A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do Computador Desde os idos tempos da humanidade os seres humanos procuram relacionar quantidades. Supõe-se que as primeiras tentativas de contagens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do Computador Desde os idos tempos da humanidade os seres humanos procuram relacionar quantidades. Supõe-se que as primeiras tentativas de contagens."— Transcrição da apresentação:

1

2 História do Computador Desde os idos tempos da humanidade os seres humanos procuram relacionar quantidades. Supõe-se que as primeiras tentativas de contagens foram feitas pelos pastores de ovelhas que marcavam a areia com sulcos ou empilhavam pedrinhas ou gravetos, na medida em que as ovelhas iam passando. Como os cálculos foram se complicando e aumentando de quantidade, dos sulcos na areia e as pedrinhas nasceu o ábaco, há cerca de 2500 anos Ábaco

3 Ainda hoje o soroban, uma evolução do ábaco desenvolvida pelos japoneses, é utilizado de forma eficiente.

4 Bastões de Napier Napier1614

5 Régua de Cálculos Régua de Cálculos1633

6 Pascaline Blaise Pascal 1642

7 Arithmometer 1820

8 Tabulador estatístico construído pelo norte-americano Herman Hollerith

9 O computador ENIAC 1945

10 Apple II 1976

11

12 Palm Top

13 Transistores da CPU ProcessadorTensãoTransistores V V V Pentium II2,8 V Pentium III2,0 V Pentium 41,7 V

14 Saída Processamento Sistemas de Computação Entrada Memória

15 Entrada É responsável pelo fornecimento dos dados ao computador. Os periféricos mais usados são: teclado e mouse.

16 Saída É responsável pelo fornecimento dos dados do computador para o usuário. Os periféricos mais utilizados são: o monitor de vídeo e a impressora.

17 Processamento Responsável pela execução dos programas.

18 Unidade Central de Processamento ULA- Unidade Lógica e Aritmética Entrada Saída Reg. D Reg. C Reg. B Acumulador Registradores Clock

19 Componentes da UCP ULA (Unidade Lógica e Aritmética): é responsável pelas operações lógicas (comparações) e aritméticas (adição, subtração, etc...). Registradores: armazenam os valores que serão manipuladas pela ULA. Os valores devem ser copiados da memória para os registradores e destes para a memória

20 Registradores Acumulador: registrador utilizado para armazenar os resultados das operações. Demais: registradores auxiliares usados nas operações. Os registradores utilizados em cálculos formam a Pilha Operacional.

21 Funcionamento dos registradores Ao realizar uma operação pela ULA, a UCP realiza as seguintes tarefas: 1-Copia os dados da memória para os registradores. 2-Realiza as operações, mantendo o resultado no acumulador. 3-Copia o conteúdo do acumulador para a memória.

22 Memória Armazena dados ou programas. Cada posição de memória é identificada por um ENDEREÇO. Assim, cada endereço armazena um dado ou instrução de programa. Obs.: Alguns dados ou instruções podem ocupar mais de um endereço. O PC armazena o endereço da instrução.

23 Linguagens de Programação Programa: seqüência de ordens que serão executadas pela UCP. A linguagem que a UCP trabalha chama-se Linguagem de Máquina e é composta de 0 e 1 (bits). Linguagem muito difícil de se trabalhar. Exemplo de um comando em Linguagem de Máquina:

24 Linguagem Assembly Cada comando em Ling. de Máquina (LM) é associado a um mnemônico. É uma forma simplificada de se escrever um programa em LM. O programa em Assembly deve ser traduzido para LM. Isto é feito pelo programa Montador (Assembler). Exemplo de comando Assembly: LDA X

25 RISC versus CISC Na segunda metade da década de 80 apareceram comenrcialmente microprocessadores especiais de alta velocidade, conhecidos como RISC (reduced instruction set computer), que foram adotados por fabricantes de estações de trabalho. Desde então os demais microprocessadores passaram a ser denominados CISC (complex instruction set computer).

26 Linguagens de Alto Nível As linguagens faladas pela UCP são chamadas de Ling. de Baixo Nível. As linguagens que se aproximam da linguagem humana são chamadas de Ling. de Alto Nível. Uma Ling. da Alto Nível deve ser traduzida para uma Ling. de Baixo Nível para poder ser executada pela UCP.

27 Interpretadores É um processo de tradução onde cada comando em Ling. de Alto Nível é traduzido para LM e depois executado pela UCP. Se um comando for executado diversas vezes, ele será traduzido e executado em LM várias vezes também. Isto deixa o processo de interpreta-ção lento.

28 Compiladores Todo o programa é primeiro traduzido para LM e depois executado pela UCP. Após a tradução é gerado um novo programa, totalmente em LM. Este programa é de execução muito mais rápida que o interpretado.

29 Algoritmos O desenvolvimento de um programa é muito complexo. ALGORITMO: é a descrição dos passos necessários para se resolver um problema. ProblemaAlgoritmo Programa


Carregar ppt "História do Computador Desde os idos tempos da humanidade os seres humanos procuram relacionar quantidades. Supõe-se que as primeiras tentativas de contagens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google