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Análise de Mercados Competitivos

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Apresentação em tema: "Análise de Mercados Competitivos"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Mercados Competitivos
Capítulo 9 Análise de Mercados Competitivos 1

2 Excedentes do consumidor e do produtor
Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Excedentes do consumidor e do produtor Excedente do consumidor é o benefício total que os consumidores acumulam além daquilo que pagam pela mercadoria (diferença entre o preço que pagam pelo produto e o que aceitariam pagar). Excedente do produtor é o benefício que os produtores obtêm além do custo de produção de uma mercadoria (diferença entre o preço de venda de mercado e o preço que o produtor aceitaria pelo produto) 5

3 Excedente do consumidor e do produtor
Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Excedente do consumidor e do produtor Preço Excedente do consumidor D $10 7 Consumidor B Consumidor A Entre 0 e Q0 os consumidores A e B auferem um ganho líquido no consumo do bem – Excedente do consumidor S 5 Q0 Consumidor C Excedente do produtor Entre 0 e Q0 os produtores auferem um ganho líquido na venda do bem – Excedente do protutor. Quantidade 9

4 Aplicação dos conceitos de excedentes do consumidor e do produtor
Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Aplicação dos conceitos de excedentes do consumidor e do produtor Para determinar o efeito no bem-estar de uma política governamental, podemos medir o ganho ou a perda nos excedentes do produtor e do consumidor. Efeitos no bem-estar Ganhos e perdas causadas pela intervenção do governo no mercado. 10

5 Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Variação do excedente do consumidor e do produtor devido ao controle de preços Pmax Q1 Q2 Suponha que o governo imponha um preço máximo de Pmax abaixo do preço de mercado P0. Preço S D A perda dos produtores é a soma do retângulo A e do triângulo C. Os triângulos B e C, em conjunto, medem o peso morto. B A C O ganho dos consumidores é a diferença entre o retângulo A e o triângulo B. Peso morto P0 Q0 Quantidade 13

6 Aplicação dos conceitos de excedentes do consumidor e do produtor
Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Aplicação dos conceitos de excedentes do consumidor e do produtor Observações: A perda total de bem-estar do conjunto da sociedade é igual à área B + C. A variação total do excedente = (A - B) + (-A - C) = -B - C O peso morto é a ineficiência causada pelo controle de preços no mercado. A perda de excedente do produtor supera o ganho em excedente do consumidor. 14

7 Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Variação do excedente do consumidor e do produtor devido ao controle de preços B A Pmax C Q1 Se a demanda for suficientemente inelástica, o triângulo B poderá ser maior do que o retângulo A e o consumidor sofrerá uma perda devido ao controle de preços. S D Preço P0 Q2 Quantidade 17

8 PG = preço do gás natural em $/mpc PP = preço do petróleo em $/barril.
Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Exemplo: Controle de preços de gás natural, nos EUA, em 1975; quais foram as variações nos excedentes e qual foi o peso morto gerado? Dados de 1975 Oferta: QS = PG + 0,25PP Quantidade ofertada em trilhões de pés cúbicos (tpc) Demanda: QD = -5PG + 3,75PP Quantidade demandada (tpc) PG = preço do gás natural em $/mpc PP = preço do petróleo em $/barril. 19

9 Controle de preços e escassez de gás natural
Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Controle de preços e escassez de gás natural Dados de 1975 PP = $8/barril No equilíbrio: PG = $2/mpc e Q = 20 tpc Preço máximo do gás estabelecido em $1 Tais informações podem ser vistas graficamente. 20

10 Efeito do controle de preço do gás natural
Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Efeito do controle de preço do gás natural Preço ($/mpc) S D B A 2,40 C O ganho para os consumidores é o retângulo A menos o triângulo B, e a perda para os produtores é a soma do retângulo A e do triângulo C. (PP) 2 18 (Pmáx)1 5 10 15 20 25 30 Quantidade (tpc) 25

11 Controle de preços e escassez de gás natural
Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Controle de preços e escassez de gás natural Medindo o efeito de controles de preço 1 tpc = 1 bilhão de mpc Se QD = 18, então P = $2,40 [18 = -5PG + 3,75(8)] A = (18 bilhões mpc) x ($1/mpc) = $18 bilhões B = (1/2) x (2 bilhões mpc) x ($0,40/mpc) = $0,4 bilhões C = (1/2) x (2 bilhões mpc) x ($1/mpc) = $1 bilhão 26

