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FABEC Brasil Faculdade Brasileira de Educação e Cultura ENADE 2012.

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Apresentação em tema: "FABEC Brasil Faculdade Brasileira de Educação e Cultura ENADE 2012."— Transcrição da apresentação:

1 FABEC Brasil Faculdade Brasileira de Educação e Cultura ENADE 2012

2 Sinaes visa assegurar processo nacional de avaliação: 1. das IES; 2. dos cursos de graduação; 3. do desempenho acadêmico dos estudantes (Enade).

3 Regulamentação PORTARIA MEC Nº , DE 9 DE JULHO DE 2004 Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei nº , de 14 de abril de Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei nº , de 14 de abril de [arts. 23 a 30 - Enade] [arts. 23 a 30 - Enade] PORTARIA INEP Nº. 107, de 22 DE JULHO DE 2004 Define os critérios e procedimentos técnicos para a aplicação do Enade. PORTARIA NORMATIVA Nº. 6, DE 14 DE MARÇO DE 2012 Determina as áreas e os cursos superiores que serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2012 e dá outras providências.

4 InstituiçõesEstudantesCURSOS O SINAES promove a avaliação de

5 O ENADE é um instrumento destinado a avaliar o desempenho dos estudantes com relação: aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação; aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação; ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e ao nível de atualização com referência à realidade brasileira e mundial. O que é ENADE?

6 Objetivos do ENADE Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas.

7 Panorama da Educação Superior (Censo da Educação Superior -2010) Instituições de Educação Superior IES (11,7% - públicas) matrículas (25,8% em IES públicas; 14,6% EAD) cursos de graduação (31,3% em IES públicas) Fonte: Resumo Técnico- Censo 2009/Censo da Educação Superior/MEC/INEP/DEED IES públicas IES privadas

8 MECCONAESINEPCTAASERESCNE Instâncias de Avaliação CNS OAB CONFE A Outros....

9 Calculado para o curso da IES, localizada em um município, considerada uma área de avaliação. A nota do curso inclui o desempenho dos alunos nas provas de formação geral e componente específico. Conceito ENADE

10 ENADE 2012 Prova – 25 novembro CURSOS (CENSO 2010) CONCLUINTES ESTIMATIVA mil AdministraçãoCiênciasContábeisCiências Econômicas EconômicasComunicaçãoSocialDesignDireitoPsicologiaTurismo Secretariado Executivo Relações Internacionais CST em Gestão Comercial CST em Gestão em Recursos Humanos CST em Gestão Financeira CST em Logística CST em Marketing CST em Processos Gerenciais CURSOS AVALIADOS

11 O ENADE é componente curricular obrigatório; Estão habilitados a participar do ENADE 2012 estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado até julho de 2013, que tenham completado mais de 80% da carga horária do curso até o período final de inscrição; e Estão habilitados a participar do ENADE 2012 estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado até julho de 2013, que tenham completado mais de 80% da carga horária do curso até o período final de inscrição; e irregulares junto ao Enade de anos anteriores PARTICIPANTES

12 A constituição do modelo do Banco Nacional de Itens conta com a participação de docentes universitários de todo o País, promovendo o aumento da participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação da educação superior. Banco Nacional de Itens da Educação Superior - BNI

13 O BNI tem por objetivo armazenar itens de qualidade técnica que permitam a montagem de instrumentos de avaliação capazes de estimar com maior precisão: o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para os diferentes perfis profissionais e a proficiência dos estudantes com relação aos respectivos conteúdos de seus cursos de graduação. Banco Nacional de Itens da Educação Superior - BNI

14 Prova 10 questões de Formação Geral – 8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas; 30 questões do Componente Específico da área avaliada – 27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas; Questionário de percepção sobre a prova. Enade – Instrumentos de Avaliação e Questionários aplicados

15 Questionário do Estudante Busca levantar, junto aos estudantes, informações socioeconômicas e acadêmicas (preenchimento via Internet) Questionário destinado ao Coordenador Busca reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso (coletado nos quinze dias subsequentes à prova via Internet). Enade – Instrumentos de Avaliação e questionários aplicados

16 Explora níveis diversificados de habilidades e saberes em cada questão; Elabora estudo de caso, questões abertas, situações-problema, contextualizadas; Elabora estudo de caso, questões abertas, situações-problema, contextualizadas; Propicia respostas por meio: questões discursivas e objetivas de múltipla escolha com alternativas A, B, C, D, e E. Propicia respostas por meio: questões discursivas e objetivas de múltipla escolha com alternativas A, B, C, D, e E. Todas as questões são problematizadoras. Formato da Prova

17 Exemplos de questões: objetiva

18 Exemplos de questões: discursiva

19 I. Arte e cultura; II. Avanços tecnológicos; III. Ciência, tecnologia e inovação; IV. Democracia, ética e cidadania; V. Ecologia/biodiversidade; VI. Globalização e geopolítica; VII. Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável; Diretrizes da prova de formação geral

20 VIII. Relações de trabalho; IX. Responsabilidade social: setor público, privado, terceiro setor; X. Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão/exclusão, relações de gênero; XI. Tecnologias de Informação e Comunicação; XII. Vida urbana e rural; XIII. Violência. Diretrizes da prova de formação geral

21 Conceito ENADE = Conceito padronizado de 1 a 5 atribuído a partir das médias das provas. O IDD índice é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso. O IDD conceito é uma transformação do IDD Índice, de forma que ele seja apresentado em cinco categorias (1 a 5) sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível no IDD Conceito do Curso: Conceito de 1 a 5 que será atribuído ao curso após avaliação in loco por comissão avaliadora do INEP. O curso de Letras já tem o conceito 03 na avaliação do MEC. Conceitos

22 Relatórios de IES Traz informações detalhadas acerca do desempenho geral dos cursos avaliados de uma IES. Relatórios de Curso Apresenta informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes na prova e resultados do questionário de impressões sobre a prova e do questionário do estudante (QE). Enade – Principais Relatórios

23 Relatórios-Síntese de Área Apresenta resumidamente os resultados nacionais ENADE em cada área avaliada no Exame. Boletim de Desempenho do Estudante Apresenta a nota detalhada obtida pelo estudante e quadros comparativos de seu desempenho. Relatório de regularidade junto ao ENADE (presença) Apresenta os estudantes em situação regular junto ao ENADE. Enade – Principais Relatórios

24 Acompanhamento das inscrições; Divulgação no site da FABEC dos inscritos; Sensibilização geral dos estudantes no intuito de deixá-los informados a respeito de todo o processo; Realização de aulas, com estudo de provas e gabaritos de exames anteriores do ENADE, no período normal do curso; Ciclo de palestras e dinâmicas com temas relacionados ao ENADE 2012; Acompanhamento no preenchimento do questionário do estudante (15/10 a 18/11). Ações da FABEC Brasil


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