A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiência de Reynolds

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiência de Reynolds"— Transcrição da apresentação:

1 Experiência de Reynolds

2 Nesta experiência evocamos os seguintes conceitos:
escoamento incompressível e em regime permanente; escoamento laminar, transição e turbulento; diâmetro hidráulico; classificação do escoamento incompressível em regime permanente em função do número de Reynolds; vazão (Q); velocidade média do escoamento (v); equação da continuidade.

3 Na simulação da experiência de Reynolds, objetivamos visualizar e comparar os tipos de escoamentos incompressíveis, a partir dos dados obtidos no laboratório com os estabelecidos pelo próprio Reynolds, que hoje sofreram pequenas alterações em seus limites.

4 Esquema para a experiência

5 Procedimento para execução da experiência
Abrirmos bem pouco a torneira controladora da vazão e notamos através do tubo transparente, que o permanganato de potássio formará um filete continuo, que caracteriza o escoamento laminar. Ao continuarmos abrindo a torneira, o filete começará a ondular caracterizando o escoamento de transição. Quando a perturbação tornar-se mais intensa, teremos o escoamento turbulento.

6 Reynolds observou que o fenômeno estudado dependia das seguintes variáveis:

7 Através da análise dimensional obteve o número de Reynolds e observou:

8 Hoje se considera:

9 Para comprovação do observado por Reynolds, devemos determinar inicialmente a vazão do escoamento. Esta determinação será feita através da torneira, ou seja, cronometrando-se o tempo gasto para se recolher um certo volume d’água num tubo graduado, como mostra a figura do próximo slide.

10 Determinação da vazão:

11 Através da vazão (Q) e pela equação da continuidade, calculamos a velocidade média do escoamento na seção transversal do tubo de vidro transparente, onde o seu diâmetro interno é igual a 10 mm.

12 Com a velocidade média do escoamento pode-se calcular o número de Reylnolds

13 Tabela de resultados

14 Escoamento laminar visualizado:

15 Escoamento turbulento visualizado:


Carregar ppt "Experiência de Reynolds"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google