A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Internato da FFFCMPA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Internato da FFFCMPA"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Internato da FFFCMPA

2 Programa de Internato da FFFCMPA
Conceito  Internato ou Estágio Curricular Pré-profissional é o último ciclo do curso de graduação em Medicina, livre de disciplinas acadêmicas, durante o qual o estudante deve receber treinamento intensivo, contínuo, sob supervisão docente, em instituição de saúde, vinculada ou não à escola médica. Pré-Requisito  A inscrição no Internato implica na aprovação em todas as disciplinas obrigatórias que compõem o currículo do Curso de Medicina da FFFCMPA.

3 Programa de Internato da FFFCMPA
Duração e Carga Horária  O Internato tem duração de 23 meses, com carga horária global de 3864 horas. Este período é dividido em 7 módulos, assim definidos: 1º estágio - Módulo 1: 3 meses 2º estágio - Módulo 2: 3 meses 3º estágio - Módulo 3: 3 meses 4º estágio - Módulo 4: 3 meses 5º estágio - Módulo 5: 3 meses 6º estágio - Módulo 6: 3 meses 7º estágio - Módulo 7: 5 meses Tratando-se de treinamento contínuo, não há subdivisão de carga horária. No entanto, os coordenadores de cada módulo são aconselhados a distribuir as atividades dos alunos em um período que não exceda 552 horas.

4 Programa de Internato da FFFCMPA
Duração e Carga Horária Atividades de rotina: ao longo do dia, nos turnos da manhã e da tarde, de acordo com as características e necessidade da área onde estão estagiando (intervalo de pelo menos 1 hora após 4 horas de atividade contínua, a menos que estejam exercendo uma atividade excepcional, que impossibilite a interrupção) Plantões: no turno da noite, feriados e finais de semana, em regime de escalas, de acordo com as características e necessidade da área em que atua, desde que não excedam o limite de 84 horas mensais.

5 Programa de Internato da FFFCMPA
Duração e Carga Horária O aluno tem, pelo menos, uma folga semanal, compreendendo o período de segunda-feira a domingo. A presença no estágio é cumprida de forma integral. O aluno pode ter faltas justificadas de, no máximo, 30 dias, desde que possam ser compensadas no período das férias. A justificativa pode ocorrer nos casos de incapacidade física; luto por falecimento de cônjuge, filho, pais e irmão; convocação pelo Poder Judiciário ou pelos órgãos colegiados da Faculdade; e casamento do aluno, mediante a apresentação do devido comprovante. A documentação deve ser encaminhada à Direção da Faculdade até 5 dias contínuos após a falta, e fica a critério da Direção aceitá-la ou não.

6 Programa de Internato da FFFCMPA
Férias Durante o Internato, os alunos têm direito a 8 semanas de férias, que são cumpridas obrigatoriamente da seguinte forma: 2 semanas contínuas de férias na Med. Interna; 1 semana contínua de férias em qualquer outro módulo; 1 semana contínua de férias no período de julho a outubro do segundo ano durante o módulo optativo; 1 mês contínuo de férias equivalente ao período de 01 a 30 de novembro do segundo ano de Internato. As férias não são coletivas, e sim individualizadas (em períodos diferentes para diferentes alunos dentro de cada módulo), conforme acordo entre o grupo de alunos e o coordenador da área cursada.

7 Programa de Internato da FFFCMPA
Férias Para ter direito às férias, o aluno deve proceder da seguinte forma: Passar na Secretaria de Ensino para obter o seu Formulário de Autorização de Férias; Combinar com o coordenador ou preceptor do estágio o período desejado; Entregar, na Secretaria de Ensino o Formulário de Autorização de Férias (assinado pelo preceptor ou coordenador do estágio);

8 Programa de Internato da FFFCMPA
MÓDULOS 1 A 6 Durante os 6 primeiros módulos, os alunos realizam estágios rotativos nas áreas obrigatórias, segundo a legislação vigente: Pediatria (HCSA): 1 módulo (3 meses); Cirurgia (ISCMPA): 1 módulo (3 meses); Ginecologia e Obstetrícia (ISCMPA): 1 módulo(3 meses); Medicina Interna (ISCMPA e IC-FUC): 2 módulos (6 meses + 1 mês em UTI ou emergência em outro módulo; Medicina Geral e Comunitária (CSM): 2 meses

9 Programa de Internato da FFFCMPA
Dois meses antes de ingressarem no Internato, os alunos recebem da Pró-Diretoria de Graduação as orientações para a opção pela ordem em que realizarão os estágios. A opção do aluno é respeitada desde que haja distribuição equivalente do número de alunos em cada uma das 5 áreas, durante os 6 módulos. Não havendo distribuição equânime, as opções de cada aluno são enviadas à Secretaria que procede a divisão dos grupos de acordo com a regra de divisão de turmas da FFFCMPA, ou seja, por ordem alfabética.

