A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nas últimas aulas de Produção de textos, temos enfatizado a questão do parágrafo-padrão e seu tópico frasal como mantenedores da organização textual. Também.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nas últimas aulas de Produção de textos, temos enfatizado a questão do parágrafo-padrão e seu tópico frasal como mantenedores da organização textual. Também."— Transcrição da apresentação:

1 Nas últimas aulas de Produção de textos, temos enfatizado a questão do parágrafo-padrão e seu tópico frasal como mantenedores da organização textual. Também seguimos o passo a passo da confecção de um parágrafo-padrão, desde seu esquema-rascunho até a elaboração propriamente dita. Depois disso, organizamos um parágrafo seguindo a coerência na apresentação de suas ideias. E desmembramos exemplos de parágrafo-padrão a fim de estudarmos o seu desenvolvimento a partir do tópico frasal e os recursos coesivos empregados.

2 Vamos a alguns modelos de parágrafo-padrão a partir dos dados apresentados pela proposta. a)Segurança pública no Brasil (para desenvolver este parágrafo, é imprescindível que seja mencionado que se trata de uma questão brasileira, não num âmbito generalizado. Além disso, seria interessante se basear nos textos de apoio de propostas anteriores para ajudar a fazer inferências). b)Sistema carcerário brasileiro (lembrando que, para elaborar uma redação vestibulável, os direitos humanos devem SEMPRE ser respeitados).

3 A segurança pública é uma das maiores preocupações da população brasileira (2), que se vê em meio a uma dupla tirania. De um lado, policiais (3) mal-remunerados sendo seduzidos pela possibilidade de enriquecimento fácil ao se aliarem a grupos criminosos e chefes do tráfico. De outro, bandidos que submetem a sociedade ao convívio com a violência, assassinatos, estupros e outras formas brutais, física e moralmente, de subverter a ordem. O que perpetua tal situação é, sobretudo, o falho sistema judiciário (6) que, ao invés de inspirar riscos à atividade criminosa e ao criminoso em potencial, inspira impunidade. Coesão por pronome: que = a qual = a população brasileira Ideia principal a ser desenvolvida: pressupõe um paralelo entre dois elementos Introdução ao primeiro elemento Primeiro elemento Explica por que os policiais podem ser considerados tiranos Introdução ao segundo elemento Segundo elemento Associação: retoma a situação de dupla tirania


Carregar ppt "Nas últimas aulas de Produção de textos, temos enfatizado a questão do parágrafo-padrão e seu tópico frasal como mantenedores da organização textual. Também."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google