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Propaganda a Alma do Negócio

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Apresentação em tema: "Propaganda a Alma do Negócio"— Transcrição da apresentação:

1 Propaganda a Alma do Negócio
Fábio Pataquine – 1º PP noite Publicidade Propaganda

2 Qual o sentido da propaganda, sua razão de ser na sociedade e como se estabelece as relações com os clientes? O Sentido da Propaganda é transmitir uma ideologia, dirigida ao individuo, apelando para valores e sentimentos (moral, cívico, religioso, político, etc. ) e tentar convencer o alvo a se comportar de uma determinada maneira. As relações são estabelecidas com o cliente a partir de normas que procura estar buscando o seu desenvolvimento em um clima de confiança e compreensão

3 Briefing Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. ‘‘O propósito do Briefing é estabelecido como passagem de informação certa’’ Sampaio 1997: 208

4 Conteúdo do Briefing O roteiro do Briefing, basicamente deve levantar informações sobre: Produto ( ou serviço) Mercado Consumidores Objetivo Estratégia

5 Modelo de Construção do Briefing
IDENTIFICAÇÃO   Cliente: Produto: Responsável: Atendimento: Data: Job nº:

6 ANUNCIANTE Breve histórico da empresa, composição industrial do produto (matéria-prima), política de vendas da empresa (prazos, descontos e promoções); Indicação do nome do produto, serviço, marca ou empresa; Categoria (tipo de produto ou serviço - ramo de atividade ou negócio); Local, forma e frequência de uso do produto, serviço ou marca; Embalagens (tipo de material, peso, conteúdo, formatos, etc); Preços praticados (revendedor/consumidor); Onde o produto pode ser encontrado (Distribuição/Pontos-de-venda); Imagem do produto no mercado; Pontos positivos (vantagens); Pontos negativos (desvantagens); Principais características diferenciadoras da concorrência; Situação atual do anunciante - problemas x oportunidades Propagandas e campanhas anteriores

7 PÚBLICO-ALVO Perfil do consumidor (sexo, idade, profissão, classe social, escolaridade,etc.); Hábitos e atitudes dos consumidores em relação ao produto (periodicidade de compra, quantidade comprada, preferências por sabores, etc.); Razões de compra do produto (Racional/Emocional). CONCORRÊNCIA Principais concorrentes Preços praticados, distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc. Pontos positivos (vantagens) Pontos negativos (desvantagens) Propaganda utilizada

8 OBJETIVOS Relacionar todos os objetivos que o cliente pretende atingir com a propaganda. Ex.: Lançamento do produto no mercado. Destacar o novo sabor morango do produto. Criar uma imagem institucional para a empresa. Aumentar as vendas do produto. VERBA DISPONÍVEL Mencionar a verba que o anunciante dispõe para investir. Após a definição do briefing, junto ao orientador, a verba disponível não poderá ser modificada. PEDIDO DE TRABALHO Descrever o trabalho a ser realizado pela agência.

9 PRAZOS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO
Estipular o prazo em que o trabalho deverá ser realizado. OUTRAS INFORMAÇÕES Toda e qualquer informação que de uma forma ou outra podem ajudar o trabalho de pesquisa, criação, planejamento e mídia. Ex.: Pontos a serem ressaltados ou evitados nas peças publicitárias. Fotos de embalagens, gráficos, mapas, etc.

10 COSTA, Ricardo JIMENES, Roberto Fraga, Juliana
Referências COSTA, Ricardo JIMENES, Roberto Fraga, Juliana Ética na Propaganda,


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