10 Programa de Internato da FFFCMPA
A ordem de realização dos estágios não pode ser alterada após o início do Internato, salvo por situação excepcional, a ser julgada pela Comissão do Internato, e desde que o aluno não deseje trocar uma área que já está cursando. A solicitação para troca da ordem de uma área do estágio deve ser encaminhada ao Coordenador do Curso, através do Formulário de Solicitação para a Troca de Estágios entregue na Secretaria Geral da FFFCMPA com, pelo menos, 1 mês de antecedência do início do estágio na área a ser trocada.

11 Programa de Internato da FFFCMPA
Os alunos devem consultar os murais das Secretarias (Geral e de Ensino) antes de iniciarem cada um dos estágios, com o objetivo de receberem instruções sobre as subdivisões, escalas de plantões, reuniões com coordenadores, etc. (no período de 1 mês a 15 dias antes do início do estágio) Não são feitos avisos especiais para um ou outro aluno, não importa aonde o aluno esteja estagiando É necessário manter o endereço eletrônico ( ) atualizado, pois estas mensagens/avisos são, sempre que possível, divulgadas (também) por meio eletrônico

12 Programa de Internato da FFFCMPA
MÓDULO 7 ("Estágio Optativo") No sétimo módulo os alunos realizam estágio em uma área de sua escolha, podendo este ocorrer no hospital-escola (Santa Casa), em instituições conveniadas com a FFFCMPA (ICFUC, HMIPV, HPS, CSMurialdo, HPSPedro), ou em instituições não vinculadas à FFFCMPA ** O estágio é cumprido de forma contínua (4 meses) em área e local escolhidos pelo aluno.

13 Programa de Internato da FFFCMPA
MÓDULO 7 ("Estágio Optativo") A opção pela área de atuação deve ser feita 2 meses antes do início módulo, devendo o aluno dirigir-se à Secretaria Geral para manifestar sua opção. A opção do aluno é respeitada desde que não haja um número excessivo de alunos para a capacidade do Serviço desejado. Neste caso, será dada prioridade para o aluno que tiver a melhor média no histórico escolar da FFFCMPA. O aluno não pode trocar sua opção após ter iniciado o estágio. A solicitação para troca da ordem de uma área do estágio deve ser encaminhada ao Coordenador do Curso, através do Formulário próprio entregue na Secretaria Geral ou disponível no site

14 Programa de Internato da FFFCMPA
MÓDULO 7 ("Estágio Optativo") **Estágio em instituições não vinculadas à FFFCMPA Se for desejo do aluno, a FFFCMPA pode permitir que o estágio do sétimo módulo seja realizado em um hospital ou uma instituição de ensino não vinculados à FFFCMPA, dentro ou fora do Brasil. A FFFCMPA não tem intercâmbios, e não faz solicitações de estágios para os alunos. A solicitação é uma iniciativa do aluno, e portanto deverá ser encaminhada por ele, respeitando as normas e prazos definidos pela FFFCMPA

15 ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA
Programa de Internato da FFFCMPA ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA 1) Encaminhar a solicitação para o estágio, via Protocolo, com um período de 3 meses de antecedência ao seu início (através do Formulário de Solicitação para a Realização de Estágio Fora da FFFCMPA) 2) Anexar uma carta do supervisor do estágio (escrita em português ou inglês) – com no mínimo 1 mês de antecedência - confirmando o aceite do aluno na IES, o período em que o estágio deverá ocorrer, e a viabilidade de proceder a avaliação ao final do estágio.

16 ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA
Programa de Internato da FFFCMPA ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA Fica a critério da Comissão de Internato definir se o estágio é adequado para a formação do aluno, podendo este ser aceito ou não. No caso do estágio ocupar período inferior a quatro meses, o restante do estágio é cumprido em uma área nas instituições ligadas à FFFCMPA. Esta área local devem ser definidos na Secretaria antes do aluno iniciar o sétimo módulo, e não é possível troca após o início do estágio.

