A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº 10.861, de 14/04/2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº 10.861, de 14/04/2004."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004

2 SINAES Integra os diversos momentos da avaliação com base em uma concepção global; Articula regulação e avaliação; Concepção geral da avaliação referenciada com os objetivos e as políticas da educação superior.

3 SINAES DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Avaliação das instituições de educação superior; Avaliação dos cursos de graduação (ACG); Avaliação do desempenho acadêmico (ENADE). SINAES ENADEAVALIESACG

4 SINAES AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL É integrado por: –Auto-avaliação – etapa preliminar - coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). –Avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP, segundo diretrizes estabelecidas pela CONAES.

5 SINAES CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CONSTITUIÇÃO Portaria da Reitoria nº 19/2004; Participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil.

6 SINAES CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA – FUNÇÃO/RESPONSABILIDADES coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição; sensibilizar/estimular a comunidade universitária e externa para o processo de auto-avaliação; sistematizar a auto-avaliação institucional desenvolvida nas diferentes unidades universitária e comunidade externa fazendo um balanço crítico do processo; produzir e encaminhar relatório ao INEP/MEC;

7 SINAES AUTO-AVALIAÇÃO Quem avalia é a universidade. São os diferentes atores nos diferentes espaços institucionais e da comunidade se auto- avaliando. Cabe a CPA o incentivo, a sistematização das idéias, das opiniões e das sugestões. Reflexão, Diálogo, Escuta, Participação, Sistematização.

8 SINAES PROJETO DE AUTO- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Auto-avaliação reflexiva crítica participativa qualitativa cada unidade poderá considerar a necessidade de levantamento de dados quantitativos

9 SINAES PROJETO DE AUTO- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL dar continuidade ao processo de avaliação institucional orientado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); coordenar o processo de auto-avaliação; sensibilizar a comunidade universitária no sentido de fomentar a cultura de auto-avaliação em todas unidades e aspectos da universidade; Objetivos:

10 SINAES PROJETO DE AUTO- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL auxiliar na identificação das potencialidades e fragilidades no interior da Universidade e com a comunidade externa; coordenar o processo no que se refere à sistematização geral da auto-avaliação; criar uma linha de pesquisa institucional sobre avaliação para acolher e incentivar o desenvolvimento de pesquisa sobre o tema Universidade. Objetivos:

11 SINAES PROJETO DE AUTO- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - a CPA propõe atividades, no entanto, cada unidade universitária tem autonomia para realizar as ações que julgarem pertinentes à sua história e a contextualização em que estão inseridas Metodologia:

12 SINAES PROJETO DE AUTO- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Solicitar que cada unidade universitária escreva e apresente: –sua trajetória histórica, dando conta de como percebem as suas estruturas e organizações internas; –sua inserção no interior da Unijuí e as –possibilidades que possuem no sentido de reconhecer e analisar o seu lugar no contexto de uma universidade e da Unijuí. Ações :

13 SINAES Questões a Serem Consideradas na Auto Avaliação Relações interpessoais Suporte tecnológico Clima organizacional Efetividade do trabalho realizado, considerando a singularidade como sujeito e do setor em que está, para o conjunto da instituição

14 SINAES Objetivos Criar a cultura de auto –avaliação individualmente e como grupo; Fazer diagnósticos capazes de dar os encaminhamentos para o planejamento; Desenvolver uma avaliação formativa no sentido de buscar constantemente os caminhos para a efetivação das ações, num ambiente de trabalho que traga satisfação; No contexto da auto-avaliação propor encaminhamentos para os problemas que forem constatados; Analisar as fragilidades e as potencialidades do setor no interior da universidade.


Carregar ppt "SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº 10.861, de 14/04/2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google