A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL-INSS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL-INSS"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL-INSS
O INSS é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social, responsável pela operacionalização de serviços públicos e concessão de benefícios. TIPOS DE BENEFÍCIOS PREVIDÊNCIÁRIOS(contributivos e não contributivos) ASSISTENCIAIS ACORDOS INTERNACIONAIS BENEFÍCIOS DE ENCARGOS DA UNIÃO (Talidomida, Soldado da Borracha, Anistiados, Síndrome da Hemodiálise de Caruarú-PE)

2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO INSS
PRESIDÊNCIA INSS PFE CORR.GERAL AUD GER. DIROFL DRH DIRBEN DIRAT PFE-REG. CORR.REG AUD-REG PROC.SECC. GAB CGPGE CGTI GER GEX APS-DEM.JUD. APS APS-BENEF.INCAP

3 ESTRUTURA GERENCIAL E OPERACIONAL
5 Gerências Regionais – GER localizadas: em São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife e Distrito Federal, vinculadas diretamente à Presidência do INSS. 100 Gerências Executivas-GEX com estrutura gerencial no acompanhamento e monitoramento dos benefícios e serviços oferecidos. Rede de atendimento composta de Agências da Previdência Social – APS, e 75 Unidades Móveis, sendo 6 PREVbarcos.

4 CONTROLE E MONITORAMENTO
Coordenação Monitoramento PRINCÍPIO BÁSICO CARÁTER PREVENTIVO. Ação de antecipação de ocorrências de irregularidades; Sugere melhoria nos controles internos a nível de sistemas e normativos; CORREÇÃO DOS DESVIOS: Apurações de denuncias e indícios de irregularidades INSTRUMENTO AUXILIAR DE APOIO À GESTÃO. Atende a todos os órgãos de controle interno e externo:( TCU, CGU, SFC, MPU, AUD.GERAL a APE-GR)

5 OPERACIONALIZAÇÃO, CONCESSÃO E DA REVISÃO
Conforme disposto no art. 32 do Dec /95 o INSS é o órgão responsável pela operacionalização do reconhecimento de direito e da revisão legal, dos benefícios de prestação continuada da assistência social. A média mensal de requerimentos de BPC-LOAS a pessoas idosas e com deficiência, analisados e decididos, é de , considerando o período de janeiro a outubro/2006. A média mensal de benefícios concedidos é de a pessoa idosa e com deficiência, considerando o período de janeiro a outubro/2006.

6 Requerimentos decididos de BPC-LOAS efetuados em 2006, dados coletados até outubro-2006
67% 18% 82% 33% 82% 33% Fonte: Síntese, período pesquisado janeiro a outubro2006

7 benefícios da assistencial social emitidos no mês de outubro-2006, sendo RMV e BPC-LOAS total beneficiários valor mensal R$ ,23 (B11) (B12) (B30) (B40) (B88) 47% (B87) 53% Fonte: Sintese

8 REQUISITOS PARA CONCESSÃO DO BPC-LOAS:
PESSOA IDOSA: a) Idade mínima 65 anos comprovado por meio de documentos, como: certidão de nascimento ou casamento, entre outros; PESSOA COM DEFICIÊNCIA: a) comprovação da incapacidade para os atos da vida independente e para o trabalho, por meio da perícia médica do INSS; RENDA PER CAPITA: a) inferior a ¼ SM do grupo familiar, comprovado por meio de documentos elencados no Dec /95, e na falta destes será declarada em formulário próprio.

