A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Domínio BACTÉRIA Bactérias Cianobactérias. Caracterização geral: 1 – Organismos com organização celular – Procariótica 2 – São unicelulares, podendo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Domínio BACTÉRIA Bactérias Cianobactérias. Caracterização geral: 1 – Organismos com organização celular – Procariótica 2 – São unicelulares, podendo."— Transcrição da apresentação:

1 Domínio BACTÉRIA Bactérias Cianobactérias

2

3

4 Caracterização geral: 1 – Organismos com organização celular – Procariótica 2 – São unicelulares, podendo formar colônias. 3 – Estrutura básica é formada por: parede celular (peptidioglicano), membrana plasmática, DNA em uma região citoplasmática chamada nucleóide.

5 Bactérias

6

7 O TAMANHO, A FORMA E O ARRANJO DA CÉLULA BACTERIANA 1. A maioria das bactérias tem de 0,2-2,0 m de diâmetro e de 2-8 m de comprimento. 2. As três formas bacterianas básicas são cocos (esferas), bacilos (bastões) e espirais. 3. As bactérias pleomórficas podem assumir várias formas.

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19 ESTRUTURAS EXTERNAS À PAREDE CELULAR Glicocálice 1. O glicocálice (cápsula, camada viscosa ou polissacarídeo extracelular) é um polissacarídeo gelatinoso e/ou revestimento polipeptídico. 2. As cápsulas podem proteger os patógenos da fagocitose. 3. As cápsulas permitem a adesão a superfícies, impedem o ressecamento e podem fornecer nutrientes.

20

21

22 Flagelos 1. São apêndices filamentosos relativamente longos consistindo de um filamento, alça e corpo basal. 2. Os flagelos procarióticos rotam para empurrar a célula. 3. As bactérias móveis apresentam taxia; a taxia positiva é um movimento em direção a um atraente, e taxia negativa é um movimento para longe de um repelente. 4. Proteína flagelar (H) atua como um antígeno.

23

24

25 Filamentos Axiais 1. As células espirais que se movem por meio de um filamento axial (endoflagelo) são denominados espiroquetas. 2. Os filamentos axiais são similares aos flagelos, exceto que eles se enovelam em torno da célula.

26 Fímbrias e Pili 1. São apêndices curtos e delgados. 2. As fímbrias auxiliam as células a aderirem às superfícies. 3. Os pili unem as células para a transferência de DNA de uma célula para outra.

27

28

29 PAREDE CELULAR Composição e Características 1. Circunda a membrana plasmática e protege a célula das alterações na pressão de água. 2. Consiste de peptídeoglicana, um polímero composto de NAG e NAM e cadeias curtas de aminoácidos. 3. A penicilina interfere com a síntese de peptídeoglicana. 4. As paredes celulares gram (+) consistem de muitas camadas e também contém ácidos teicóicos.

30

31

32 5. As bactérias gram (-) possuem uma membrana externa de lipoproteína-lipopolissacarídeo-fosfolipídeo (LPS), circundando uma fina camada de peptídeoglicana. 6. A membrana externa protege a célula da fagocitose e da penicilina, lisozima e outras substâncias químicas. 7. As porinas são proteínas que permitem às moléculas pequenas passar através da membrana externa; proteínas específicas permitem que outras moléculas se movam através da membrana externa. 8. O componente lipopolissacarídeo da membrana externa consiste de açúcares (polissacarídeos O) que atuam como antígenos e de lipídeo A, que é uma endotoxina.

33

34

35 ESTRUTURAS INTERNAS À PAREDE CELULAR Membrana Plasmática (citoplasmática) 1. Reveste o citoplasma e é uma camada dupla de fosfolipídeo com proteína (modelo do mosaico fluído). 2. É seletivamente permeável. 3. Conduzem enzimas para reações metabólicas, como a de degradação dos nutrientes, a produção de energia e a fotossíntese. 4. Os mesossomos, dobras irregulares da membrana plasmática, são agora considerados artefatos. 5. As membranas plasmáticas podem ser destruídas por álcoois e polimixinas.

36

37 Inclusões 1. São depósitos de reserva encontrados nas células procarióticas e eucarióticas. 2. Entre as inclusões encontradas nas bactérias estão os grânulos metacromáticos, de polissacarídeos, inclusões lipídicas, grânulos de enxofre, vacúolos de gás, etc. Endosporos 1. São estruturas de repouso, formadas por algumas bactérias para a sobrevivência durante condições ambientais adversas. 2. O processo de formação de endosporos é denominado esporulação;o retorno de um endosporo ao seu estado vegetativo é denominado germinação.

38

39

40

41

42

43

44 Staphylococcus aureus

45 Bacillus anthracis

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57 Impetigo S.aureus

58 S.pyogenes

59

60

61

62

63 Principais agentes bacterianos causadores de IH Principais bactérias causadoras de infecções Pseudomonas sp 19,8% Klebsiella sp 18,1% Staphylococcusaureus 18,1% E. colie outras entéricas 15%

64

65

66

67

68

69 CIANOBACTÉRIAS

70

71 Cianobactéria - fóssil Cianobactéria - atual

72

73

74

75

76

77

78

79 Toxinas produzidas por cinaobactérias Microcistinas – hepatotóxicas ( encontradas em várias espécies em todo o planeta); Nodularin - primeira toxina descoberta de cianobactéria – causou a morte dediversos peixes em um lago na Austrália em 1878; Anatoxinas – Alcalóide neurotóxico; Saxitoxinas – alcalóide neurotóxico utilizado como veneno por pescadores; Cylindropermopsinas – hepatotóxica, causando a morte de grandes organismos; Aplysiatoxina – causa inflamação na pele e pode promover o desenvolvimento de tumores ;


Carregar ppt "Domínio BACTÉRIA Bactérias Cianobactérias. Caracterização geral: 1 – Organismos com organização celular – Procariótica 2 – São unicelulares, podendo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google