12 Controle de preços e escassez de gás natural
Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Controle de preços e escassez de gás natural Medindo o efeito de controles de preço Variação no excedente do consumidor = A - B = 18 – 0,4 = $17,6 bilhões Variação no excedente do produtor = -A - C = = -$19 bilhões Peso morto em dólares de 1975 = -B - C = -0,4 - 1 = -$1,4 bilhão 27

13 Eficiência de um mercado competitivo
Falha de mercado Na presença de falhas de mercado, a intervenção governamental pode aumentar a eficiência. Na ausência de falhas de mercado, a intervenção governamental gera uma ineficiência ou um peso morto. A intervenção governamental gera redistribuição dos excedentes entre consumidor e produtor 31

14 Eficiência de um mercado competitivo
Preço S D P0 Q0 P1 Q1 A B C A fixação de um preço máximo igual a P1 resulta no peso morto dado pelos triângulos B e C. Quantidade 34

15 Eficiência de um mercado competitivo
Perda de bem-estar quando um preço mínimo é fixado acima do preço de equilíbrio P2 Q3 A B C Q2 A fixação de um preço mínimo igual a P2 resulta na quantidade demandada Q3. O peso morto é dado pelos triângulos B e C Preço S D P0 Q0 Quantidade 37

16 Preços mínimos Algumas vezes, a política governamental visa manter os preços acima do nível de equilíbrio de mercado. Investigaremos essa questão por meio de dois exemplos: fixação de um preço mínimo para determinado produto e a fixação de um salário mínimo. 49

17 Os produtores estão dispostos a produzir A variação no excedente
Preços mínimos Preço mínimo Pmin Q3 Q2 Os produtores estão dispostos a produzir Q2, mas a quantidade Q2 - Q3 não será vendida. Preço S D P0 Q0 B A A variação no excedente do produtor é A - C - D. É possível que o bem-estar dos produtores caia em relação à situação original. C D Quantidade 52

18 As empresas são obrigadas a pagar
Preços mínimos Salário mínimo A wmin L1 L2 Desemprego As empresas são obrigadas a pagar pelo menos wmin. Isso resulta em desemprego. w S D w0 L0 B O peso morto é dado pelos triângulos B e C. C L 55

19 Suporte de preços e quotas de produção
A maior parte da política agrícola dos EUA é baseada em um sistema de suporte de preços. Isso significa que o preço mínimo é definido acima do preço de equilíbrio e o governo compra o excedente. A política de suporte de preços é com freqüência complementada por incentivos para reduzir ou restringir a produção. 63

20 Suporte de preços e quotas de produção
D + Qg Qg Para manter um preço Ps o governo compra a quantidade Qg . A variação no excedente do consumidor é –(A+ B), e a variação no excedente do produtor é A + B + D Ps Q2 Q1 A B D Quantidade 66

21 Suporte de preços e quotas de produção
D + Qg Qg S O custo do governo é representado pelo retângulo pontilhado Ps(Q2-Q1) Ps A B D P0 Variação total de bem-estar = D-(Q2-Q1)Ps Perda total de bem-estar D Q1 Q0 Q2 Quantidade 66

22 Suporte de preços e quotas de produção
Outra forma de o governo causar um aumento no preço de uma mercadoria é reduzindo a oferta através da imposição de uma quota de produção para os ofertantes. 69

23 Suporte de preços e quotas de produção
Restrições de oferta PS S’ Q1 Oferta restringida em Q1 Oferta desloca-se para S’ em Q1 Preço D P0 Q0 S B A EC reduzido em A + B Variação no EP = A - C Peso morto = BC C D Quantidade 71

24 Suporte de preços e quotas de produção
Restrições de oferta PS S’ Q1 Ps é mantido com quotas de produção e/ou incentivos financeiros Custo do governo = B + C + D Preço D P0 Q0 S A B D C Quantidade 71

25 Suporte de preços e quotas de produção
Restrições de oferta = A - C + B + C + D = A + B + D. A variação no excedente do consumidor e do produtor é a mesma que ocorreria no caso de preços mínimos. = -A - B + A + B + D - B - C - D = -B - C. S’ Preço S PS A B D P0 C D Q0 Quantidade 73

26 Suporte de preços e quotas de produção
Exemplo: Suporte de preços para o trigo 1981 Oferta: Qs = P Demanda: QD = P O preço de equilíbrio e a quantidade produzida eram de $3,46 e milhões de bushels O preço mínimo foi definido em $3,70 QD + QG = QDT = P + Qg QS = Qg P = P + Qg Qg = 506P –1.750 Qg = (506)(3,70) -175=122 milhões de bushels 75

