A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

...Assim como é constitutivo do diagnóstico médico estar preocupado com a melhoria da saúde do cliente, também, é constitutivo da avaliação da aprendizagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "...Assim como é constitutivo do diagnóstico médico estar preocupado com a melhoria da saúde do cliente, também, é constitutivo da avaliação da aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

1 ...Assim como é constitutivo do diagnóstico médico estar preocupado com a melhoria da saúde do cliente, também, é constitutivo da avaliação da aprendizagem estar atentamente preocupada com o crescimento do educando. Caso contrário, ela nunca será diagnóstico. Luckesi (1990)

2 O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA

3 PRÁTICA PEDAGÓGICA TRADICIONAL CONTEÚDO – fim em si mesmo PROFESSOR – autoridade AVALIAÇÃO – Punitiva excludente Medir - conhecimento

4 PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA CONHECIMENTO – meio para desenvolver competência PROFESSOR – facilitador AVALIAÇÃO – Diagnóstica Promove a inclusão Planejamento

5 COMO OCORRE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM?

6 COMO O ALUNO É CAPAZ DE SE APROPRIAR DOS CONHECIMENTOS?

7 O processo de aprendizagem somente ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.

8 HABILIDADES DO PENSAMENTO CAPACIDADE DE: 1. OBSERVAÇÃO 2. COMPARAÇÃO 3. CLASSIFICAÇÃO 4. INTERPRETAÇÃO 5. ANÁLISE 6. SÍNTESE 7. JULGAMENTO / AVALIAÇÃO

9 Observação: Não se limita ao ato de ver ou de ouvir; existe a idéia de procurar, perceber, notar.

10 Comparação: Não se limita ao ato de igualar ou contrastar; ao comparar, apontam-se semelhanças e diferenças.

11 Classificação: Organizar informações – parte da observação e busca semelhanças e diferenças para classificar.

12 Conhecer / Compreender / Interpretar Tirar conclusões Deduzir pelo raciocínio

13 ANALISAR Dividir o todo em suas diferentes partes para melhor compreendê-las.

14 SÍNTESE RESUMIR E DESCREVER AS PARTES DO TODO

15 Se o desenvolvimento das habilidades de pensamento é tão necessário, é preciso que a avaliação também nos diga em que medida ele está sendo efetivado.

16 COMO AVALIAR ?

17 AVALIAÇÃO COMPONENTES DO PLANO 1.FOCO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 2.CRITÉRIOS E PADRÕES DE JULGAMENTO 3.TÉCNICAS E INSTRUMENTOS 4.ANÁLISE E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO

18 O QUE AVALIAR? 1. QUAL O FOCO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM?

19 Qual o foco da Avaliação da Aprendizagem? HABILIDADES DO PENSAMENTO

20 Padrões de Julgamento O que se entende por padrão de julgamento? E critérios?

21 Padrão – Capacidade Demonstrada: Resolver todas as questões de critérios MençãoPontos InterpretaçãoSuperior9,0 a 10,0 CompreensãoMédia Superior7,0 a 9,0 ClassificaçãoMédia5,0 a 7,0 ComparaçãoMédia Inferior3,0 a 5,0 ObservaçãoInferior1,0 a 3,0

22 INSTRUMENTOS São os recursos utilizados. Quaisquer que sejam deverão oportunizar a análise de resultado.

23 Como construir um Instrumento de Avaliação?

24 Observação - 1.Circule as palavras que não estão escritas com a letra Z fantasia – azar – zebra – seboso – dúzia – rochosa

25 2. Complete com m ou n poMba – deNte – taMpa – caMpo – leNte - caNto

26 3. Dê o aumentativo de: Pé – Garrafa – Casa – Boneco -

27 Análise de resultados

28 ANÁLISE DOS RESULTADOS OBSERVAÇÃO PossibilidadesDificuldades Acertar Acertar ½ resposta Errar ? Observar Compreender

29 Recuperação A recuperação se fundamenta na análise de resultados. Se organiza no planejamento.

30 Os slides estão disponíveis em na opção downloads, item palestras.

31 Não há certeza absoluta, só a de (re)começar sempre buscando na realidade as pistas sobre o melhor jeito de caminhar. Thiago de Mello Obrigada Vergínia Aparecida Mariani


Carregar ppt "...Assim como é constitutivo do diagnóstico médico estar preocupado com a melhoria da saúde do cliente, também, é constitutivo da avaliação da aprendizagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google