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Capítulo 9 Análise de Mercados Competitivos. Slide 2 Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e.

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1 Capítulo 9 Análise de Mercados Competitivos

2 Slide 2 Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Excedentes do consumidor e do produtor Excedente do consumidor é o benefício total que os consumidores acumulam além daquilo que pagam pela mercadoria (diferença entre o preço que pagam pelo produto e o que aceitariam pagar). Excedente do produtor é o benefício que os produtores obtêm além do custo de produção de uma mercadoria (diferença entre o preço de venda de mercado e o preço que o produtor aceitaria pelo produto)

3 Excedente do produtor Entre 0 e Q 0 os produtores auferem um ganho líquido na venda do bem – Excedente do protutor. Excedente do consumidor Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Quantidade 0 Preço S D 5 Q0Q0 Consumidor C $10 7 Consumidor BConsumidor A Entre 0 e Q 0 os consumidores A e B auferem um ganho líquido no consumo do bem – Excedente do consumidor Excedente do consumidor e do produtor

4 Slide 4 Aplicação dos conceitos de excedentes do consumidor e do produtor Para determinar o efeito no bem-estar de uma política governamental, podemos medir o ganho ou a perda nos excedentes do produtor e do consumidor. Efeitos no bem-estar Ganhos e perdas causadas pela intervenção do governo no mercado. Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor

5 Slide 5 A perda dos produtores é a soma do retângulo A e do triângulo C. Os triângulos B e C, em conjunto, medem o peso morto. B A C O ganho dos consumidores é a diferença entre o retângulo A e o triângulo B. Peso morto Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 P max Q1Q1 Q2Q2 Suponha que o governo imponha um preço máximo de P max abaixo do preço de mercado P 0. Variação do excedente do consumidor e do produtor devido ao controle de preços Variação do excedente do consumidor e do produtor devido ao controle de preços

6 Slide 6 Observações: A perda total de bem-estar do conjunto da sociedade é igual à área B + C. A variação total do excedente = (A - B) + (-A - C) = -B - C O peso morto é a ineficiência causada pelo controle de preços no mercado. A perda de excedente do produtor supera o ganho em excedente do consumidor. Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Aplicação dos conceitos de excedentes do consumidor e do produtor

7 Slide 7 B A P max C Q1Q1 Se a demanda for suficientemente inelástica, o triângulo B poderá ser maior do que o retângulo A e o consumidor sofrerá uma perda devido ao controle de preços. S D Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Quantidade Preço P0P0 Q2Q2 Variação do excedente do consumidor e do produtor devido ao controle de preços Variação do excedente do consumidor e do produtor devido ao controle de preços

8 Slide 8 Oferta: Q S = P G + 0,25P P Quantidade ofertada em trilhões de pés cúbicos (tpc) Demanda: Q D = -5P G + 3,75P P Quantidade demandada (tpc) P G = preço do gás natural em $/mpc P P = preço do petróleo em $/barril. Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Dados de 1975 Exemplo: Controle de preços de gás natural, nos EUA, em 1975; quais foram as variações nos excedentes e qual foi o peso morto gerado?

9 Slide 9 P P = $8/barril No equilíbrio: P G = $2/mpc e Q = 20 tpc Preço máximo do gás estabelecido em $1 Tais informações podem ser vistas graficamente. Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Dados de 1975 Controle de preços e escassez de gás natural

10 Slide 10 B A 2,40 C O ganho para os consumidores é o retângulo A menos o triângulo B, e a perda para os produtores é a soma do retângulo A e do triângulo C. SD (P P ) 2 Quantidade (tpc) 0 Preço ($/mpc) (P máx )1 Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Efeito do controle de preço do gás natural

11 Slide 11 Medindo o efeito de controles de preço 1 tpc = 1 bilhão de mpc Se Q D = 18, então P = $2,40 [18 = -5P G + 3,75(8)] A = (18 bilhões mpc) x ($1/mpc) = $18 bilhões B = (1/2) x (2 bilhões mpc) x ($0,40/mpc) = $0,4 bilhões C = (1/2) x (2 bilhões mpc) x ($1/mpc) = $1 bilhão Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Controle de preços e escassez de gás natural

12 Slide 12 Medindo o efeito de controles de preço Variação no excedente do consumidor = A - B = 18 – 0,4 = $17,6 bilhões Variação no excedente do produtor = -A - C = = -$19 bilhões Peso morto em dólares de 1975 = -B - C = -0,4 - 1 = -$1,4 bilhão Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: excedentes do consumidor e do produtor Controle de preços e escassez de gás natural

