A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CIRCULATÓRIO O Coração e os Vasos Sanguíneos juntos, formam o Aparelho Circulatório. É composto por dois sistemas: Sistema cardiovascular: coração,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CIRCULATÓRIO O Coração e os Vasos Sanguíneos juntos, formam o Aparelho Circulatório. É composto por dois sistemas: Sistema cardiovascular: coração,"— Transcrição da apresentação:

1

2 SISTEMA CIRCULATÓRIO O Coração e os Vasos Sanguíneos juntos, formam o Aparelho Circulatório. É composto por dois sistemas: Sistema cardiovascular: coração, o sangue e todos os vasos sanguíneos; Sistema linfático: uma rede de vasos que transportam o excesso de fluido dos tecidos do corpo, chamado de linfa, de volta à corrente sanguínea. Os vasos sanguíneos têm o comprimento de 100.000 quilômetros; O sangue compõe cerca de 8% do peso do nosso corpo.

3 SISTEMA CIRCULATÓRIO O sangue, ao retornar para as veias, perde quase toda a pressão, sendo que necessita da ajuda dos músculos esqueléticos que comprimem as veias. -Uma pessoa repousando faz cerca de 5 litros de sangue retornar ao coração a cada minuto; -Numa caminhada, essa taxa aumenta para cerca de 8 litros e até 35 litros para um maratonista saudável a cada minuto! Glóbulos Vermelhos: transporta oxigênio para os tecidos dos órgãos. Glóbulos Brancos: Combatem as infecções que atacam nosso corpo. Plaquetas: São reponsáveis pela coagulação para estancar o sangramento. Os três estão misturados numa substância líquida chamada de Plasma.

4 SISTEMA CIRCULATÓRIO O Sangue Venoso chega ao coração por duas grandes veias cavas (átrio direito e ventrículo direito). Dali, o sangue vai para os pulmões através do tronco pulmonar. Nos pulmões, ocorre a troca gasosa (hematose). A seguir, o sangue vai para o átrio esquerdo do coração que o encaminha para o ventrículo esquerdo que o bombeia para a aorta. - O coração diariamente bombeia cerca 9.500 litros de sangue por todo o corpo.

5 SISTEMA RESPIRATÓRIO Os PULMÕES, junto com o DIAFRÀGMA são os principais órgãos da respiração. O ar passa pela Faringe, Laringe, Traquéia, Brônquios, Bronquíolos até chegar nas pequenas bolsas (300 milhões) de ar chamadas de alvéolos pulmonares (0,5 mícron [0,0005 mm] de diâmetro.

6 SISTEMA RESPIRATÓRIO Faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.

7 SISTEMA RESPIRATÓRIO Laringe: é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe. O pomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe. Traquéia: é um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora (graças ao movimento dos cílios) e engolidas ou expelidas.

8 SISTEMA RESPIRATÓRIO Pulmões: Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória.

9 SISTEMA RESPIRATÓRIO Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas bolsas recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares.

10 SISTEMA RESPIRATÓRIO Diariamente inalamos cerca de 10m³ para 8 horas de trabalho. Esse ar está, muitas vezes, carregados de agentes infecciosos, de partículas tóxicas, de gases tóxicos, e de outras impurezas. DEFESAS -Cílios pulmonares: pêlos microscópicos que crescem nas paredes das vias aéreas (agitam de um lado ao outro cerca de 16 vezes por segundo); -Células macrófagos alveolares: projetadas para matar bactérias e enredar partículas perigosas.

11 SISTEMA RESPIRATÓRIO Fonte: Livro Doenças Relacionadas a Saúde, 2001 (Ministério da Saúde). METALToxicologia Chumbo Deposita-se no fígado onde parte é excretada pela bile, parte é armazenada e uma terceira fração (fosfato de chumbo) circula no sangue depositando-se nos ossos, rim, baço, gengiva, cérebro e músculos. DoençasSaturnismo, alterações enzimáticas que levam a vaso- constrição, rim (nefrite crônica), aborto, impotência sexual, anorexia, entre outros. METALToxicologia Thinner No aparelho respirat ó rio, manifestam-se tosse e depressão respirat ó ria. As exposi ç ões prolongadas ao produto ocasionam depressão do Sistema Nervoso Central, irritante a pele e a mucosa. DoençasSaturnismo, alterações enzimáticas que levam a vaso- constrição, rim (nefrite crônica), aborto, impotência sexual, anorexia, entre outros. METALToxicologia Cádmio Deposita-se em vários órgãos, na urina e no sangue, acumulando-se no fígado, rins e ossos. DoençasCâncer de próstata, testículos e pulmão, doença renal irreversível.

12 SISTEMA RESPIRATÓRIO METALToxicologia CobreÉ irritante para a vias aéreas superiores, pele e mucosa. DoençasPerfuração do septo nasal e febre dos fumos metálicos METALToxicologia SílicaAlguns eletrodos tem 30% de sílica, sob a forma de ferro silicato. DoençasSilicose, doenças pulmonares fibrosas irreversíveis. Fonte: Livro Doenças Relacionadas a Saúde, 2001 (Ministério da Saúde).


Carregar ppt "SISTEMA CIRCULATÓRIO O Coração e os Vasos Sanguíneos juntos, formam o Aparelho Circulatório. É composto por dois sistemas: Sistema cardiovascular: coração,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google