A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURAS PROTENDIDAS: - INTRODUÇÃO -PEÇAS E EQUIPAMENTOS - TÉCNICAS E PROCESSOS -PRÁTICA / VISITA ESTRUTURAS PROTENDIDAS: - INTRODUÇÃO -PEÇAS E EQUIPAMENTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURAS PROTENDIDAS: - INTRODUÇÃO -PEÇAS E EQUIPAMENTOS - TÉCNICAS E PROCESSOS -PRÁTICA / VISITA ESTRUTURAS PROTENDIDAS: - INTRODUÇÃO -PEÇAS E EQUIPAMENTOS."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURAS PROTENDIDAS: - INTRODUÇÃO -PEÇAS E EQUIPAMENTOS - TÉCNICAS E PROCESSOS -PRÁTICA / VISITA ESTRUTURAS PROTENDIDAS: - INTRODUÇÃO -PEÇAS E EQUIPAMENTOS - TÉCNICAS E PROCESSOS -PRÁTICA / VISITA

2 O QUE É CONCRETO PROTENDIDO, OU MELHOR, O QUE É PROTENSÃO ?

3 PROTENSÃO: PRO = PREFIXO GREGO, DESIGNA ANTERIORIDADE TENSÃO = FORÇA ELÁSTICA

4 DEFINIÇÃO: PROTENSÃO É UM ARTIFÍCIO QUE CONSISTE EM INTRODUZIR NUMA ESTRUTURA UM ESTADO PRÉVIO DE TENSÕES CAPAZ DE MELHORAR SUA RESISTÊNCIA OU O SEU COMPORTAMENTO.

5 UM EXEMPLO VISUAL: A FILA DE LIVROS APOIADA

6 ALGUNS EXEMPLOS COTIDIANOS: - O ARO DE UMA BICICLETA - UM BARRIL DE MADEIRA - UMA RODA DE CARROÇA - CONCRETO PROTENDIDO ALGUNS EXEMPLOS COTIDIANOS: - O ARO DE UMA BICICLETA - UM BARRIL DE MADEIRA - UMA RODA DE CARROÇA - CONCRETO PROTENDIDO

7 O CONCRETO É UM MATERIAL QUE RESISTE MUITO BEM A ESFORÇOS DE COMPRESSÃO

8 PORÉM SUA RESISTÊNCIA A TRAÇÃO É PRATICAMENTE DESPREZÍVEL ( NA ORDEM DE 10% DE SUA COMPRESSÃO)

9 A PROTENSÃO APLICADA AO CONCRETO CONSISTE EM DESLOCAR A FAIXA DE TRABALHO DO CONCRETO PARA O ÂMBITO DAS COMPRESSÕES, ONDE ELE É MUITO EFICIENTE.

10 COMPARAÇÃO CONCRETO PROTENDIDO X CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL

11 PORTANTO: - O CONCRETO PROTENDIDO REDUZ AS QUANTIDADES DE AÇO E CONCRETO, ISSO DEVIDO AO EMPREGO MAIS EFICIENTE DESSES MATERIAIS.

12 - O CONCRETO PROTENDIDO PERMITE VENCER VÃOS BEM MAIORES, E PARA UM MESMO VÃO PERMITE REDUZIR A ALTURA NECESSÁRIA DA VIGA. ISSO DECORRE DA DIMINUIÇAO DO PESO PRÓPRIO DO CONCRETO E DA MAIOR EFICIÊNCIA QUANDO COMPRIMIDO.

13 - O CONCRETO PROTENDIDO REDUZ EM GERAL AS INCIDÊNCIAS DE FISSURAS NAS PEÇAS, POIS AS MESMAS PERMANECEM COMPRIMIDAS.

14 DURANTE A OPERAÇÃO DE PROTENSÃO A PEÇA É SUBMMETIDA A TENSÕES SUPERIORES ÀS QUE PODERÃO OCORRER DURANTE TODA SUA VIDA DE TRABALHO, PORTANTO ELA É TESTADA ANTES DE RECEBER AS CARGAS DE SERVIÇO.

15 VERIFICA-SE QUE A PARA UMA MESMA SEÇÃO, A PROTENSÃO PERMITE DOBRAR O MOMENTO RESISTENTE DA PEÇA. PORTANTO, DOBRANDO-SE O fck DESSA PEÇA, A SEÇÃO PROTENDIDA RESISTIRÁ ATÉ 4 VEZES MAIS QUE A MESMA EM CONCRETO ARMADO COMUM

16

17 DESVANTAGENS EM RELAÇÃO AO CONCRETO CONVENCIONAL

18 O CONCRETO DE MAIOR RESISTÊNCIA EXIGE MELHOR CONTROLE DE EXECUÇÃO. OS ESFORÇOS DA PROTENSÃO JÁ DENUNCIAM A MÁ EXECUÇÃO DA CONCRETAGEM.

19 OS AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA EXIGEM CUIDADOS ESPECIAIS DE PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO, SENDO ASSIM EXIGE MUITO CUIDADO NA SUA EXECUÇÃO.

20 - AS OPERAÇÕES DE PROTENSÃO EXIGEM EQUIPAMENTO E PESSOAL ESPECIALIZADOS; - A COLOCAÇÃO DO CABOS DEVE SER FEITA COM PRECISÃO CONFORME OS CÁLCULOS

21 DE UM MODO GERAL, AS CONSTRUÇÕES PROTENDIDAS EXIGEM ATENÇÃO E CONTROLES SUPERIORES AOS NECESSÁRIOS PARA O CONCRETO ARMADO COMUM.


Carregar ppt "ESTRUTURAS PROTENDIDAS: - INTRODUÇÃO -PEÇAS E EQUIPAMENTOS - TÉCNICAS E PROCESSOS -PRÁTICA / VISITA ESTRUTURAS PROTENDIDAS: - INTRODUÇÃO -PEÇAS E EQUIPAMENTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google