A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?

2 - É a primeira proposta, sistematizada, do “trabalho jornalístico” que você ou o seu grupo irá desenvolver no segundo semestre - Como ponto de partida, o trabalho deve incorporar o percurso que sustenta ou vai sustentar o seu “Trabalho de Conclusão de Curso”, na categoria Projeto Experimental em Jornalismo

3 Como deve ser feita a escolha da temática
A escolha do tema define a área a ser pesquisada: é preciso tempo, conhecimento e talento para tentar provar algo ou desenvolver um assunto - A seleção do tema pode surgir da observação do cotidiano, da vida profissional, do contato e relacionamento com especialistas, do retorno de pesquisas já realizadas ou do estudo de literatura especializada

4 Quanto ao conteúdo, o pré-projeto deve explorar:
Ponto de partida: pauta ou produto a) Pauta: se você ou o seu grupo começaram o trabalho pela PAUTA b) Produto: se você ou o seu grupo começaram o trabalho pelo PRODUTO (modalidade)

5 Quando for PAUTA, a seqüência lógica é a mesma de qualquer pauta, ou seja:
- Você tem um fato ou situação que considera interessante, do ponto de vista jornalístico: há uma situação/fato que é praticamente “invisível” para a sociedade e merece ser conhecido - Ao se debruçar sobre este fato/situação você percebe que a melhor abordagem/recorte/ângulo para ser explorada deve ser XXX - Aqui vale uma boa pesquisa sobre o fato/situação, percebendo como ele se articula com outras situações e que fontes são possíveis para esta proposta - Também vale apontar se você terá documentos que merecem ser considerados fontes, se haverá outro material já veiculado (fotos, filmes, artigos); se é um fato/situação que merece um olhar de especialistas

6 - Esta abordagem foi definida porque você a articula com o público que deve conhecer tal fato ou tal situação - Por conta deste público, da abordagem, do fato ou situação, a melhor mídia para você tornar “visível” sua pauta é YYY; - Todas estas ponderações têm por BASE ou ESTEIO seus objetivos: tornar visível esta situação porque ela permitirá que você desenvolva uma reportagem investigativa interessante; porque ela se insere no campo de determinada segmentação jornalística (jornalismo ambiental, cultural, político, científico), porque ela está inserida no campo da atualidade, etc.

7 Mas, se o seu ponto de partida foi o PRODUTO ou MODALIDADE, seu pré-projeto deve conter:
- Mídia ou veiculação: você deve mostrar que conhece muito a mídia que escolheu, apontando seu elo com as principais características desta mídia - Mostrar que domina a linguagem e que já tem um projeto de veiculação para a mídia escolhida que, inclusive, define seu formato, periodicidade e sustentabilidade econômica - Vale, inclusive, uma boa reflexão (possibilidades, breve histórico, etc) sobre a força desta mídia no momento atual e futuro do jornalismo (geral) e de seu projeto de vida (particular).

8 - Escolhida a mídia, é preciso ver suas reais possibilidades: o caminho é a definição de um TEMA ou, melhor ainda, discutir a SEGMENTAÇÃO, do ponto de vista do jornalismo, em relação à mídia escolhida e aí localizar o seu TEMA. - O percurso até aqui deve incluir seu público-alvo (não é possível definir um tema ou aproveitar uma faixa de um segmento do mercado sem conhecer o público que se vincula a estas escolhas) - Portanto, é necessário apontar as características do seu público-alvo e porque este produto que você quer desenvolver será bem acolhido

9 - Objetivos: o mais importante é você nunca esquecer que este é um produto JORNALÍSTICO, portanto, os objetivos devem estar inscritos na sua profissão - Como seu ponto de partida foi a mídia, muito provavelmente seus objetivos devem estar balizados pelo domínio, do ponto de vista do Jornalismo, que você tem em relação à sua escolha - Neste caso, muito do que você já escreveu no primeiro item (a) pode ser recuperado aqui. Mas você também pode acrescentar suas perspectivas pessoais, em relação a seu futuro profissional

10 - Nas justificativas, recuperar, sempre, a função social do Jornalismo, isto é, a relevância jornalística deste trabalho - Você vai mostrar que sua proposta é “socialmente” necessária; é “culturalmente” importante; é “historicamente” relevante ou é inédita e nunca foi explorada no jornalismo, apontando para uma possibilidade de futuros desdobramentos, etc

11 - Escolhida a mídia, o nicho (segmentação) de mercado e o tema, é hora de desbravar, realmente, seu TEMA, que é discutir o melhor tratamento para ele, em termos jornalísticos - Ou seja, suas editorias e, nestas, suas fontes (incluindo pesquisas documentais, de fotos, etc). Assim, você terá a linha editorial de cada uma das suas editorias, sempre articuladas com a linha editorial geral do seu produto. - Se você quiser se resguardar quanto à periodicidade, você já pode apontar mais de uma sugestão de pauta para cada editoria.

12 - Por último, vamos à relação com sua formação:
- Recupere seu percurso na Faculdade, o que leu e conheceu de jornalismo nestes quatro anos (incluindo “fora” da faculdade), etc. - Busque também as Teorias do Jornalismo e se posicione em relação a elas (ou a que você eleger como a mais consistente para você hoje)

13 Destaques : - Relevância jornalística: uma das principais premissas (mas não a única), para o trabalho jornalístico é o ineditismo, que deve ser considerado na escolha do tema e no recorte jornalístico deste projeto - Público-alvo: para quem será dirigido prioritariamente o projeto? Quem é o segmento do público que se pretende atingir e sensibilizar com o trabalho jornalístico? - Defesa de mídia: a escolha da modalidade jornalística (impressa ou eletrônica) deverá ser explicada por meio de suas características editoriais e gráficas, adequadas aos objetivos, público-alvo e articulação com o mercado

14 - Referências Bibliográficas e/ou filmográficas (ou outras): citar todos os livros, artigos, publicações e documentos que foram utilizados na pesquisa -


Carregar ppt "O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google