A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A física é uma ciência experimental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A física é uma ciência experimental"— Transcrição da apresentação:

1 A física é uma ciência experimental
Fazer uma experiência nada mais é do que reproduzir um fenômeno natural, sob condições controladas, propiciando a realização de medidas. Copyright ©  Prof Gustavo     Todos os direitos reservados.  

2 MEDIDAS MEDIR é COMPARAR
Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

3 TIPOS DE MEDIDA DIRETA INDIRETA INSTRUMENTAL

4 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS (A.S.)
São todos aqueles algarismos que sabemos estarem corretos, MAIS O PRIMEIRO ALGARISMO DUVIDOSO.

5 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
Portanto, do ponto de vista da ciência experimental, pois indicam resultados experimentais obtidos com diferentes instrumentos de medida. 1 0.5 cm 0.50 cm Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

6 Erros experimentais Medidas experimentais
Sempre sujeitas a imperfeições → erros Limitações dos instrumentos Influências do meio ambiente Cuidados do experimentador O valor verdadeiro da grandeza é, em geral, desconhecido Erro é a diferença entre o valor verdadeiro e o valor medido O erro também é, em geral, desconhecido Incerteza experimental (DESVIO) É a melhor estimativa possível do erro da medida (MARGEM DE ERRO)

7 ...na prática Erro e desvio assumem o mesmo significado.
(embora tecnicamente sejam diferentes)

8 Tipos de erros Estatísticos (Acidentais ou fortuitos)
Caráter aleatório Pode-se minimizar repetindo-se a medida várias vezes Sistemáticos (ou tendenciosos) Calibração de instrumentos, ambiente, etc. Grosseiros Mau uso do instrumento, desatenção, etc. Teóricos Desprezar atritos, perda de calor, etc.

9 Então, para obter uma medida correta, deve-se realizar várias medidas, todas elas com atenção e cuidado. Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

10 NÃO PODE SER ARREDONDADO!!
Valor Médio ( ) MÉDIA DAS MEDIDAS X ... N 2 1 + X = N NÃO PODE SER ARREDONDADO!! Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados.

11 DESVIO ABSOLUTO ( di ) Em MÓDULO (valor “positivo”)
DIFERENÇA ABSOLUTA ENTRE O VALOR MÉDIO E O VALOR DA MEDIDA Em MÓDULO (valor “positivo”) Um desvio absoluto para cada medida! Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados. NÃO PODE SER ARREDONDADO!!

12 NÃO PODE SER ARREDONDADO!!
DESVIO MÉDIO ( ) Média dos desvios absolutos Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados. NÃO PODE SER ARREDONDADO!!

13 H = (174 ± 3) cm H= (1,74 ± 0,03) m RESULTADO FINAL
unidades Valor Médio da medida Margem de erro H = (174 ± 3) cm H= (1,74 ± 0,03) m Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados. lição

14 Este é aproximado Regra de aproximação
RESULTADO FINAL unidades Este é aproximado Regra de aproximação Se o primeiro A.S. do DESVIO MÉDIO for 1 ou 2, arredondar o DESVIO MÉDIO com DOIS A.S. Se o primeiro A.S. do DESVIO MÉDIO for MAIOR do que 2, arredondar o DESVIO MÉDIO com apenas UM A.S. Prof.Gustavo. Copyright © . Todos os direitos reservados. lição

15 Respostas Ex1 10,99 2,239 20 16 2.10³ Ex3 Ex2    9 25 6,5 .10²

16 Ex 4 1º A.S. é menor do que 2 h) Como a densidade do material é maior do que 1g/cm3, ele NÃO flutuaria na água. i) Na teoria dos erros, O valor médio só é valido para um conjunto de medidas de uma mesma grandeza. Portanto, NÃO seria correto calcular a massa média nem uma aresta média, pois foram medidas para objetos de tamanhos diferentes.

17 EX. 5 EX. 6 ou h = 88,4cm ± 0,6%

18

19 100 N


Carregar ppt "A física é uma ciência experimental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google