A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
4º AULA 4- Poluição Ambiental e a Questão Energética Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia

2 Este tema já foi visto na integra nos três itens anteriores.
Alguns exemplos de insustentabilidade: 1- Chongqing, a megalópole que mais cresce no mundo: - o município fazia parte da província de Sichuan na China; - em 2010 passou a ser província; - sua população total é de 32 milhões, maior que as de países como Malásia, Iraque e Peru. - a população urbana já passou de 9 milhões e, no maior ritmo do planeta, deve chegar a 20 millhões em uma década; - a China já ultrapassou os 90 municípios com mais de 1 milhão de habitantes — Chongqing é o maior; - comparando, o Brasil tem 14, os EUA tem 41 e a Inglaterra tem 5;

3 - todo ano, 8,5 milhões de chineses se mudam do campo para
as cidades; - os trabalhadores de construção vivem em péssimas condições passando de uma construção a outra; - aqueles que trabalham na indústria ganham em média de U$ 3 a 4 por dia e já fazem parte da nova classe média chinesa; - é o suficiente para alugar pequenos apartamentos em prédios gigantescos; - por outro lados, executivos e empresários ganham mais do que seus pares americanos e vivem no luxo; - a diferença de renda entre quem está no topo e os que estão no fundo da distribuição de renda é chocante; - conhecida como cidade montanhosa e de muitas colinas e neblina onde as bicicletas são raras; - foi a capital da Republica da China na 2ª guerra mundial.

4 Chongqing - China Rio Yangtze Rio Jialing

5 Ver filme: Chongqing (3:40 min) Chongqing - the unofficial biggest city in the world (4:36 min) Fogões eficientes no Peru (7:19 min)

6 2- São Paulo – a poluição causa muitas mortes
- estima-se que 7 mil mortes por ano na grande São Paulo e 4 mil na cidade, são decorrentes de problemas causados pela poluição do ar, número maior do que os de AIDS e tuberculose somados. Fonte: Saldiva, Paulo. Saúde e Meio Ambiente: o desafio das metrópoles. Instituto Saúde e Sustentabilidade O autor é professor titular de Patologia da Faculdade de Medicina da USP e membro do Comitê da OMS que definiu os novos padrões de qualidade do ar. - os interesses econômicos dentro da cidade de São Paulo são muito poderosos; - é o lugar onde um quarto do combustível do Brasil é vendido.

7 Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre as causas evitáveis, a poluição do ar mata mais que o cigarro.

8 Matéria de Capa - Clima e Energia
Ver filme em sala Matéria de Capa - Clima e Energia


Carregar ppt "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google