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Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento...;

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Apresentação em tema: "Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento...;"— Transcrição da apresentação:

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2 Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento...; Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica...; Promover a divulgação de conhecimentos culturais, técnicos e científicos...; EDUCAÇÃO SUPERIOR

3 Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização... ; Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente... Prestar serviços especializados à comunidade...; Promover a extensão, aberta à participação da população...; EDUCAÇÃO SUPERIOR

4 A Pró-Reitoria de Graduação tem a função de planejar, coordenar e acompanhar todas as atividades de ensino nos cursos de graduação de forma permanentemente articulada com o Conselho Universitário – CONSUNI, com as Pró-Reitorias Acadêmicas, com as Unidades Acadêmicas e com os Colegiados dos cursos ofertados.

5 AÇÕES DA PROGRAD

6 PROJETOS ESPECIAIS

7 PROSAÚDE PROPOSTA DO PROGRAMA: –O objetivo geral do programa é a integração ensino- serviço, visando à reorientação da formação profissional, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem e de prestação de serviços à população. Cursos Participantes PROSAÚDE: –Medicina (CAC Simões) –Enfermagem (CAC Simões, C Arapiraca) –Farmácia (CAC Simões) –Odontologia (CAC Simões) –Psicologia (CAC Simões) –Serviços Social (CAC Simões) –Nutrição (CAC Simões) Duração do Programa: 2009 a 2011 Recursos Financeiros: R$ ,00

8 PET-SAÚDE O PET-Saúde é destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial na Estratégia Saúde da Família, caracterizando-se como instrumento para viabilizar programas de aperfeiçoamento e especialização em serviço, bem como de iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos, respectivamente, aos profissionais e aos estudantes da área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS. Cursos Envolvidos: –Enfermagem (CAC Simões, C Arapiraca) –Medicina (CAC Simões) –Odontologia (CAC Simões) –Farmácia (CAC Simões) –Psicologia (CAC Simões, C Arapiraca) –Serviço Social (C Arapiraca) Duração do Programa: 2009 a 2010 Bolsas: 229 R$ 300,00

9 PRODOCÊNCIA O Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA, que contempla um conjunto de atividades relevantes para a formação e para o exercício profissional dos futuros docentes e que fortaleçam a formação do professor. Cursos Envolvidos: –Todas as Licenciaturas Duração do Programa: 2009 a 2011 Recursos Financeiros: R$ ,00

10 PIBID Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) é contribuir para o aumento das médias das escolas participantes, através da formação inicial dos bolsistas possibilitando uma vivência no ambiente escolar, sobretudo da prática docente, de forma sistemática e orientada, incentivando-os para o exercício da docência. Cursos Envolvidos –Licenciaturas em Biologia –Licenciatura em Química –Licenciatura em Matemática –Licenciatura em Física Duração do Programa: 2009 a 2011 Bolsas: 60 R$300,00

11 INCLUIR Tem como objetivo promover ações que garantam o acesso e permanência de pessoas com deficiência nas Instituições Federais de Educação Superior. Duração do Programa: 2009 a 2010 Recursos Financeiros: R$ ,00

12 PEC-G O PEC-G - Programa de Estudantes Convênio de Graduação - é uma atividade de cooperação, cujo objetivo é a formação de recursos humanos, a fim de possibilitar aos cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais realizarem estudos universitários no país, em nível de graduação, nas Instituições de Ensino Superior(IES) brasileiras participantes do PEC-G. O Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores por meio da Divisão de Cooperação Educacional do Departamento de Cooperação Científica Técnica e Tecnológica(DCE/DCT/MRE) e pelo Ministério da Educação por meio da Divisão de Assuntos Internacionais da Secretaria de Educação Superior(DAI/ SESu/MEC). Atualmente a UFAL conta com 52 alunos de 8 nações diferentes, entre eles podemos encontrar: Angola, Barbados, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Paraguai, República Democrática do Congo e São Tomé e Príncipe.

13 PROMISAES O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior- PROMISAES tem por objetivo fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre os países com os quais o Brasil mantém acordos – em especial os africanos - nas áreas de educação e cultura, consolidando uma política de intercâmbio que promova maior integração entre o Brasil e os países em desenvolvimento. O Projeto oferece apoio financeiro no valor de um salário-mínimo mensal para alunos estrangeiros participantes do Programa Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G, regularmente matriculados em cursos de graduação em Instituições Federais de Ensino Superior - IFES. O auxílio visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, uma vez que muitos vêm de países pobres. Contamos com 34 bolsistas na Universidade.

