A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O choque do novo: uma sociologia da nouvelle cuisine

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O choque do novo: uma sociologia da nouvelle cuisine"— Transcrição da apresentação:

1 O choque do novo: uma sociologia da nouvelle cuisine

2 A nouvelle cuisine apresenta um foco interessante para o sociólogo que se preocupa com a relação entre o alimento e a cultura.

3 Entre todas as formas do haute cuisine, a nouvelle cuisine é a mais refinada, juntando o melhor da gastronomia e do bom gosto. Ao mesmo tempo, ela sofreu sátiras como “ uma porção para crianças servida para adultos. Até mesmo os nouveaux cuisiniers, satirizavam falando “a chamada nouvelle cuisine normalmente significa porção insuficiente no seu prato e grande demais na sua conta”

4 Foram identificadas 10 características da Nouvelle Cuisine, segue abaixo algumas delas: °Preferência por técnicas como cozimento em água fervente, forno e vapor. ° Uso de ingredientes de ótima qualidade sempre que possível e comprados diariamente. ° Criatividade dos novos chefes e instituição de um prêmio para a constante inovação e experimentação.

5 ° Preocupação com alimentos de baixo teor calórico e gorduroso no planejamento do cardápio, assim como a redução do sal e do açúcar. ° Uso da moderna tecnologia na cozinha, como processadores de alimentos, fornos de microondas e alimentos congelados.

6 As dez características da nouvelle cuisine não incorporam simplesmente os princípios de técnica e filosofia culinária. Em termos sociais, culinários e nutricionais a nouvelle cuisine é superior a haute cuisine. A maioria dos novos cozinheiros, eram chefes patrões, donos do seu próprio negócio.

7 Os nouveaux cuisiniers prezam a qualidade do alimento e a importância para o bem-estar dos que possuem um paladar refinado. A apresentação da nouvelle cuisine é considerada uma atividade artística situada entre a pintura e a escultura, os pratos tendem a serem mais elaborados, um mar de cores. O arranjo do prato, tornou-se obrigação do cozinheiro, nascendo assim o alimento como arte.

8 A nova culinária é facilmente encontrada em pequenos restaurantes administrados pelos donos (sendo o chef o dono ou o empregado). Os nouveaux cuisiniers se diferenciam dos outros chefs por arriscarem tudo por sua arte, são possuidores de excepcional criatividade.

9 Ao contrário dos restaurantes convencionais, na nouvelle cuisine os chefs assumem as tarefas dos garçons. A nouvelle cuisine é restrita, uma culinária de estética para gourmets, já a houte cuisine é tradiconal e excessiva.

10 “ Parecia uma moda passageira, mas algo havia acontecido
“ Parecia uma moda passageira, mas algo havia acontecido. A culinária havia passado para a fase seguinte. A culinária da revolução industrial chegara ao fim. O norte havia perdido...” Barr & Levy


Carregar ppt "O choque do novo: uma sociologia da nouvelle cuisine"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google