A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedagogia Universitária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedagogia Universitária"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Pedagogia Universitária Coordenação de Ensino e Currículo Pró-reitoria de Graduação

2 Pedagogia Universitária
Proposta de formação continuada para os docentes da UFPel. Entendendo a formação continuada na estreita relação com a valorização da docência no magistério superior, e com a qualificação da formação acadêmica e da gestão dos cursos.

3 Pedagogia Universitária
Na intenção de ampliar, de aprofundar, e de complexificar os trabalhos da Pedagogia Universitária na UFPel, as ações e os encaminhamentos propostos seguirão duas linhas: - Gestão e avaliação institucional dos cursos de graduação; - Constituição e exercício da docência;

4 Pedagogia Universitária
Núcleo de Pedagogia Universitária: - Coordenação da área no contexto da UFPel; - Proposição de um programa de ações e de encaminhamentos; - Fomento e acompanhamento dos processos formativos endereçados aos docentes desenvolvidos nas respectivas unidades acadêmicas.

5 Pedagogia Universitária
Histórico de formação continuada para docentes na UFPel: - Resolução COCEPE nº11/92 – Participação dos docentes ingressantes, durante o Estágio Probatório, no projeto “Integração dos professores Ingressantes à UFPel”- sob coordenação e desenvolvimento da PRG e Assuntos Estudantis. A participação no referido projeto era relevante no processo de avaliação e de desempenho, proposta pela CPPD.

6 Pedagogia Universitária
- Resolução COCEPE nº16/2009- Revogação da Resolução COCEPE nº16/92. Criação do Programa de Formação/Integração do Professor Ingressante à Cultura Acadêmica da UFPel. Articula o programa ao compromisso institucional assumido pela UFPel com a expansão e o fortalecimento da Educação Superior. Coordenação e desenvolvimento PRG.

7 Pedagogia Universitária
- Resolução COCEPE nº16/2009- A participação dos docentes no referido programa, com o cumprimento de 28hs durante o período probatório, era considerado no processo de avaliação e de desempenho.

8 Pedagogia Universitária
A nova normatização do processo de avaliação e de acompanhamento dos servidores docentes em período probatório da UFPel, apontará, nos Art. 1º e 9º, para a obrigatoriedade na participação das atividades de formação pedagógica de docentes propostas pela UFPel. A organização e o desenvolvimento do programa pertinente à esta formação caberá a PRG.

9 Pedagogia Universitária
Objetivos: Compreender a Pedagogia Universitária como um campo teórico-prático em permanente construção e atualização, pautado, dentre outros, pela compreensão e pela análise dos fenômenos de aprender e ensinar, pertinentes às diferentes áreas do conhecimento e da profissionalização.

10 Pedagogia Universitária
Objetivos: Intenciona-se constituir a Pedagogia Universitária como campo no qual a docência na Educação Superior seja revisitada, problematizada, e reconstruída, à luz das buscas contínuas pela qualificação das práticas pedagógicas e de gestão, empreendidas nos contextos das unidades de ensino da UFPel.

11 Pedagogia Universitária
Objetivos: Pretende subsidiar, apoiar, e acompanhar a formação dos professores ingressantes e demais docentes da universidade, bem como a atuação dos coordenadores e dos membros dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos, enquanto gestores dos cursos de graduação, primando por estratégias inovadoras de ação e de socialização.

12 Pedagogia Universitária
Objetivos: O programa de ação a ser desenvolvido através da Pedagogia Universitária irá atuar na colaboração junto a Avaliação Institucional de docentes e dos cursos de graduação, fomentando a formação continuada deste segmento dentro da universidade.

13 Pedagogia Universitária


Carregar ppt "Pedagogia Universitária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google