A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MID Mapa da Inclusão Digital no Brasil. O que é o MID? É uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para avaliar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MID Mapa da Inclusão Digital no Brasil. O que é o MID? É uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para avaliar."— Transcrição da apresentação:

1 MID Mapa da Inclusão Digital no Brasil

2 O que é o MID? É uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para avaliar as iniciativas da inclusão digital no país por parte de agentes públicos e privados. É uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para avaliar as iniciativas da inclusão digital no país por parte de agentes públicos e privados.

3 Objetivo Localizar os programas e seus respectivos pontos de inclusão digital (PIDs) existentes nos municípios brasileiros. Localizar os programas e seus respectivos pontos de inclusão digital (PIDs) existentes nos municípios brasileiros.

4 E o que é um PID? São locais dotados de computadores para acesso gratuito ou pago, conectados, ou não, à Internet. Proporcionam o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio do acesso a informação, criação de conteúdos, entretenimento e comunicação com outras pessoas. Os PIDs incluem telecentros, infocentros, lan houses, cibercafés, centros de inclusão digital, laboratórios de informática em escolas públicas e projetos de extensão em instituições relacionados a inclusão digital. São locais dotados de computadores para acesso gratuito ou pago, conectados, ou não, à Internet. Proporcionam o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio do acesso a informação, criação de conteúdos, entretenimento e comunicação com outras pessoas. Os PIDs incluem telecentros, infocentros, lan houses, cibercafés, centros de inclusão digital, laboratórios de informática em escolas públicas e projetos de extensão em instituições relacionados a inclusão digital.

5 A pesquisa O MID dividiu suas atividades em 02 etapas: O MID dividiu suas atividades em 02 etapas: 1ª etapa: coleta de dados junto às iniciativas;1ª etapa: coleta de dados junto às iniciativas; 2ª etapa: atualização e validação dos dados coletados e fidelização dos PIDs.2ª etapa: atualização e validação dos dados coletados e fidelização dos PIDs. 2 Retirada das duplicações 3 Validação / atualização dos dados 4 Fidelização dos PIDs 1 Coleta de dados (iniciativas/ Internet)

6 A 1ª etapa Foram coletados PIDs em 108 iniciativas. As iniciativas e PIDs foram categorizados em: Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal, Terceiro Setor e Universidade. Foram coletados PIDs em 108 iniciativas. As iniciativas e PIDs foram categorizados em: Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal, Terceiro Setor e Universidade.

7 Nº de PIDs por categoria

8 A 2ª etapa – retirada das duplicações Início da 2ª etapa; Início da 2ª etapa; Duplicações ocorrem quando duas ou mais iniciativas se aliam para a implementação de 1 único PID, ocorrendo sobreposições; Duplicações ocorrem quando duas ou mais iniciativas se aliam para a implementação de 1 único PID, ocorrendo sobreposições; NÃO retira os PIDs de suas iniciativas; NÃO retira os PIDs de suas iniciativas; Foram descartados 900 PIDs; Foram descartados 900 PIDs; Destes, há sobreposições, principalmente, entre GESAC, ProInfo e Comunidade Digital Telemar; Destes, há sobreposições, principalmente, entre GESAC, ProInfo e Comunidade Digital Telemar; Há dados duplicados nos programas TIN/MDIC e GESAC, entre outros. Há dados duplicados nos programas TIN/MDIC e GESAC, entre outros.

9 A 2ª etapa – a validação Após a retirada das duplicações; Após a retirada das duplicações; Dados coletados em 2006 serão atualizados, corrigidos e/ou completados pelos próprios PIDs; Dados coletados em 2006 serão atualizados, corrigidos e/ou completados pelos próprios PIDs; Amapá, Maranhão, Ceará e Distrito Federal são os primeiros estados em processo de validação; Amapá, Maranhão, Ceará e Distrito Federal são os primeiros estados em processo de validação; Número Identificador Único. Número Identificador Único.

10 A 2ª etapa – novos dados Nova categoria: Empresas (Lan Houses/ Cibercafés e empresas de Responsabilidade Social); Nova categoria: Empresas (Lan Houses/ Cibercafés e empresas de Responsabilidade Social); A coleta de Lan Houses/Cibercafés está em andamento. A coleta de Lan Houses/Cibercafés está em andamento.

11 A 2ª etapa – novos dados Nº de PIDs em 2007: Nº de PIDs em 2007: Governo Federal: Governo Federal: Terceiro Setor: 3.646Terceiro Setor: Governo Estadual: 2.435Governo Estadual: Governo Municipal: 1.975Governo Municipal: Universidade: 80Universidade: 80 Empresas: 05Empresas: 05 TOTAL:TOTAL:

12 Comparativo de PIDs por categoria – 2005, 2006 e 2007

13 A 2ª etapa – novos dados Os números atribuídos à 2007 são referentes à coleta pela equipe MID na Internet, no período entre maio e julho do mesmo ano. O cadastro no sistema dos novos PIDs encontrados está em andamento. Cabe ressaltar que NOVOS PIDs não significa que eles foram inaugurados recentemente, mas sim que não foram contemplados pela pesquisa anteriormente. Portanto, são novos no Mapa. Os números atribuídos à 2007 são referentes à coleta pela equipe MID na Internet, no período entre maio e julho do mesmo ano. O cadastro no sistema dos novos PIDs encontrados está em andamento. Cabe ressaltar que NOVOS PIDs não significa que eles foram inaugurados recentemente, mas sim que não foram contemplados pela pesquisa anteriormente. Portanto, são novos no Mapa.

