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CONTEÚDO E OBJETIVO DO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO administração administração A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) minister(subordinação.

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1 CONTEÚDO E OBJETIVO DO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO administração administração A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) minister(subordinação ou obediência), e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação no seu significado original. A tarefa atual da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.

2 A SOCIEDADE E AS NECESSIDADES BÁSICAS DO HOMEM INSTITUIÇÕES FAMÍLIA RELIGIÃO POLÍTICA EDUCAÇÃO ECONOMIA ORGANIZAÇÕES CASAMENTO IGREJAS ESTADO ESCOLA EMPRESAS

3 MAXIMIANO – Na sociedade moderna, todos estão cercados de organizações. DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO CLUBESINDICATO COMPANHIA TELEFÔNICA SANEAMENTO BÁSICO COMPANHIA DE ELETRICIDADE SECRETARIA DA SEGURANÇA ESTADOESCOLAPREFEITURA RECEITA FEDERAL

4 O QUE É ADMINISTRAÇÃO A administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo de administrar é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo. A finalidade última do processo de administrar é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos. Para melhor aproveitar o estudo da administração, você precisa pensar em situações prática em que haja pessoas utilizando recursos para produzir bens e serviços. Pense em organizações próximas, como padarias, supermercados, a prefeitura de sua de sua cidade, e outras, com as quais você tem contato direto. Pense também em organizações distantes, mas que têm influência sobre sua vida: a rede de televisão a cujos programas você assiste, as empresas que fabricam os produtos que você usa (como roupas e automóveis) e as companhias fornecedoras de serviços, como telefone, água e esgoto, e energia elétrica. Pense no organização em que você trabalha. Pense em si próprio e em sua família como administradores e tomadores de decisões. Todas essas organizações representam o cenário da ação administrativa. De fato, a principal razão para o estudo da administração é existência de organizações. MAXIMIANO, A, C.A - Teoria Geral da Administração.

5 ADMINISTRÇÃO X DEMAIS CIÊNCIAS ECONOMIA: Administração Financeira; PSICOLOGIA: RH, Comportamento, DO; SOCIOLOGIA: Conflito Capital x Trabalho. O papel social da Organização; BIOLOGIA: Meio ambiente. Teoria Geral de Sistemas; QUÍMICA: Reação em cadeia; MATEMÁTICA: Informática, Comunicações, P.O, Robótica, Cibernética, Tecnologia de Materiais; NUTRIÇÃO: Administração de Recursos, Convencimento, Relacionamento, Marketing, Administração de Negócios.

6 ATRIBUIÇÕES DOS ADMINISTRADORES (LEI 4.769/65) Art.. 2º A atividade profissional de Técnico de Administração será exercida, como profissional liberal ou não, mediante: –a)pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior; –b) pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, relações públicas, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou aos quais sejam conexos

7 O QUE O ADMINISTRADOR FAZ? Pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes de desdobrem ou com os quais sejam conexos; Fonte:

8 ÁREAS DE ATUAÇÃO Atividades Ligadas às Áreas de Átuação do Administrador Administração Financeira Administração de Material, Estoque e Logística Administração Mercadológica / Marketing Administração da Produção Administração e Seleção de Pessoal / Recursos Humanos Orçamento Organização e Métodos e Programas de Trabalho Campos Conexos (Consórcios, Comex, Cooperativas, hospitais, varejos, condomínios, imóveis, rural, hotelaria, turismo e factoring)Administração Financeira Administração de Material Administração Mercadológica / Marketing Administração da Produção Administração e Seleção de Pessoal / Recursos Humanos Orçamento Organização e Métodos e Programas de Trabalho Campos Conexos Fonte:

9 HABILIDADES ADMINISTRATIVAS NECESSÁRIAS NOS VÁRIOS NÍVEIS DA ORGANIZAÇÃO Habilidade Técnica - consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas por meio de sua instrução, experiência e educação. Habilidade Humana - consiste na capacidade de discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz. Habilidade Conceitual - consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.

10 HABILIDADES NECESSÁRIAS NÍVEIS ADMINISTRATIVOS CONCEITUAIS HUMANAS TÉCNICAS Alta Direção Administração de Nível Intermediário Administração de Nível de Supervisão

11 OUTRAS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR Comunicação interpessoal Expressão correta da língua portuguesa Resolver problemas e desafios organizacionais Lidar com modelos de gestão Selecionar estratégias de resolução de problemas

12 PERFIL PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR Especialista multidisciplinar e um empreendedor humanista

13 COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos Auto-planejar-se, auto-organizar-se, estabelecer métodos próprios, gerenciar seu tempo e espaço de trabalho

14 COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR Raciocínio lógico, crítico e analítico Estabelecer relações de causa e efeito Atuar em equipe multidisciplinares Compreender a necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional

15 MAXIMIANO - Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos. A Administração e o Papel do Administrador RECURSOS Pessoas Informações e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações RECURSOS Pessoas Informações e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações DECISÕES Planejamento Organização Direção e Controle DECISÕES Planejamento Organização Direção e Controle OBJETIVOS Resultados esperados do Sistema OBJETIVOS Resultados esperados do Sistema

16 MAXIMIANO – Principais decisões do processo de administrar. PLANEJAMENTO Definição de Objetivos e Recursos DIREÇÃO Realização dos Planos CONTROLE Verificação dos Resultados ORGANIZAÇÃO Disposição dos Recursos em uma Estrutura