13 Slide 13 Na presença de falhas de mercado, a intervenção governamental pode aumentar a eficiência. Na ausência de falhas de mercado, a intervenção governamental gera uma ineficiência ou um peso morto. A intervenção governamental gera redistribuição dos excedentes entre consumidor e produtor Eficiência de um mercado competitivo Falha de mercado

14 Slide 14 P1P1 Q1Q1 A B C A fixação de um preço máximo igual a P 1 resulta no peso morto dado pelos triângulos B e C. Eficiência de um mercado competitivo Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0

15 Slide 15 P2P2 Q3Q3 A B C Q2Q2 A fixação de um preço mínimo igual a P 2 resulta na quantidade demandada Q 3. O peso morto é dado pelos triângulos B e C Eficiência de um mercado competitivo Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 Perda de bem-estar quando um preço mínimo é fixado acima do preço de equilíbrio

16 Slide 16 Preços mínimos Algumas vezes, a política governamental visa manter os preços acima do nível de equilíbrio de mercado. Investigaremos essa questão por meio de dois exemplos: fixação de um preço mínimo para determinado produto e a fixação de um salário mínimo.

17 Slide 17 B A A variação no excedente do produtor é A - C - D. É possível que o bem-estar dos produtores caia em relação à situação original. C D Preços mínimos Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 P min Q3Q3 Q2Q2 Os produtores estão dispostos a produzir Q 2, mas a quantidade Q 2 - Q 3 não será vendida. Preço mínimo

18 Slide 18 B O peso morto é dado pelos triângulos B e C. C A w min L1L1 L2L2 Desemprego As empresas são obrigadas a pagar pelo menos w min. Isso resulta em desemprego. S D w0w0 L0L0 Preços mínimos L w Salário mínimo

19 Slide 19 Suporte de preços e quotas de produção Suporte de preços A maior parte da política agrícola dos EUA é baseada em um sistema de suporte de preços. Isso significa que o preço mínimo é definido acima do preço de equilíbrio e o governo compra o excedente. A política de suporte de preços é com freqüência complementada por incentivos para reduzir ou restringir a produção.

20 Slide 20 B D A Para manter um preço P s o governo compra a quantidade Q g. A variação no excedente do consumidor é –(A+ B), e a variação no excedente do produtor é A + B + D D + Q g QgQg Suporte de preços e quotas de produção Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 PsPs Q2Q2 Q1Q1 Suporte de preços

21 Slide 21 D + Q g QgQg B A Suporte de preços e quotas de produção Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 PsPs Q2Q2 Q1Q1 O custo do governo é representado pelo retângulo pontilhado P s (Q 2 -Q 1 ) D Perda total de bem-estar Variação total de bem-estar = D-(Q 2 -Q 1 )P s Suporte de preços

22 Slide 22 Quotas de produção Outra forma de o governo causar um aumento no preço de uma mercadoria é reduzindo a oferta através da imposição de uma quota de produção para os ofertantes. Suporte de preços e quotas de produção

23 Slide 23 B A EC reduzido em A + B Variação no EP = A - C Peso morto = BC C D Suporte de preços e quotas de produção Quantidade Preço D P0P0 Q0Q0 S PSPS S Q1Q1 Oferta restringida em Q 1 Oferta desloca-se para S em Q 1 Restrições de oferta

24 Slide 24 B A C D Suporte de preços e quotas de produção Quantidade Preço D P0P0 Q0Q0 S PSPS S Q1Q1 P s é mantido com quotas de produção e/ou incentivos financeiros Custo do governo = B + C + D Restrições de oferta

25 Slide 25 Suporte de preços e quotas de produção B A Quantidade Preço D P0P0 Q0Q0 PSPS S S D C = A - C + B + C + D = A + B + D. A variação no excedente do consumidor e do produtor é a mesma que ocorreria no caso de preços mínimos. = -A - B + A + B + D - B - C - D = -B - C. Restrições de oferta

26 Slide 26 Suporte de preços e quotas de produção 1981 Oferta: Q s = P Demanda: Q D = P O preço de equilíbrio e a quantidade produzida eram de $3,46 e milhões de bushels O preço mínimo foi definido em $3,70 Q D + Q G = Q DT = P + Q g Q S = Q g P = P + Q g Q g = 506P –1.750 Q g = (506)(3,70) -175=122 milhões de bushels Exemplo: Suporte de preços para o trigo

