A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA."— Transcrição da apresentação:

1 O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA

2 ONTEM Avaliação – era vista como uma forma de medir a quantidade de conhecimentos adquiridos.

3 HOJE Avaliação deve se preocupar em verificar o desenvolvimento de habilidades de pensamento que tornam o aluno capaz de se apropriar dos conhecimentos.

4 O processo de aprendizagem somente ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das habilidades do pensamento.

5 Habilidades do Pensamento = Competências Cognitivas Processo Cognitivo

6 Operações de Pensamento 1.Observação 2.Comparação 3.Classificação 4.Interpretação 5.Argumentação 6.Análise 7.Síntese

7 Observação: Não se limita ao ato de ver ou de ouvir; existe a idéia de procurar, perceber, notar.

8 Comparação: Não se limita ao ato de igualar ou contrastar; ao comparar, apontam-se semelhanças e diferenças.

9 Classificação: Organizar informações – parte da observação e busca semelhanças e diferenças para classificar.

10 Conhecer / Compreender / Interpretar Tirar conclusões Deduzir pelo raciocínio

11 Operações mentais mais complexas Argumentar Analisar Sintetizar

12 Um meio para desenvolver as competências e Habilidades Um fim em si mesmo Conteúdo = Conhecimento

13 Se o desenvolvimento das habilidades de pensamento é tão necessário, é preciso que a avaliação também nos diga em que medida ele está sendo efetivado.

14 Plano de Avaliação do Desempenho Componentes Foco da avaliação Critérios e padrões de julgamento Técnicas Instrumentos de medida e avaliação Procedimentos de coleta de dados Análise de resultados

15 Qual o foco da Avaliação da Aprendizagem? O desenvolvimento das habilidades do pensamento Trabalhado como? - Currículos Escolares -

16 Padrões de Julgamento O que se entende por padrão de julgamento? E critérios

17 Padrão – Capacidade Demonstrada: Resolver todas as questões de... MençãoPontos InterpretaçãoSuperior 9,0 a 10,0 Compreensão Média Superior 7,0 a 9,0 ClassificaçãoMédia 5,0 a 7,0 Comparação Média Inferior 3,0 a 5,0 ObservaçãoInferior 1,0 a 3,0

18 FOCOPADRÃOCRITÉRIOS HABILIDADES DO PENSAMENTO CAPACIDADE DEMONSTRADA DE RESOLVER AS QUESTÕES InterpretaçãoCompreensãoClassificaçãoComparaçãoObservação

19 Medida e Avaliação MEDIR: Determinando a quantidade, o quanto o aluno domina. AVALIAR: Atribuir valor, qualidade

20 Instrumentos São os recursos utilizados. Quaisquer que sejam deverão oportunizar a análise de resultado.

21 Como construir um Instrumento de Avaliação?

22 Análise de resultados

23 Recuperação A recuperação se fundamenta na análise de resultados. Se organiza no planejamento.

24 ANÁLISE DOS RESULTADOS OBSERVAÇÃOPossibilidadesDificuldades ??

25 Os slides estão disponíveis em http://www.isel.edu.br/ na opção downloads, item palestras.

26 Não há certeza absoluta, só a de (re)começar sempre buscando na realidade as pistas sobre o melhor jeito de caminhar. Thiago de Mello Obrigada Vergínia Aparecida Mariani falecomadirecao@inesul.edu.br


Carregar ppt "O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google