A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática na Escola Da Filosofia a implantação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática na Escola Da Filosofia a implantação"— Transcrição da apresentação:

1 Informática na Escola Da Filosofia a implantação
Denilton Silveira de Oliveira (84) ou

2 Informática na escola Da filosofia a implantação
ROTEIRO Por que informática na escola? E por que, de preferência, Software Livre? Múltiplas opções Ok, e do que precisamos? Capacitação / Planejamento Expectativas e resistências Debate

3 Informática na escola Da filosofia a implantação
Computador é Recurso pedagógico 98% dos pais apoiam a informática na escola se efetivo Multiplicação das oportunidades Comunicação, Interação, Multidisciplinaridade Motivação para alunos e professores Preparação para a realidade (nativos digitais) Essa tecnologia condiciona o que fazemos na escola. Não determina, condiciona. As mudanças não decorrem do fato de termos tecnologia na escola, decorrem do que fazemos com ela, do que decidimos fazer com ela. As tecnologias digitais condicionam, criam condições novas para a produção escolar, para o fazer escolar.

4 Informática na escola Da filosofia a implantação
Liberdade de escolha Disseminativo => Disponível para escolas, professores, alunos Participativo / Colaborativo Usuários participam ativamente das comunidades Ético, sustentável, aquisição de valores Liberdade de escolha => + conhecimento = + oportunidades Software Livre => Baixo custo Investimento em Capacitação / Infraestrutura

5 Informática na escola Da filosofia a implantação
Offline (+ processamento / - interação) Jogos mais elaborados (2D, 3D) Objetos de aprendizagem Editores (texto/imagem/vídeos/objetos de aprendizagem) Ferramentas de criação Programação / Simuladores / Laboratórios

6 Informática na escola Da filosofia a implantação
Online ( + interação / - processamento) Web 2.0 / 3.0 Jogos colaborativos (multijogadores/4D) Hipermídias colaborativas (wiki, blog, docs) Ferramentas sociais Acesso à Conteúdo

7 Informática na escola Da filosofia a implantação
Entender o uso de Informática na Educação Interesse em todas as esferas: diretoria, professores, alunos Infraestrutura: laboratório / mobiliário, computadores, rede elétrica / lógica, Internet Capacitação: palestras, workshops, treinamentos Projetos que usem o computador como recurso Manutenção: computadores, formação continuada 1 – Só vale levar as tecnologias para a sala se elas estiverem a serviço dos conteúdos, não da forma. Não é apresentando um PowerPoint bonito ou algum jogo sem aplicação relevante, que a tecnologia fará diferença na qualidade do ensino oferecido. Da soma entre tecnologia e conteúdo é que surgirá oportunidades concretas de proporcionar melhoria na qualidade do ensino. Isso acontece, por exemplo quando as TICs cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informações na internet ou se localizar em um mapa virtual. 5 – Um bom planejamento defini como e quando o uso das TICs fará realmente a diferença. Avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagem podem ser inseridas. Na matemática, por exemplo, nenhuma inovação tecnológica substitui o trabalho cléssico da disciplina, centrada na resolução de problemas. Entretanto, recursos como calculadora e planilhas devem ser introduzidas nas aulas, para poupar tempo e permitir a concentração das energias no que realmente importa que é encontrar a lógica da resolução do problema em si.

8 Informática na escola Da filosofia a implantação
Conhecimento técnico: uso do sistema / ferramentas Modificar o modelo de ensino-aprendizagem para Geração Y (década 80-90), Z (até 2009), Alpha (após 2010) Modelos construtivistas Formação continuada Capacitação: palestras, workshops, treinamentos Projetos que conectem a sala de aula ao computador Projetos devem ser efetivos (elaborar, executar, avaliar) Geração Y:  também chamada de Geração Next ou Millennnials. Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Y como as pessoas nascida entre os anos 1980 e São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers. Geração Z: Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009. Geração XY: Ainda não muito bem definida, a Geração XY é uma maneira de classificar indivíduos da Geração Y que buscam reconhecimento da forma que a Geração X fazia. Geração Alfa (ou Alpha Generation): Ainda sem características precisas definidas, a não ser que nascerão em um mundo conectado em rede, a próxima geração, de nascidos a partir de 2010, já tem nome: Geração Alfa. Poderão ser filhos, tanto da geração Y, como da Geração Z.

9 Informática na escola Da filosofia a implantação
“Isso vai tirar meu emprego?” “Dormi Windows ®, acordei Linux!” “O que vou fazer no laboratório? Eles sabem mais que eu!” “As crianças agora gostam da escola, nem querem sair pro intervalo!” “Computador é legal: eu fico brincando e a gente aprende.” “A aula melhorou, não têm mais conversas paralelas, falamos pelo Chat!”

10 Informática na escola Da filosofia a implantação
Agradecimentos Denilton Silveira de Oliveira (84) ou /3382


Carregar ppt "Informática na Escola Da Filosofia a implantação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google