27 Slide 27 D + Q g Por meio da compra de 122 milhões de bushels o governo aumentou o preço de equilíbrio do mercado. P s = $3, A B C QgQg AB = perda do consumidor ABC = ganho do produtor S D P 0 = $3, Suporte de preços e quotas de produção Quantidade Preço (dólares por bushel) Mercado de trigo em 1981

28 Slide 28 Suporte de preços e quotas de produção 1981 A variação no excedente do consumidor = (-A -B) A = (3,70 – 3,46)(2.566) = $616 milhões B = (1/2)(3,70-3,46)( ) = $8 milhões Variação no excedente do consumidor: -$624 milhões. Custo do governo: $3,70 x 122 milhões de bushels = $451,4 milhões Custo total = $ ,4 = $1.075,4 milhões Ganho total = A + B + C = $638 milhões O governo também pagou $0,30 por bushel = $806 milhões Suporte de preços para o trigo

29 Slide 29 Suporte de preços e quotas de produção Em 1985, houve uma queda na demanda de exportação e o preço de equilíbrio do mercado do trigo caiu para $1,80/bushel. Oferta em 1985 : Q S = P Demanda em 1985 : Q D = P Q S = Q D a $1,80 e milhões de bushels P S = $3,20 Para manter o preço a $3,20/bushel, foi imposta uma quota de produção de milhões de bushels Suporte de preços para o trigo

30 Slide 30 Suporte de preços e quotas de produção 1985 Aquisição do governo: = P + Q g Q g = P P = $3,20 – preço mínimo Q g = ($3,20) = 466 milhões de bushels Suporte de preços para o trigo

31 Slide 31 Suporte de preços e quotas de produção Quantidade Preço S D P 0 = $1, Para elevar o preço para $3,20, o governo comprou 466 milhões de bushels e impôs uma quota de produção de milhões de bushels. D + Q g S P s = $3, QgQg Mercado de trigo em 1985

32 Slide 32 Suporte de preços e quotas de produção 1985 Aquisição do governo: Custo do governo = $3,20 x 466 = $1.491milhões 80 centavos de subsídio = 0,80 x = $1.940 milhões Custo total = $3,5 bilhões O mercado do trigo em 2002 P = $2,78 Q D = P e Q S = P Q = milhões de bushels Pagamentos aos triticultores por parte dos contribuintes: $1,1 bilhão Suporte de preços para o trigo

33 Slide 33 Quotas e tarifas de importação Muitos países utilizam quotas de importação e tarifas aplicadas sobre o produto importado para manter o preço doméstico de um produto acima dos níveis mundiais.

34 Slide 34 QSQS QDQD PWPW Importação A BC Eliminando as importações, o preço aumenta para P 0. O ganho dos produtores é representado pela área A. A perda dos consumidores é A + B + C. Logo, o peso morto é B + C. Quantidade Preço Qual seria a tarifa necessária para obter esse resultado? D P0P0 Q0Q0 S Em um mercado livre, o preço doméstico é igual ao preço mundial P W. Quotas e tarifas de importação Tarifa ou quota de importação para eliminar importações

35 Slide 35 D CB QSQS QDQD QSQS QDQD A P* PwPw Quotas e tarifas de importação Quantidade Preço D S A elevação do preço pode ser obtida via quotas ou tarifas. A área A representa o ganho dos produtores domésticos. A perda dos consumidores é dada por A + B + C + D. Tarifa ou quota de importação para eliminar importações

36 Slide 36 Quotas e tarifas de importação No caso de uma tarifa, o governo aufere uma receita igual a D, de modo que a perda líquida para o país é B + C. No caso de uma quota, a área D torna-se parte dos lucros dos produtores estrangeiros, e a perda líquida para o país passa a ser B + C + D. D CB QSQS QDQD QSQS QDQD A P* PwPw Quantidade D S Preço Tarifa ou quota de importação para eliminar importações

37 Slide 37 Impacto de um imposto ou de um subsídio A carga fiscal de um imposto (ou o benefício de um subsídio) recai parcialmente sobre o consumidor e parcialmente sobre o produtor. Consideraremos um imposto específico, ou seja, uma determinada quantia em dinheiro cobrada por unidade vendida.

