A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como Estudar Geografia e História: Fontes de informação: Para reconstruir o passado mais remoto é necessário recorrer as fontes de informação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como Estudar Geografia e História: Fontes de informação: Para reconstruir o passado mais remoto é necessário recorrer as fontes de informação."— Transcrição da apresentação:

1 Como Estudar Geografia e História: Fontes de informação: Para reconstruir o passado mais remoto é necessário recorrer as fontes de informação

2 Como estudar Geografia e História Arqueólogos: obtém dados sobre a vida de povos antigos através de escavações de ruínas, tumbas, restos de objetos, sítios arqueológicos. Arqueólogos: obtém dados sobre a vida de povos antigos através de escavações de ruínas, tumbas, restos de objetos, sítios arqueológicos. Documentos: auxiliam o trabalho de historiadores e geógrafos. Fornecem dados como censos de população, problemas políticos, as leis que ordenam a convivência dos povos. São analisados pelos pesquisadores, aumentando o patrimônio cultural da humanidade. Documentos: auxiliam o trabalho de historiadores e geógrafos. Fornecem dados como censos de população, problemas políticos, as leis que ordenam a convivência dos povos. São analisados pelos pesquisadores, aumentando o patrimônio cultural da humanidade.

3 Como estudar Geografia e História Mapas: Representação reduzida e selecionada, numa superfície plana, de toda ou de parte da superfície terrestre. São guardados em Mapotecas. Muitos dados sobre as sociedades antigas provêm da tradição oral, que significa que não chegaram até nós escritos em um documento mas através da palavra. Mapas: Representação reduzida e selecionada, numa superfície plana, de toda ou de parte da superfície terrestre. São guardados em Mapotecas. Muitos dados sobre as sociedades antigas provêm da tradição oral, que significa que não chegaram até nós escritos em um documento mas através da palavra.

4 Como estudar Geografia e História - Quem são essas pessoas? - Quem são essas pessoas? - Em que ambiente estão? - Em que ambiente estão?

5 Como estudar Geografia e História - O que estão fazendo? - O que estão fazendo? - Como estão vestidas? - Como estão vestidas? - Há diferenças entre as roupas usam? - Há diferenças entre as roupas usam? - Quais são? - Quais são? - Por que algumas pessoas usam meias e casacos se o clima do Rio de Janeiro é quente e úmido? - Por que algumas pessoas usam meias e casacos se o clima do Rio de Janeiro é quente e úmido?

6 Como estudar Geografia e História Tratamento das Fontes de Informação: Tratamento das Fontes de Informação: Deve-se fazer perguntas, buscar respostas e comparar os dados obtidos com os dados que outras fontes proporcionam. Deve-se fazer perguntas, buscar respostas e comparar os dados obtidos com os dados que outras fontes proporcionam. Respondam as Perguntas a seguir: Respondam as Perguntas a seguir:

7 Como estudar Geografia e História Por que algumas pessoas usam meias e casacos num clima quente e úmido? Por que algumas pessoas usam meias e casacos num clima quente e úmido? O que estão fazendo? O que estão fazendo? - Como estão vestidas? - Como estão vestidas? - Há diferenças entre as roupas que usam? Quais? - Há diferenças entre as roupas que usam? Quais?

8 Como estudar Geografia e História a rainha....hei por bem ordenar que todas as fábricas, manufaturas ou teares de galões, de tecidos, de bordados de ouro e prata, de veludos brilhantes, cetins, tafetás ou qualquer outra espécie de seda; de belbutes, chitas, bombazinas, fustões ou de qualquer outra fazenda de linho, branca ou de cores; e de panos, droguetes, baetas ou de qualquer outra espécie de tecido de lã (...) somente excetuando-se ( permitido ) aqueles ditos teares ou manufaturas em que se tecem, ou manufaturam, fazendas grossas de algodão, que servem para o uso e vestuário de negros, para enfardar, para empacotar, e para outros ministérios semelhantes; todas as mais sejam extintas e proibidas por qualquer parte em que se acharem em meus domínios do Brasil.

9 Como estudar Geografia e História O que sugere o texto escrito pela rainha de Portugal? O que sugere o texto escrito pela rainha de Portugal? Onde eram fabricados os tecidos sofisticados? Onde eram fabricados os tecidos sofisticados? Como chegavam no Brasil? Como chegavam no Brasil? Como os comprava? Como os comprava? Era possível distinguir classe social pelo tecido que as pessoas usavam? Era possível distinguir classe social pelo tecido que as pessoas usavam?

10 Como estudar Geografia e História Ponto de Vista: Ponto de Vista: Sempre que se analisa um documento é importante considerar que seu autor relata os fatos seguindo seu ponto de vista. Sempre que se analisa um documento é importante considerar que seu autor relata os fatos seguindo seu ponto de vista. Veja o exemplo: Afeição deles é serem pardos, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso tem tanta inocência como em mostrar o rosto (...) traziam os Veja o exemplo: Afeição deles é serem pardos, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso tem tanta inocência como em mostrar o rosto (...) traziam os beiços de baixo furados (...) Os cabelos seus são corredios. beiços de baixo furados (...) Os cabelos seus são corredios.

11 Como estudar Geografia e História Como localizar acontecimentos no tempo? Como localizar acontecimentos no tempo? Ciclos: pau-brasil: Ciclos: pau-brasil: Do açúcar: Do ouro: Do café: Industrialização: Século: designa o período de cem anos: _1100___________1500_____________1822__

12 Como estudar Geografia e História Linha do Tempo: Cronologia da História recente do Brasil. Linha do Tempo: Cronologia da História recente do Brasil. Cronologia da Vida Cronologia da Vida EX: 1964 – Golpe Militar EX: 1964 – Golpe Militar Movimento pelas Diretas Já Movimento pelas Diretas Já – Impeachmet do pres. Fernando Collor 1992 – Impeachmet do pres. Fernando Collor 1994 – Eleição: pres. Fernando Henrique Cardoso – Eleição: pres. Fernando Henrique Cardoso.


Carregar ppt "Como Estudar Geografia e História: Fontes de informação: Para reconstruir o passado mais remoto é necessário recorrer as fontes de informação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google