A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monitoramento Mensal Projeto Cisternas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monitoramento Mensal Projeto Cisternas"— Transcrição da apresentação:

1 Monitoramento Mensal Projeto Cisternas
Análise dos Gráficos de Acompanhamento volumétrico e Erros

2 Níveis cisternas monitoradas

3 Monitoramento e Dados Os dados de chuva são coletados da Bacia escola de São João do Cariri atualizados mensalmente. É feito o cálculo de balanço hídrico para cada sistema diariamente levando em conta seus parâmetros e a variação de demanda mensal. Os valores dos níveis das cisternas são retirados do balanço na data da respectiva campanha. O gráfico de acompanhamento é gerado a partir do balanço diário versus os valores de volume observados na data da campanha. O erro é a diferença entre os valores observado e calculado.

4 SJC 1 – 1026 Curral do Meio Cisterna com 18,59m³
Área de captação 38,94m² Família com 5 pessoas (sendo 1 criança) Não recebe água de carro-pipa Retira água com Bomba Possui água encanada Usa água da cisterna para beber e cozinhar

5 SJC1 – 1026 Curral do Meio Acompanhamento volumétrico e balanço hídrico Gráfico de erros observado x calculado Valores Volumes Observa-se que os valores calculados através de balanço hídrico diário sempre se situam acima dos valores que foram observados nas datas das campanhas. Isso nos mostra que os valores calculados estão sendo maiores que os observados. Desta forma, podemos estar considerando valores de demanda menores do que os que estão sendo consumidos na realidade, ou as perdas estão sendo bem maiores do que as consideradas (coeficiente de perda). Os erros sempre são negativos (valores calculados maiores que observados).

6 SJC 2 – 521 Sítio Pombo Cisterna com 20,11m³ Área de captação 79,3m²
Família com 3 pessoas Recebe água de carro-pipa Retira água com Bomba Usa água da cisterna para beber, cozinhar e higiene pessoal

7 SJC 2 – 521 Sítio Pombo Acompanhamento volumétrico e balanço hídrico
Gráfico de erros observado x calculado Valores Volumes Apesar de declarar no questionário que recebia água de carro-pipa, este sistema não recebeu em nenhum dos meses em que foram feitas coletas de dados. E como nos primeiros meses de coleta ela esteve praticamente vazia, havendo acréscimo apenas em abril (quando houve significativa chuva da região) podemos confirmar o fato. Houve comportamento semelhante ao SJC1 no que diz respeito aos valores de balanço sempre serem maiores que o observado. Neste caso com bem mais semelhança entre o comportamento de ambos, como podemos observar nos gráficos de acompanhamento e erro.

8 SJC 3 – 524 Sítio Pombo Cisterna com 19,02m³ Área de captação 159,9m²
Família com 5 pessoas Não recebe água de carro-pipa Retira água com Bomba Usa água da cisterna para beber e cozinhar

9 SJC 3 – 524 Sítio Pombo Acompanhamento volumétrico e balanço hídrico
Gráfico de erros observado x calculado Valores Volumes Esse sistema, apesar de ter declarado no questionário não receber, recebeu água de carro-pipa no mês de Março. O que pode ser observado tanto nos valores de volume ao lado (significativo aumento do valor observado em relação ao calculado). Se mostrando ainda mais constante com o aumento da chuva em abril. Tem-se o mesmo comportamento dos casos anteriores nos demais meses, com valores de balanço tendo quase que o mesmo comportamento dos observados, considerando um erro entre os dois casos.

10 SJC 4 – 526 Malhada da Roça Cisterna com 19,14m³
Área de captação 158,76m² Família com 3 pessoas sendo 1 criança Recebe água de carro-pipa Retira água com Balde Usa água da cisterna para beber

11 SJC 4 – 526 Malhada da Roça Acompanhamento volumétrico e balanço hídrico Gráfico de erros observado x calculado Valores Volumes Assim como em SJC. Apesar de ter declarado receber, esse sistema não recebeu carro-pipa em nenhum dos meses em qeu houve coleta de dados. Neste caso podemos observar uma diferença de comportamento em relação aos casos anteriores, com maior variação entre os valores observado e calculado, não seguindo uma mesma linha, mas obtendo-se valores totalmente aleatórios. Sendo por algumas vezes bem parecidos e em outras os valores de balanço diário sendo bem maiores do que o observado (pode-se considerar que houve bem mais consumo de água do que o previsto nos cálculos).


Carregar ppt "Monitoramento Mensal Projeto Cisternas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google