14 A 2ª etapa – novos dados Assim, ainda não é possível definir com exatidão o número de PIDs existentes na base considerando a retirada das duplicações, pois nem todos os novos PIDs encontrados foram inseridos no sistema. Assim, ainda não é possível definir com exatidão o número de PIDs existentes na base considerando a retirada das duplicações, pois nem todos os novos PIDs encontrados foram inseridos no sistema.

15 A 2ª etapa – fidelização A fidelização é o momento no qual os PIDs manterão atualizadas as suas informações no Mapa. A fidelização é o momento no qual os PIDs manterão atualizadas as suas informações no Mapa.

16 Produtos do MID Sismid; Sismid; Banco de Dados; Banco de Dados; Portal de Inclusão Digital; Portal de Inclusão Digital; Mapa; Mapa; Glossário de Inclusão Digital; Glossário de Inclusão Digital; Repositório de Inclusão Digital; Repositório de Inclusão Digital; Sistema OAI-PMH. Sistema OAI-PMH.

17 O Sismid / Banco de Dados O Sistema de Apoio ao Mapa da Inclusão Digital (Sismid) possui recursos de geração de relatórios com todos os dados de um PID. Este sistema pode recuperar de maneira rápida e simples as informações cadastradas; O Sistema de Apoio ao Mapa da Inclusão Digital (Sismid) possui recursos de geração de relatórios com todos os dados de um PID. Este sistema pode recuperar de maneira rápida e simples as informações cadastradas; O Banco de Dados reúne todas as informações coletadas pela pesquisa. O Banco de Dados reúne todas as informações coletadas pela pesquisa.

18 O Portal de Inclusão Digital O Portal divulga informações e conteúdos para download sobre o tema de ID, sobre o MID e sobre Aprendizagem Informacional. O Portal divulga informações e conteúdos para download sobre o tema de ID, sobre o MID e sobre Aprendizagem Informacional.Portal

19 O Mapa O Mapa da Inclusão Digital no Brasil é acessado por meio do Portal e disponibiliza informações armazenadas no banco de dados para acesso público, bem como informações acerca da própria pesquisa. O Mapa da Inclusão Digital no Brasil é acessado por meio do Portal e disponibiliza informações armazenadas no banco de dados para acesso público, bem como informações acerca da própria pesquisa.Mapa da Inclusão Digital no BrasilMapa da Inclusão Digital no Brasil

20 O TIN/MDIC no Mapa Considerando os quantitativos levantados pelo MID (2006/2007), o programa de inclusão digital do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior representa 918 PIDs do universo de Embora com grande representação, o programa TIN/MDIC tem apresentado resultados tímidos no andamento da validação de seus PIDs. Até o memento, o Sismid contabilizou 30 PIDs validados.

21 O Glossário de Inclusão Digital As especialistas Lígia Café e Marisa Bräscher coordenam a pesquisa do Glossário, pretendendo definir e divulgar conceitos, termos e palavras amplamente utilizados na área de Inclusão Digital. As especialistas Lígia Café e Marisa Bräscher coordenam a pesquisa do Glossário, pretendendo definir e divulgar conceitos, termos e palavras amplamente utilizados na área de Inclusão Digital.

22 O Repositório de Inclusão Digital Utiliza a ferramenta DSpace para referenciamento e disponibilização de fontes de informação relacionadas ao tema. Até o momento, as fontes são: Utiliza a ferramenta DSpace para referenciamento e disponibilização de fontes de informação relacionadas ao tema. Até o momento, as fontes são: 1. Relatórios; 2. Livros e Artigos; 3. Revistas; 4. Teses e Dissertações; 5. Manuais, Cartilhas e Guias; 6. Sites; 7. Multimídias.

23 OAI-PMH BD

24 OAI-PMH Sistemas distribuídos de BD; Sistemas distribuídos de BD; Coleta de metadados atualizados permanentemente; Coleta de metadados atualizados permanentemente; Metadados compartilhados; Metadados compartilhados; Visibilidade a todos os cooperantes. Visibilidade a todos os cooperantes.

25 E o papel do Ibict? O Ibict atua como organizador de redes e serviços de informação. Também desenvolve soluções tecnológicas para que as organizações constituem suas próprias bases de dados. O Ibict atua como organizador de redes e serviços de informação. Também desenvolve soluções tecnológicas para que as organizações constituem suas próprias bases de dados.

26 MID Emir José Suaiden Diretor do Ibict Cecília Leite Oliveira Coordenadora geral do Programa de Inclusão Social do IBICT Anaiza Caminha Gaspar Coordenadora técnica do projeto MID José Carlos Cordeiro da Costa Júnior Coordenador de Cooperação Nacional

27 MID Tadao Takahashi Consultor externo Maria Nazaré Freitas Pereira Consultora externa Claudine Bichara de Oliveira Consultora externa Carlos Alberto Afonso Consultor externo Mário Brandão Consultor externo

28 MID Adriana Mendes Fortes Jornalista Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima Analista da Informação Carolina Lucena Analista da Informação Déborah Proença Analista da Informação Eny Marcelino Analista da Informação

29 MID Jane Fontes Gadelha Programadora Marcio Henrique dos Santos Rosa Analista de Sistemas e Programador Marcos Sigismundo da Silva Programador Maria Elisa Mendonça Analista da Informação Ramón Martins Sodoma da Fonseca Web Designer e Programador


Carregar ppt "MID Mapa da Inclusão Digital no Brasil. O que é o MID? É uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para avaliar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google