17 ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA
Programa de Internato da FFFCMPA ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA Em situações especiais, quando o "estágio optativo" é feito fora do Estado ou do País, o estágio pode ser realizado em outro período que não o sétimo módulo (do quarto ao sexto módulos). Neste caso, valem todas as condições descritas anteriormente para estágio em instituições não vinculadas à FFFCMPA, inclusive o limite de tempo para a solicitação.

18 ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA
Programa de Internato da FFFCMPA ** Estágio Optativo em IES não vinculadas à FFFCMPA O estágio rotativo que foi interrompido devido a realização do "estágio optativo" será retomado no sétimo módulo, em área e período equivalente àquele que foi perdido (1 a 4 meses). Ao término do estágio o aluno deverá trazer uma avaliação, emitida pela instituição concedente do estágio, em escala de 0 à 10 ( zero à dez). Não serão aceitas avaliações feitas através de pareceres, conceitos e outros.

19 Programa de Internato da FFFCMPA
Coordenação  O planejamento do Programa do Internato é da responsabilidade da Pró-Diretoria de Graduação da FFFCMPA. A FFFCMPA mantém uma Comissão de Internato com o objetivo de avaliar o Programa do estágio e sugerir modificações O Internato segue as normas estabelecidas pelo Regulamento do Internato, aprovado pelo Conselho Departamental da FFFCMPA, e que pode ser obtido, na íntegra, através do site

20 Programa de Internato da FFFCMPA
Comissão do Internato Participam um coordenador representando cada uma das grandes áreas do estágio, um representante do DERCA, dois alunos representantes do primeiro e segundo anos do Internato e o Coordenador do Curso, como coordenador Geral

21 Programa de Internato da FFFCMPA
Avaliação A avaliação do aproveitamento do aluno é realizada pelos coordenadores com observância aos seguintes critérios: prova de avaliação de habilidades e de conhecimento cognitivo ao final de cada área do Internato; desempenho profissional, mediante análise contínua dos seguintes aspectos: comportamento ético; relacionamento com a equipe de trabalho e com o paciente; interesse pelas atividades; responsabilidade; receptividade à crítica; iniciativa; assiduidade e pontualidade. É considerado aprovado o aluno que obtiver média final igual ou superior a seis e freqüência integral, em cada um dos estágios do Internato.

22 Programa de Internato da FFFCMPA
Módulos/ Períodos - AD 2009 1º estágio - Módulo 1: 3 meses - de 01/01/2008 a 30/03/2008 2º estágio - Módulo 2: 3 meses - de 31/03/2008 a 29/06/2008 3º estágio - Módulo 3: 3 meses - de 30/06/2008 a 28/09/2008 4º estágio - Módulo 4: 3 meses - de 29/09/2008 a 01/01/2009 5º estágio - Módulo 5: 3 meses - de 02/01/2009 a 29/03/2009 6º estágio - Módulo 6: 3 meses - de 30/03/2009 a 28/06/2009 * 7º estágio - Módulo 7: 5 meses - de 29/06/2009 a 30/11/2009 (opção a ser definida em maio de 2009)

23 Programa de Internato da FFFCMPA
VAGAS NOS ESTÁGIOS - Limite de Vagas por Área por AD (variável de acordo com o número de alunos) *: Ginecologia e Obstetrícia – 14 Pediatria – 14 Medicina Comunitária – 14 Cirurgia Geral – 14 Medicina Interna – 28 Cardiologia (5-6) Dermatologia (2-3) DIP (2) Endocrinologia (2-3) Enfermaria 37 (8) Gastroenterologia (2) Nefrologia (2-3) Neurologia (3-4) Pneumologia (3-4) Reumatologia (1) * As vagas acima descritas estão definidas por AD. Conforme determinação da direção após as reuniões de divisão de estágio as vagas que sobram não pertencem à uma determinada AD e podem ser distribuídas.

24 Programa de Internato da FFFCMPA
Consulte com freqüência o site da Secretaria Entre outros, estão disponíveis neste site: Manual do Internato Regulamento do Internato Calendários dos Doutorandos Divisão dos Estágios da 6ª série Formulários Notas dos Estágios Planilhas de Controle das Férias No caso de dúvidas solicitem esclarecimentos por através de ou


Carregar ppt "Programa de Internato da FFFCMPA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google