazel (ghazal), geralmente um poema de amor, que tem de cinco a 12 versos monorrimos; o qasida, um poema de louvação com vinte a mais de cem versos monorrimos; e o qita, uma forma literária empregada para lidar com aspectos da vida cotidiana. Os persas aperfeiçoaram os gêneros, formas e regras da poesia árabe e adaptaram-nos a sua própria língua, desenvolveram também um novo gênero, o masnavi (composto de uma série de dísticos), empregado na poesia épica, desconhecida dos árabes. A literatura islâmica compreende ainda textos em prosa, de cunho literário, didático e popular, o gênero que caracteriza a prosa islâmica é o maqama, em que uma narrativa relativamente simples é contada de maneira complicada e elaborada, com metáforas e jogos de palavras.

13

14 Ciência Enquanto a Europa estava mergulhada na idade das trevas o Império Islâmico Árabe vivia a sua idade das luzes, Os árabes constroem ricas mesquitas espalhadas por todo o território muçulmano e desenvolvem arabescos para ilustração e decoração. Nas ciências, inventam o ácido sulfúrico e o álcool. A religião é incontestavelmente, o legado mais importante dos Muçulmanos. Podemos citar a Matemática como ciência revolucionária do Islã, mas aliada a ela vêm também a Física, a Química (e por que não a Alquimia) e a Astronomia Produzem vasta literatura, em prosa e verso, da qual se destaca As Mil e Uma Noites Como legados tecnológicos do mundo Islâmico , podemos enumerar principalmente duas coisas: os algarismos erroneamente chamados de arábicos e a pólvora. Não que elas tenham sidos inventados, pelos Árabes, mas sim pelos Chineses(a Pólvora) e os Algarismo pelos Indianos. Mais só foi graça ao império Islâmico que eles foram introduzidos na Europa e espalhados pelo mundo.

15


Carregar ppt "ARTE ISLÂMICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google