9 PROCEDIMENTOS PARA RECONHECIMENTO DO DIREITO DO BPC-LOAS:
PROTOCOLO DO REQUERIMENTO: Deve ser efetuado em qualquer Agência da Previdência Social – APS, ou pelas Unidades Móveis da Previdência Social, Para melhor conforto do interessado o requerimento do BPC-LOAS, poderá ser agendado pelo canal remoto (135); O requerimento traz um conjunto de informações por meio de formulário próprios e específicos; As informações de renda dos integrantes do grupo familiar constante da Declaração de Composição e Renda familiar, antes da decisão, serão confrontadas automaticamente com o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CINS e Sistema Único de Benefícios do INSS - SUB;

10 PROCEDIMENTOS PARA RECONHECIMENTO DO DIREITO DO BPC-LOAS:
após avaliado o critério renda per capita do grupo familiar, quando se trata de pessoa com deficiência, se este quesito for atendido legalmente, será encaminhado para exame médico pericial do INSS, avaliar se a deficiência do requerente o incapacita para o atos da vida independente e para o trabalho, e; em se tratando de pessoa idosa, o direito a concessão se dar pela comprovação da idade e renda per capita do grupo familiar.

11 PROCEDIMENTOS PARA RECONHECIMENTO DO DIREITO DO BPC-LOAS:
RSULTADO CONCLUSIVO DO REQUERIMENTO: O INSS, por determinação legal, terá 45 dias para processar o pagamento do benefício sob pena de fazê-lo com valores corrigidos monetariamente pela taxa SELIC, quando ultrapassar este período. Caso de requerimento DEFERIDO(concedido), será comunicado por carta ao beneficiário, o órgão pagador, e a data disponível do recebimento no banco; Caso o requerimento INDFERIDO(negado), será comunicado ao interessado por meio de carta, o amplo direito de defesa, abrindo prazo de 30 dias contado da ciência formal da decisão, para interposição de recurso, quando do inconformismo do interessado.

12 RECURSO E DEFESA: JUNTAS DE RECURSO DA PREVIDENCIA SOCIAL – JR/CRPS
Trata-se de órgão colegiado e autônomo, e sua composição está formada por integrantes da Sociedade Civil e do Governamental; DO RECURSO ÀS JUNTAS E CÃMARAS DE JULGAMENTO DO CRPS, : é direito do requerente após comunicação formal da decisão técnica do INDEFRIMENTO do pedido, quando o requerente não se conformar com a decisão; DA DEFESA: se dar em ato de revisão, quando a decisão for desfavorável ao beneficiário, que terá 10 dias corridos, para apresentar elementos de contestação, nesse período o benefício ficará ativo aguardando avaliação das provas apresentadas.

13 REVISÃO PREVISTA NO ART. 21 DA LOAS:
Revisão definida no art. 21 da Lei 8.742/93. cada 2 anos de manutenção o BPC-LOAS, deverá ser avaliado, para verificação das condições que deram origem a concessão permanece. consiste atualização dos dados cadastrais dos integrantes do grupo familiar e de sua renda per capita. Obedecendo a regência da legislação da época e avaliação da incapacidade para os atos da vida independente e para o trabalho, realizada pela perícia médica do INSS. a partir de agosto/2006, todas as informações coletadas na avaliação social referente a renda e o grupo familiar deverão ser cruzadas com informações do banco de dados do CNIS/PESNOM.

14 SUSPENSSÃO E CESSAÇÃO:
SUSPENSÃO: se dar em qualquer época, quando verificado que as condições que deram a concessão do benefício foram superadas; CESSAÇÃO: quando for comprovado óbito do beneficiário, irregularidade, fraude, má fé ou dolo; CESSAÇÃO/SISOBI: ferramenta de controle de benefícios, quando do falecimento do beneficiário e houver registro do óbito em Cartório;

15 BPC-LOAS “ AO INVÉS DE TER PENA DOS POBRES E ACABAR COM OS RICOS, DEVEMOS ACABAR IMPLACÁVELMENTE COM OS POBRES ELEVANDO O SEU PADRÃO DE VIDA” George Bernard Shaw

16 BPC - LOAS DIRETORIA DE BENEFÍCIOS COORDENAÇÃO GERAL DE BENEFÍCIOS
COORDENAÇÃO GERAL DE BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE DIVISÃO DE GERENCIAMENTO DE BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS Tel.: (61) - DEZEMBRO


Carregar ppt "INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL-INSS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google