A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Boa noite!. Minha refeição inesquecível! A hospitalidade como experiência emocional Autores: Conrad Lashley Alison Morrison Sandie Randall.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Boa noite!. Minha refeição inesquecível! A hospitalidade como experiência emocional Autores: Conrad Lashley Alison Morrison Sandie Randall."— Transcrição da apresentação:

1 Boa noite!

2 Minha refeição inesquecível! A hospitalidade como experiência emocional Autores: Conrad Lashley Alison Morrison Sandie Randall

3 Ato social de comer Comer em grupo, na sociedade, na sua comunidade ou fora dela. Contraposição à alimentação de conveniência. Ocasiões especiais e inesquecíveis. Considerado uma estrutura, uma forma de exposição de objetos ou eventos. As refeições refletem parte do constructo social de um Pais, sobretudo as relações de família, gênero, classe e idade, bem como tradições históricas, Riley (1994).

4 Pesquisa Pesquisa feita com 63 estudantes de Hotelaria e hospitalidade de uma universidade Britânica, com idade entre 17 a 25 anos. Pesquisado: 1. Ocasião 2. Companhia 3. Atmosfera 4. Comida 5. Serviços 6. Ambiente

5 Tabela Tabela 10.1-Refeições de ocasiões mais festivas OcasiãoSimbolismonúmero de Participantes AniversarioChegada da idade13 Reunião de famíliaBons amigos e familiares12 ConquistaRecompensa10 Férias com amigosInfância para idade adulta7 Férias com a famíliaMomento de compartilhamento6 Cerimônia cultural/religiosarotinas e rituais6 mudança do curso de vidaDemonstração de carinho4 Evento com colegas de trabalhoPoliticamente dirigido3 Encontro românticoComunicação de amor2 Total63

6 Relatos e reações A refeição permitiu que novos membros do grupo de trabalho quebrassem o gelo Ao final da refeição reconhecia-se que a hospitalidade compartilhada havia transformado estranhos em amigos O simbolismo da refeição festiva ou coletiva assume um significado maior, se torna valorizada como objeto, usada como meio de reinserção e de vinculo em um mundo fragmentado e frágil. Giddens (1990)

7 Atmosfera Definida como estado de espírito transmitido pelo lugar, pode ser os bens tangíveis da decoração, os bens intangível da refeição festiva e o atendimento. Romântico: Romance Frisson sexual: férias com os amigos Ausência do desejo de eternizar o momento: uma noite com companheiros de trabalho. Sentimento de ansiedade e excitação quanto ao futuro: mudança de vida. Característica significativa identificada na atmosfera: sensação de estar em casa somente na categoria Férias com os amigos não relatado essa sensação. Palavras como; Calorosa, Simples, acolhedora, tradicional e amistosa foram valorizadas para se ter um ambiente conhecido e não ameaçador. Qualidade do Atendimento: facilitando uma atmosfera agradável e confortável.

8

9

10 Comida O conceito de refeição são eventos com fases estruturais formais que incluem um prato quente e elementos de alguma complexidade, diferente de uma refeição rápida. A refeição foi utilizada para exibir o capital cultural dos comensais. A comida recebe atenção para despertar a saudade da família, da casa dos amigos e relembrar momentos do passado. Comidas estrangeiras despertam mais desejo e mostram-se mais exóticos, místicos e luxuosos. Para uma refeição especial alguns aspectos proibitivos são excluídos temporamente para aquela refeição.

11 Ambiente Própria casa, casa de férias, restaurantes, hotéis e muitos outros locais. Para categorias cerimônia religiosa,cultural e mudança de vida o ambiente domestico é dominante. Categorias como ferias com os amigos ou férias com a família, onde a falta de familiaridade do local acrescenta a experiência da refeição. Traz status social e cultural.

12 Atendimento A equipe de atendimento em todos os aspectos melhora e colabora para uma refeição inesquecível. A atenção aos detalhes, o desejo de servir, as habilidades sutis, habilidade de servir a mesa o conhecimento do menu. Autenticidade das boas vindas na chegada e lembrança do nome do convidado. Fazer que a pessoa se sinta em casa, personalizada durante a refeição. Expressão de satisfação com o convidado no momento de sua saída. Administração das emoções tanto da equipe de funcionários quanto o cliente. O contato do cliente com os funcionários faz parte integrante do produto comercial.

13 FOTOS

14 Terraço Itália - SP

15

16 Restaurante Hiltinho na Ilha do Algodão – Paraty.

17 Restaurante Nova Iorque– Ilha Bela

18 Bouquet Garni - Gramado

19

20 Um clássico de cozinha internacional e entre os mais românticos! a espetacular vista de Manhattan ou à noite com aquela visão de cartão postal! Já que o restaurante é na saída da Ponte do Brooklin. 1 Water St. Brooklin (718) )


Carregar ppt "Boa noite!. Minha refeição inesquecível! A hospitalidade como experiência emocional Autores: Conrad Lashley Alison Morrison Sandie Randall."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google