27 Suporte de preços e quotas de produção
Mercado de trigo em 1981 Ps = $3,70 2.566 2.688 A B C Qg AB = perda do consumidor ABC = ganho do produtor Preço (dólares por bushel) S Por meio da compra de 122 milhões de bushels o governo aumentou o preço de equilíbrio do mercado. P0 = $3,46 D + Qg D 1.800 2.630 Quantidade 80

28 Suporte de preços e quotas de produção
Suporte de preços para o trigo 1981 A variação no excedente do consumidor = (-A -B) A = (3,70 – 3,46)(2.566) = $616 milhões B = (1/2)(3,70-3,46)( ) = $8 milhões Variação no excedente do consumidor: -$624 milhões. Custo do governo: $3,70 x 122 milhões de bushels = $451,4 milhões Custo total = $ ,4 = $1.075,4 milhões Ganho total = A + B + C = $638 milhões O governo também pagou $0,30 por bushel = $806 milhões 77

29 Suporte de preços e quotas de produção
Suporte de preços para o trigo Em 1985, houve uma queda na demanda de exportação e o preço de equilíbrio do mercado do trigo caiu para $1,80/bushel. Oferta em 1985 : QS = P Demanda em 1985 : QD = P QS = QD a $1,80 e milhões de bushels PS = $3,20 Para manter o preço a $3,20/bushel, foi imposta uma quota de produção de milhões de bushels 81

30 Suporte de preços e quotas de produção
Suporte de preços para o trigo 1985 Aquisição do governo: 2.425 = P + Qg Qg = P P = $3,20 – preço mínimo Qg = ($3,20) = 466 milhões de bushels 85

31 Suporte de preços e quotas de produção
Mercado de trigo em 1985 Para elevar o preço para $3,20, o governo comprou 466 milhões de bushels e impôs uma quota de produção de 2.425 milhões de bushels. D + Qg S’ Ps= $3,20 1.959 2.425 Qg 1.800 S D P0 = $1,80 2.232 Preço Quantidade 83

32 Suporte de preços e quotas de produção
Suporte de preços para o trigo 1985 Aquisição do governo: Custo do governo = $3,20 x 466 = $1.491milhões 80 centavos de subsídio = 0,80 x = $1.940 milhões Custo total = $3,5 bilhões O mercado do trigo em 2002 P = $2,78 QD = P e QS = P Q = milhões de bushels Pagamentos aos triticultores por parte dos contribuintes: $1,1 bilhão 86

33 Quotas e tarifas de importação
Muitos países utilizam quotas de importação e tarifas aplicadas sobre o produto importado para manter o preço doméstico de um produto acima dos níveis mundiais. 89

34 Quotas e tarifas de importação
Tarifa ou quota de importação para eliminar importações D P0 Q0 S Em um mercado livre, o preço doméstico é igual ao preço mundial PW. Preço QS QD PW Importação A B C Eliminando as importações, o preço aumenta para P0. O ganho dos produtores é representado pela área A. A perda dos consumidores é A + B + C. Logo, o peso morto é B + C. Qual seria a tarifa necessária para obter esse resultado? Quantidade 92

35 Quotas e tarifas de importação
Tarifa ou quota de importação para eliminar importações A elevação do preço pode ser obtida via quotas ou tarifas. A área A representa o ganho dos produtores domésticos. A perda dos consumidores é dada por A + B + C + D. D S Preço D C B QS QD Q’S Q’D A P* Pw Quantidade 94

36 Quotas e tarifas de importação
Tarifa ou quota de importação para eliminar importações No caso de uma tarifa, o governo aufere uma receita igual a D, de modo que a perda líquida para o país é B + C. No caso de uma quota, a área D torna-se parte dos lucros dos produtores estrangeiros, e a perda líquida para o país passa a ser B + C + D. Preço D C B QS QD Q’S Q’D A P* Pw Quantidade S 94

37 Impacto de um imposto ou de um subsídio
A carga fiscal de um imposto (ou o benefício de um subsídio) recai parcialmente sobre o consumidor e parcialmente sobre o produtor. Consideraremos um imposto específico, ou seja, uma determinada quantia em dinheiro cobrada por unidade vendida. 103

38 Impacto de um imposto ou de um subsídio
Pc é o preço (incluindo o imposto) pago pelos compradores. Pv é o preço que os vendedores recebem, com lucro líquido. A carga fiscal é repartida igualmente. Incidência de um imposto Preço D S Pc B D A Os compradores perdem A + B, os vendedores perdem D + C e o governo arrecada A + D. O peso morto é B + C. C P0 Q0 t Pv Q1 Quantidade 106