17 MAXIMIANO – Conforme aumenta a quantidade de recursos empregados, mais complexo torna-se o processo de administrar.

18 Papéis Interpessoais Papéis de Informação MAXIMIANO – Dez papéis que os gerentes desempenham, segundo Mintzberg. Papéis de Decisão Figura de Proa Líder Ligação Figura de Proa Líder Ligação Monitor Disseminador Porta-voz Monitor Disseminador Porta-voz Empreendedor Controlador de Distúrbios Administrador de Recursos Negociador Empreendedor Controlador de Distúrbios Administrador de Recursos Negociador

19 Supervisores Mestres Líderes de Turma Gerentes de Divisão Gerentes de Departamento Gerentes de Seção Diretores Vice- Diretores Assessores ALTA ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA Líderes de Grupos Autogeridos de Trabalho Gerentes de Departamento Diretores e Assessores ALTA ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA MAXIMIANO– Dois tipos de estruturas organizacionais.

20 Pirâmides do Egito-Costruidas à anos A.C.

21 Jardins suspensos da Babilônia –Construído por volta de 605 A.C. pelo rei Nabucodonosor

22 A grande muralha da China-Costruida em700 anos A.C.

23 Celso Furtado-1939 à 2004

24 ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIAS : 1 - FILÓSOFOS a) Sócrates (470 a.C) - Administração como habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência; b) Platão (429 a. C) - Forma Democrática de governo e de administração dos negócios públicos c) Aristóteles (384 a. C) - Distingue três formas da Administração pública:. Monarquia ou governo de um só. Aristocracia ou governo de uma elite. Democracia ou governo do povo; ( Livro: Política = Estudo da organização do Estado)

25 d) Francis Bacon (1561) - Princípio da prevalência do principal sobre o acessório; e) René Descartes (1596) - Fundador da Filosofia Moderna, sendo que no seu livro O Discurso do Método descreve o método cartesiano. f) Thomas Hobbes (1588) - desenvolveu Teoria da Origem Contratualista do Estado, onde o homem primitivo passou lentamente à vida social, assim com a introdução da política existe um pacto entre todos g) Rousseau (1712) - desenvolveu Teoria do Contrato Social: o Estado surge de um acordo de vontades h) Marx (1818)/Engels(1820) - Eles propõem uma teoria da origem econômica do Estado, onde o surgimento do poder político e do Estado nada mais é do que o fruto da dominação econômica do Manifesto Comunista homem pelo homem. No seu Manifesto Comunista (1848), eles afirmam que a história da humanidade sempre foi a história de luta de classes (O conflito:capital X Trabalho)

26 2 - IGREJA CATÓLICA Organização hierárquica tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva: O PAPA. A organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações que, ávidas de experiências bem sucedidas, passaram a encorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas pela igreja católica. 3 - ORGANIZAÇÃO MILITAR. Princípio da Unidade de Comando - único superior. Escala Hierárquica - segundo grau de autoridade / responsabilidade. Centralização do Comando e Descentralização da Execução. Estado-Maior (staff). Princípio de Direção - subordinado deve saber perfeitamente o que se espera dele e o que ele deve fazer

27 4 - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Com a Revolução Industrial surge uma nova concepção de trabalho que veio modificar completamente a estrutura social, comercial, política e econômica da época. A R.I. pode ser dividida em quatro fases: - MECANIZAÇÃO DA INDUSTRIA E AGRICULTURA Aparecimento das máquinas de fiar e tear hidráulico - máquinas grandes e pesadas, mas com incrível superioridade sobre os processo manuais de produção - APLICAÇÃO DA FORÇA MOTRIZ À INDÚSTRIA Com a invenção da máquina a vapor (Watt ), inicia-se grandes transformações nas oficinas, que se converteram em fábricas, nos transportes, nas comunicações e na agricultura. - DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA FABRIL O artesão da lugar ao operário, às fábricas, às usinas,baseadas na divisão do trabalho. Início da migração rural.

28 ACELERAMENTO ESPETACULAR DOS TRANSPORTES ECOMUNICAÇÕES Surge a navegação a vapor 1807, rodas substituídas por hélices, primeira estrada de ferro (1825), telégrafo elétrico (1835), selo postal (1840), telefone (1876). COM ISSO: - ocorre o desenvolvimento da máquina automática e um alto grau de especialização do trabalho; - o desenvolvimento da organização capitalista e do capitalismo financeiro, - a separação entre a propriedade particular e a direção das empresas; - o desenvolvimento da holding companies.

29 5 - INFLUÊNCIA DOS ECONOMISTAS LIBERIAS A livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico - Adam Smith (1723/90) - criador da escola clássica de economia, já visualizava a especialização dos operários em uma manufatura de agulhas e já enfatizava a necessidade de racionalizar a produção (divisão do trabalho e especialização das tarefas). - James Mill (1773/1836) - sugeria estudos de tempos e movimentos como meio de se obter incremento de propdução nas indústrias. - David Ricardo (1772/1823) - aborda o trabalho, o capital, salário, renda, produção, preços e mercado em John Stuart Mill (1806/1873) - propõe um conceito de controle extremamente voltado para o problema de como evitar furtos na empresa. - Marx/Engel - já comentado

30 Economistas Liberais (Adam Smith – 1723 a 1790)


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