A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A física é uma ciência experimental A teoria só é valida se apresenta coerência com as observações realizadas na natureza e no laboratório. Copyright ©

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A física é uma ciência experimental A teoria só é valida se apresenta coerência com as observações realizadas na natureza e no laboratório. Copyright ©"— Transcrição da apresentação:

1 A física é uma ciência experimental A teoria só é valida se apresenta coerência com as observações realizadas na natureza e no laboratório. Copyright © Prof Gustavo Todos os direitos reservados. Depois de Galileu não se convence mais as pessoas apenas com discursos persuasivos! "Então você não fez uma centena de testes ou, pelo menos, um? E com tanta facilidade afirma que isso é certo?"

2 MEDIDASMEDIDAS Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados. COMO OBTER E REPRESENTAR O MELHOR RESULTADO EXPERIMENTAL PARA UMA GRANDEZA? Fazer várias medidas e determinar a média!...e a margem de erro?

3 Pg. 06MEDIDASMEDIDAS COMPARÁ-LA Medir uma grandeza é COMPARÁ-LA com outra (de mesma espécie) tomada como PADRÃO. Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados. O que significa MEDIR uma grandeza?

4 MEDIDASMEDIDAS Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados. MEDIR COMPARAR MEDIR é COMPARAR

5 TIPOS DE MEDIDA DIRETA ; INDIRETA; INSTRUMENTAL. Pg. 06

6 TIPOS DE MEDIDA DIRETA comparação com um padrão.

7 obtida com auxílio de uma relação matemática entre outras medidas TIPOS DE MEDIDA INDIRETA S t

8 a medida altera o estado do aparelho (ponteiro ou display digital) TIPOS DE MEDIDA INTRUMENTAL

9 TIPOS DE MEDIDA DIRETA ; INDIRETA; INSTRUMENTAL.

10 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Pg. 07

11 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS DUVIDOSO 01 1,2 3 Tenho certeza! cmcm Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados. Qual é o valor correto desta medida? Tenho certeza! 1 2

12 TEORIA DOS ERROS 01 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS (A.S.) São todos aqueles algarismos que sabemos estarem corretos, MAIS O PRIMEIRO ALGARISMO DUVIDOSO. 1,05 cm = 0,0105m = 10,5mm NÃO HÁ relação entre ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e o NÚMERO DE CASAS DECIMAIS depois da vírgula. Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados. Quantos Algarismos Significativos (A.S.)?

13 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS TEORIA DOS ERROS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS NÃO HÁ relação entre ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e O NÚMERO DE CASAS depois da vírgula 01 1,00 cm = 0,000100km = 10,0mm 1, 0 0 unidades Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados.

14 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS Portanto, do ponto de vista da ciência experimental, pois indicam resultados experimentais obtidos com diferentes instrumentos de medida cm0.50 cm Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados.

15 ..então...como realizar uma medida correta?

16 Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados....bem, como TODAS medidas apresentam alguma margem de erro, devo realizar várias medidas, todas elas com atenção e cuidado. Pg. 10

17 Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados....e depois disso?

18 Teoria dos Erros Vm 2 Dado um conjunto de medidas de uma mesma grandeza : ( X 1, X 2, X 3,..., X n ) Como se calcula o valor médio de um conjunto de medidas? Como se calcula a margem de erro do conjunto de medidas? Como se apresenta o resultado? Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados.

19 Valor Médio ( ) MÉDIA DAS MEDIDAS N XXX... N21 X Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados. NÃO PODE SER ARREDONDADO!! Este traço acima da letra indica média entre várias medidas!

20 Margem de Erro

21 DESVIO ABSOLUTO ( d i ) DIFERENÇA ABSOLUTA ENTRE O VALOR MÉDIO E O VALOR DA MEDIDA Em MÓDULO (valor positivo) Um desvio absoluto para cada medida! Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados. NÃO PODE SER ARREDONDADO!!

22 DESVIO MÉDIO ( ) Média dos desvios absolutos Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados. NÃO PODE SER ARREDONDADO!!

23 RESULTADO FINAL unidades H = (174 ± 3) cm H= (1,74 ± 0,03) m Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados. Valor Médio da medida Margem de erro EXEMPLO VALOR MÉDIO 174cm - DESVIO MÉDIO 3cm Pg. 10

24 RESULTADO FINAL unidades Prof.Gustavo.Copyright ©. Todos os direitos reservados. lição Este é aproximado Regra de aproximação Se o primeiro A.S. do DESVIO MÉDIO for 1 ou 2, arredondar o DESVIO MÉDIO com DOIS A.S. Se o primeiro A.S. do DESVIO MÉDIO for MAIOR do que 2, arredondar o DESVIO MÉDIO com apenas UM A.S. DEPOIS DE ARREDONDAR O DESVIO MÉDIO DEVE-SE ARREDONDAR TODOS OS RESULTADOS COM O MESMO NÚMERO DE CASAS DECIMAIS DO VALOR MÉDIO ARREDONDADO!

25 MEDIDAh (cm) 15,22 25,23 35,22 soma15,67 média5, d(cm) 0, , , , , Se o primeiro A.S. do DESVIO MÉDIO for MAIOR do que 2, arredondar o DESVIO MÉDIO com apenas UM A.S.

26 LIÇÃO DE CASA Apostila: Teoria dos erros ler pgs 5 a 11 resolver os exercícios propostos 1 a 8.


Carregar ppt "A física é uma ciência experimental A teoria só é valida se apresenta coerência com as observações realizadas na natureza e no laboratório. Copyright ©"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google