38 Slide 38 D S B D A Os compradores perdem A + B, os vendedores perdem D + C e o governo arrecada A + D. O peso morto é B + C. C Impacto de um imposto ou de um subsídio Quantidade Preço P0P0 Q0Q0 Q1Q1 PvPv PcPc t P c é o preço (incluindo o imposto) pago pelos compradores. P v é o preço que os vendedores recebem, com lucro líquido. A carga fiscal é repartida igualmente. Incidência de um imposto

39 Slide 39 Impacto de um imposto ou de um subsídio Quatro condições que devem ser satisfeitas após a implementação do imposto: 1. A quantidade vendida e P c devem estar situados sobre a curva de demanda: Q D = Q D (P c ) 2. A quantidade vendida e P v devem estar situados sobre a curva de oferta: Q S = Q S (P v ) 3. Q D = Q S 4. P c - P v = t Incidência de um imposto

40 Impacto de um imposto ou de um subsídio Quantidade Preço S D S D Q0Q0 P0P0 P0P0 Q0Q0 Q1Q1 PcPc PvPv t Q1Q1 PcPc PvPv t Carga fiscal sobre o comprador Carga fiscal sobre o vendedor O impacto de um imposto depende das elasticidades de oferta e de demanda

41 Slide 41 Transferência E S /(E S - E d ) Por exemplo, quando a demanda é totalmente inelástica (E d = 0), a transferência é igual a 1, e todo o imposto recai sobre o consumidor. Impacto de um imposto ou de um subsídio Incidência de um imposto

42 Slide 42 Impacto de um imposto ou de um subsídio Os efeitos de um subsídio Um subsídio pode ser analisado da mesma forma que um imposto. Pode ser interpretado como um imposto negativo. O preço recebido pelo vendedor excede o preço pago pelo comprador.

43 Slide 43 D S Impacto de um imposto ou de um subsídio Quantidade Preço P0P0 Q0Q0 Q1Q1 PvPv PcPc s Como no caso do imposto, o benefício de um subsídio é dividido entre compradores e vendedores, dependendo das elasticidades de oferta e demanda. Subsídio

44 Slide 44 Impacto de um imposto ou de um subsídio Com o subsídio (s), o preço de venda P c fica abaixo do preço subsidiado P v, de modo que: s = P v - P c Subsídio

45 Slide 45 Impacto de um imposto ou de um subsídio O benefício do subsídio depende da relação E d /E S. Se a magnitude de E d /E S for pequena, o benefício recai principalmente sobre o consumidor. Se a magnitude de E d /E S for grande, é o produtor o maior beneficiado. Subsídio

46 Slide 46 Impacto de um imposto ou de um subsídio Medição do impacto de um imposto de $0,50 sobre a gasolina E P de médio prazo da demanda = -0,5 Q D = P E P da oferta = 0,4 Q S = P Q S = Q D ao preço de $1 e quantidade de 100 bilhões de galões por ano (bg/ano) Exemplo: O imposto sobre a gasolina

47 Slide 47 Impacto de um imposto ou de um subsídio Com um imposto de $0,50 Q D = P c = P v = Q S (P v + 0,50) = P v P v = 0,72 P c = 0,5 + P S P c = $1,22 O imposto sobre a gasolina

48 Slide 48 Impacto de um imposto ou de um subsídio Com um imposto de $0,50 Q = 150 -(50)(1,22) = 89 bg/ano Q diminui em 11% O imposto sobre a gasolina

49 Slide 49 D A Excesso do consumidor perdido Excesso do produtor perdido P v = 0,72 P c = 1,22 Impacto de um imposto ou de um subsídio Quantidade (bilhões de galões por ano) Preço (dólares por galão) , P 0 = 1,00 1,50 89 t = 0,50 11 A arrecadação anual do imposto é 0,50(89) ou $44,5 bilhões. O comprador paga $0,22 do imposto, e o produtor paga $0,28. SD 60 Impacto de um impacto de $0,50 sobre a gasolina

50 Slide 50 D A Exccesso do consumidor perdido Excesso do produtor perdido P v = 0,72 P c = 1,22 Impacto de um imposto ou de um subsídio Preço (dólares por galão) , P 0 = 1,00 1,50 89 t = 0,50 11 SD 60 Peso morto = $2,75 bilhões/ano Quantidade (bilhões de galões por ano) Impacto de um imposto de $0,50 sobre a gasolina

51 Slide 51 Resumo Modelos simples de oferta e demanda podem ser utilizados na análise de uma grande variedade de políticas governamentais. Em cada caso, o excedente do produtor e do consumidor são utilizados para avaliar os ganhos e as perdas de produtores e consumidores. Quando o governo cria um imposto ou subsídio, a variação no preço é, geralmente, inferior ao valor total do imposto ou subsídio aplicado. A intervenção governamental resulta, geralmente, em um peso morto. A intervenção governamental em um mercado competitivo nem sempre é algo ruim, gera redistribuição dos excedentes entre consumidores e produtores.


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