14 PET – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL É desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. A UFAL conta com 52 alunos bolsistas e 5 tutores, distribuídos entre os cursos de: Arquitetura, Economia, Engenharia Civil, Letras e Psicologia. Alguns dos objetivos desse programa são: Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

15 MONITORIA O Programa de Monitoria da UFAL é uma ação institucional direcionada à formação acadêmica do discente e à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, envolvendo professores e discentes na condição de orientadores e monitores, respectivamente. Os objetivos do Programa de Monitoria: despertar no segmento discente o interesse pela docência, estimulando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao seu exercício, promover a melhoria do ensino de graduação através da interação dos monitores com os segmentos docentes e discentes e auxiliar o professor em suas atividades acadêmicas de ensino, associadas com a pesquisa e a extensão. O Programa Geral de Monitoria da UFAL é efetivado sob duas modalidades: Monitores com Bolsa e Monitores sem Bolsa. Os selecionados Com Bolsa recebem uma bolsa no valor de R$ 300,00 por mês. Duração do Programa: Bolsas com caráter anual e outras com caráter semestral Atualmente a UFAL conta com 226 vagas de Monitoria para o Campus Maceió e 80 para o Campus Arapiraca, para 2009.

16 Mobilidade Acadêmica Através de Convênio celebrado entre as Instituições Federais de Ensino Superior - IFES, a Universidade possibilita a mobilidade de alunos de graduação regularmente matriculados e que tenham integralizado as disciplinas previstas para o 1º ano, ou 1º e 2º semestres letivos do curso. O DRCA - Departamento de Registro e Controle Acadêmico é o responsável, na UFAL, pela divulgação, implementação e procedimentos gerais. De acordo com a PORTARIA Nº 94, DE 22 DE JANEIRO DE 2009, o MEC instituiu "Programa Mobilidade Acadêmica Brasil – MAB, que entre outros benefícios, temos: –O MEC pagará as despesas com transporte do estudante e professor participante para seu deslocamento da Universidade Federal de origem para a Universidade Federal de destino, bem como o seu retorno. –Cada estudante e professor terão direito a uma ajuda de custo;

17 ESTÁGIOS CURRICULARES

18 O CEC é responsável pela coordenação de estágios na UFAL, das ações relacionadas a Estágios Curriculares, junto às Coordenadorias da PROGRAD, às Coordenações de Cursos, Organizações públicas e privadas, articulando-as com a Pesquisa, a Extensão e a Pós-Graduação. O estágio curricular de caráter formativo, que pode ser obrigatório ou não obrigatório, constitui parte dos processos de aprendizagem teórica-prática que integram os Projetos Pedagógicos dos Cursos, sendo inerente à formação acadêmico-profissional.

19 O MGE - Módulo de Gerenciamento de Estágio é um sistema desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD para agilizar os procedimentos relacionados ao gerenciamento de estágios curriculares da Universidade Federal de Alagoas. Através desse sistema o aluno fica sabendo se há oferta(s) de estágio para seu curso. Atualmente temos convênio com 434 empresas possibilitando oportunidade de estágio para as mais diversas áreas de atuação.

20 Pró-Reitora Profª Drª Maria das Graças Medeiros Tavares Coordenador de Desenvolvimento Pedagógico - CDP Prof. MSc. José Geraldo da Cruz Gomes Ribeiro Coordenadora de Cursos de Graduação - CCG Prof. MSc Elza Maria da Silva Coordenadora de Estágios Curriculares - CEC Joseth Ferreira Brandão Secretário Executivo – Cícero Fernando Equipe da PROGRAD

21 Técnica em Assuntos Educacionais - CCG Tereza Cristina da Silva Barbosa Pedagoga - CCG Deise Maria Luciano da Silva Pedagoga – CCG Noemia Monteiro Bito Assistente Administrativo - CDP Marcos César Pontes de Araújo Técnico em Assuntos Educacionais - CDP Felipe José de Queiroz Sarmento Assistente Administrativo - CEC Guilmer Brito Silva Bolsistas Equipe da PROGRAD

22 Boa Sorte e Sucesso! Site:


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