A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Senadores Cavaleiros Plebeus Latinos Estrangeiros Libertos Escravos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Senadores Cavaleiros Plebeus Latinos Estrangeiros Libertos Escravos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Senadores Cavaleiros Plebeus Latinos Estrangeiros Libertos Escravos

3 Grupos sociais SenadoresProvinham das famílias mais ricas e influentes e constituíam, ao lado dos cavaleiros, a aristocracia romana. Cidadão CavaleirosRicos proprietários e comerciantes. Podiam ser governadores de província e comandantes de Legião. Cidadão PlebeusTodos os cidadão nascidos livres, exceto senadores e cavaleiros. Cidadão LatinosCidadãos nascidos livres fora de Roma, mas na Península Itálica. Cidadão EstrangeirosHabitantes livres de regiões do Império fora da Itália. Não Cidadão LibertosEx-escravos, geralmente desprezados pelas classes superiores, mas que podiam ser cidadãos. Cidadão ou Não Cidadão EscravosPropriedades de seus donos, não possuíam quaisquer direitos. Não Cidadão

4 Cidadania: A cidadania concedia uma série de direitos garantidos pela Res publica, sendo o mais importante o direito de propriedade.

5 Édito de Caracala: Édito que concede cidadania a todos (exceção dos escravos) os habitantes do Império (212 d.C.); Motivos: angariar popularidade, sobretudo entre as camadas inferiores da sociedade e tentar acalmar um pouco a crise social.

6 Cidade romana: Rede de estradas e avenidas; Grandes obras públicas, desde obras para embelezamento até obras para festas, manifestações cívicas e políticas; Teatros e anfiteatros; Termas; População eminentemente rural; População das cidades não chegava a 10% da população do Império.

7 Vida cotidiana: Sociedade patriarcal: toda a autoridade concentrada na figura do pater familias, figura em torno da qual se estruturava a família romana (extensa). Política do pão e circo.


Carregar ppt "Senadores Cavaleiros Plebeus Latinos Estrangeiros Libertos Escravos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google