A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)Slide 1 Prof. Afonso C. Medina Prof. Leonardo Chwif Simulação e Otimização Capítulo 7.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)Slide 1 Prof. Afonso C. Medina Prof. Leonardo Chwif Simulação e Otimização Capítulo 7."— Transcrição da apresentação:

1 Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)Slide 1 Prof. Afonso C. Medina Prof. Leonardo Chwif Simulação e Otimização Capítulo 7 Páginas Este material é disponibilizado para uso exclusivo de docentes que adotam o livro Modelagem e Simulação de Eventos Discretos em suas disciplinas. O material pode (e deve) ser editado pelo professor. Pedimos apenas que seja sempre citada a fonte original de consulta. Verifique sempre a atualização deste material no site Divirta-se! Versão /05/06

2 Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)Slide 2 Exemplos (fu, 2001) Sistemas de manufatura. Podemos, por exemplo, ter um modelo de simulação de uma fábrica de semicondutores e estar interessados em maximizar a produtividade (número total de chips) e simultaneamente tentar minimizar o tempo de ciclo (tempo médio que o chip gasta na fábrica). Cadeias de suprimentos. Dada uma cadeia de suprimentos de fabricação de PCs, como o sistema pode ser operado a fim de reduzir os estoques totais e aumentar o nível de serviço do cliente? Centrais de atendimento (call centers). Dado um modelo de simulação de uma central de atendimento, como esta pode ser operada de modo a minimizar os custos do sistema (por exemplo: redução do número de agentes) e aumentar o nível de serviço (reduzir os tempos de espera)?

3 Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)Slide 3 Exemplo: Programação Linear

4 Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)Slide 4 Simulação e Otimização

5 Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)Slide 5 Planejamento de Experimentos (DOE)

6 Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)Slide 6 Comentários Finais A simulação e otimização é uma abordagem poderosa, mas que não substitui o analista Ainda consome muito tempo de computação e não há garantia do ótimo Dificuldade para lidar com variáveis qualitativas

7 Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)Slide 7 Sugestão de Leitura SIMULATION OPTIMIZATION WITH THE LINEAR MOVE AND EXCHANGE MOVE OPTIMIZATION ALGORITHM Leonardo Chwif et al. Proceedings of the 1999 Winter Simulation Conference Disponível no site Professor: em material para professores está disponibilizado um material para um painel integrado em sala de aula.


Carregar ppt "Modelagem e Simulação de Eventos Discretos – Chwif e Medina (2006)Slide 1 Prof. Afonso C. Medina Prof. Leonardo Chwif Simulação e Otimização Capítulo 7."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google