A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA."— Transcrição da apresentação:

1 O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA

2 ONTEM Avaliação – era vista como uma forma de medir a quantidade de conhecimentos adquiridos.

3 HOJE Avaliação deve se preocupar em verificar o desenvolvimento de habilidades de pensamento que tornam o aluno capaz de se apropriar dos conhecimentos.

4 O processo de aprendizagem somente ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das habilidades do pensamento.

5 Habilidades do Pensamento = Competências Cognitivas Processo Cognitivo

6 Operações de Pensamento 1.Observação 2.Comparação 3.Classificação 4.Interpretação 5.Argumentação 6.Análise 7.Síntese

7 Observação: Não se limita ao ato de ver ou de ouvir; existe a idéia de procurar, perceber, notar.

8 Comparação: Não se limita ao ato de igualar ou contrastar; ao comparar, apontam-se semelhanças e diferenças.

9 Classificação: Organizar informações – parte da observação e busca semelhanças e diferenças para classificar.

10 Conhecer / Compreender / Interpretar Tirar conclusões Deduzir pelo raciocínio

11 Operações mentais mais complexas Argumentar Analisar Sintetizar

12 Um meio para desenvolver as competências e Habilidades Um fim em si mesmo Conteúdo = Conhecimento

13 Se o desenvolvimento das habilidades de pensamento é tão necessário, é preciso que a avaliação também nos diga em que medida ele está sendo efetivado.

14 Plano de Avaliação do Desempenho Componentes Foco da avaliação Critérios e padrões de julgamento Técnicas Instrumentos de medida e avaliação Procedimentos de coleta de dados Análise de resultados

15 Qual o foco da Avaliação da Aprendizagem? O desenvolvimento das habilidades do pensamento Trabalhado como? - Currículos Escolares -

16 Padrões de Julgamento O que se entende por padrão de julgamento? E critérios

17 Padrão – Capacidade Demonstrada: Resolver todas as questões de... MençãoPontos InterpretaçãoSuperior 9,0 a 10,0 Compreensão Média Superior 7,0 a 9,0 ClassificaçãoMédia 5,0 a 7,0 Comparação Média Inferior 3,0 a 5,0 ObservaçãoInferior 1,0 a 3,0

18 FOCOPADRÃOCRITÉRIOS HABILIDADES DO PENSAMENTO CAPACIDADE DEMONSTRADA DE RESOLVER AS QUESTÕES InterpretaçãoCompreensãoClassificaçãoComparaçãoObservação

19 Medida e Avaliação MEDIR: Determinando a quantidade, o quanto o aluno domina. AVALIAR: Atribuir valor, qualidade

20 Instrumentos São os recursos utilizados. Quaisquer que sejam deverão oportunizar a análise de resultado.

21 Como construir um Instrumento de Avaliação?

22 Análise de resultados

23 Recuperação A recuperação se fundamenta na análise de resultados. Se organiza no planejamento.

24 ANÁLISE DOS RESULTADOS OBSERVAÇÃOPossibilidadesDificuldades ??

25 Os slides estão disponíveis em na opção downloads, item palestras.

26 Não há certeza absoluta, só a de (re)começar sempre buscando na realidade as pistas sobre o melhor jeito de caminhar. Thiago de Mello Obrigada Vergínia Aparecida Mariani


Carregar ppt "O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google