39 Impacto de um imposto ou de um subsídio
Incidência de um imposto Quatro condições que devem ser satisfeitas após a implementação do imposto: 1. A quantidade vendida e Pc devem estar situados sobre a curva de demanda: QD = QD(Pc) 2. A quantidade vendida e Pv devem estar situados sobre a curva de oferta: QS = QS(Pv) 3. QD = QS 4. Pc - Pv = t 107

40 Impacto de um imposto ou de um subsídio
O impacto de um imposto depende das elasticidades de oferta e de demanda S D Carga fiscal sobre o vendedor Preço Carga fiscal sobre o comprador Preço Q1 Pc Pv t Q1 Pc Pv t Q0 P0 Quantidade Quantidade 110

41 Impacto de um imposto ou de um subsídio
Incidência de um imposto Transferência ES/(ES - Ed) Por exemplo, quando a demanda é totalmente inelástica (Ed = 0), a transferência é igual a 1, e todo o imposto recai sobre o consumidor. 111

42 Impacto de um imposto ou de um subsídio
Os efeitos de um subsídio Um subsídio pode ser analisado da mesma forma que um imposto. Pode ser interpretado como um imposto negativo. O preço recebido pelo vendedor excede o preço pago pelo comprador. 112

43 Impacto de um imposto ou de um subsídio
Preço S Como no caso do imposto, o benefício de um subsídio é dividido entre compradores e vendedores, dependendo das elasticidades de oferta e demanda. Pv P0 Q0 s Pc D Q1 Quantidade 114

44 Impacto de um imposto ou de um subsídio
Com o subsídio (s), o preço de venda Pc fica abaixo do preço subsidiado Pv, de modo que: s = Pv - Pc 115

45 Impacto de um imposto ou de um subsídio
O benefício do subsídio depende da relação Ed /ES. Se a magnitude de Ed /ES for pequena, o benefício recai principalmente sobre o consumidor. Se a magnitude de Ed /ES for grande, é o produtor o maior beneficiado. 115

46 Impacto de um imposto ou de um subsídio
Exemplo: O imposto sobre a gasolina Medição do impacto de um imposto de $0,50 sobre a gasolina EP de médio prazo da demanda = -0,5 QD = P EP da oferta = 0,4 QS = P QS = QD ao preço de $1 e quantidade de 100 bilhões de galões por ano (bg/ano) 116

47 Impacto de um imposto ou de um subsídio
O imposto sobre a gasolina Com um imposto de $0,50 QD = Pc = Pv = QS (Pv+ 0,50) = Pv Pv = 0,72 Pc = 0,5 + PS Pc = $1,22 117

48 Impacto de um imposto ou de um subsídio
O imposto sobre a gasolina Com um imposto de $0,50 Q = 150 -(50)(1,22) = 89 bg/ano Q diminui em 11% 118

49 Impacto de um imposto ou de um subsídio
Impacto de um impacto de $0,50 sobre a gasolina Preço (dólares por galão) S D 60 1,50 D A Excesso do consumidor perdido Excesso do produtor Pv = 0,72 Pc = 1,22 A arrecadação anual do imposto é 0,50(89) ou $44,5 bilhões. O comprador paga $0,22 do imposto, e o produtor paga $0,28. 89 t = 0,50 11 100 P0 = 1,00 0,50 Quantidade (bilhões de galões por ano) 50 150 122

50 Impacto de um imposto ou de um subsídio
Impacto de um imposto de $0,50 sobre a gasolina Preço (dólares por galão) S D 60 1,50 D A Exccesso do consumidor perdido Excesso do produtor Pv = 0,72 Pc = 1,22 89 t = 0,50 11 100 P0 = 1,00 Peso morto = $2,75 bilhões/ano 0,50 Quantidade (bilhões de galões por ano) 50 150 122

51 Resumo Modelos simples de oferta e demanda podem ser utilizados na análise de uma grande variedade de políticas governamentais. Em cada caso, o excedente do produtor e do consumidor são utilizados para avaliar os ganhos e as perdas de produtores e consumidores. Quando o governo cria um imposto ou subsídio, a variação no preço é, geralmente, inferior ao valor total do imposto ou subsídio aplicado. A intervenção governamental resulta, geralmente, em um peso morto. A intervenção governamental em um mercado competitivo nem sempre é algo ruim, gera redistribuição dos excedentes entre consumidores e produtores. 123


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