A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO e-proinfo Educação sem distância EAD NA CAPACITAÇÃO DO PROINFO Secretaria de Educação da Distância Ministério da Educação Maria Elisabette Brisola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO e-proinfo Educação sem distância EAD NA CAPACITAÇÃO DO PROINFO Secretaria de Educação da Distância Ministério da Educação Maria Elisabette Brisola."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO e-proinfo Educação sem distância EAD NA CAPACITAÇÃO DO PROINFO Secretaria de Educação da Distância Ministério da Educação Maria Elisabette Brisola Brito Prado Docente da PUCSP Pesquisadora-Colaboradora do NIED-UNICAMP Maio de 2004

2 Propicia novas formas de ensinar e de aprender de ensinar e de aprender EAD desenvolvida por meio das mídias digitais Rompe com as restrições de espaço geográfico, podendo atingir um maior número de pessoas Concepção de EAD que privilegia as interações e o trabalho colaborativo

3 EAD requer um ambiente virtual de suporte para aprendizagem Como por exemplo: e-Proinfo Por que? organização administração comunicação Ambiente virtual é constituído por diversas ferramentas que permitem a organização e administração do curso, bem como a comunicação entre os participantes.

4 Organização: informações, conteúdos, atividades, referências Bibliográficas Administração: Cadastro, abrir curso, alocar turmas, definir perfil, criar temas, Acompanhamento estatístico Comunicação: debater idéias, compartilhar experiências, reflexões, questionamentos... (de forma assíncrona e síncrona) Tais como:

5 Ambiente virtual Design Educacional Viabiliza a criação - a identidade de um curso que atende as especificidades de propósitos, características da população e dos conteúdos envolvidos

6 Aprendizado contextualizado Contemplando o cotidiano destes profissionais Na formação de profissionais que atuam com a tecnologia na escola articulam Design Educacional baseado por princípios que articulam: Teoria e Prática Ensino e Aprendizagem Ação e Reflexão Individual e Coletivo Razão e Emoção

7 contextualizado mediação pedagógica EAD propicia o aprendizado contextualizado por meio da mediação pedagógica feita no ambiente virtualContextualização Ambiente virtual Ambiente virtualMediaçãoPedagógica Materiais Interação Atividades Concepção articuladora Ensino e Aprendizagem

8 Nesta perspectiva o ambiente virtual favorece: ao professor conhecer o aluno e acompanhar o seu processo de aprendizagem A trajetória do aluno fica registrada nos vários espaços do ambiente virtual. O aluno explicita seu processo de aprender via escrita. desenvolver o ensino por meio das recriações das situação de aprendizagem e de estratégias de mediação pedagógica

9 Dois exemplos de cursos de capacitação desenvolvidos por meio do ambiente virtual e-Proinfo Formação de gestores escolares e coordenadores para a gestão de tecnologias de informação e comunicação UFPA-SEDUC-PROINFO-SEED-MEC-PUCSP Projeto de Formação de Educadores para Integração de Tecnologias na Escola Curso - Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento Secretaria de Estado da Educação de Goiás Superintendência de Educação a Distância e continuada Gerência de Novas Tecnologia Parceria com a PUCSP

10 Exemplo - 1: Formação de gestores escolares e coordenadores para a gestão de tecnologias de informação e comunicação Coordenadores: Profas. Maria Elizabeth B. de Almeida e Myrtes Alonso 340 cursistas 340 cursistas da região norte ( diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógico e coordenadores) 14 turmas (10 professores–doutores: 9 PUCSP e 1 UFPA) 14 Monitores (mestrandos e doutorandos da PUCSP) Maio a Outubro de total 94 horas

11 Superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico administrativo Domínio das TICs voltado à função dos gestores - auxílio na gestão escolar Propiciar o reconhecimento das contribuições das TICs no processo de ensino e aprendizagem Criar um ambiente de formação continuada e de uma nova cultura na escola incorporando as TICs Objetivos

12 1ª fase: 20h - nas capitais da Região Norte Introdução ao Windows, Word e Internet, sob a responsabilidade de multiplicadores dos NTE´s. 2ª fase: presencial em 20h - com docentes especialistas da UFPA e da PUCSP Análise dos problemas do cotidiano dos Gestores; Introdução ao ambiente virtual e-Proinfo;. Elaboração de atividades práticas a serem realizadas nas escolas. O curso foi realizado em 4 fases:

13 4 ª fase: presencial em 24h - com docentes especialistas da UFPA e PUCSP Elaboração de uma proposta de uso articulado e integrado das diferentes tecnologias disponíveis na escola, para a gestão pedagógica e administrativa. 3ª fase: à distância em 30h – acompanhamento dos docentes especialistas e monitores pedagógicos Atividades realizadas nas escolas com orientações dos formadores via e-Proinfo.

14 Algumas considerações: Uso de material impresso e fitas da TV- Escola Dificuldades de acesso a Internet Comunicação: via telefone, fax, correio postal Estado de Roraima e Amapá – maior dificuldade Evasão ocorreu em torno de 10% a 12% - Gestores de Redenção – utilizaram Internet da Prefeitura - Alguns tiveram acesso em locais particulares Outros superaram as dificuldades. Exemplos: Apoio dos multiplicadores dos NTEs

15 Empenho maior dos gestores para prover o uso dos laboratórios das escolas e de melhoria dos equipamentos, acesso a internet Início de um trabalho colaborativo envolvendo comunidade interna e externa Parceria entre as escolas ( canal de comunicação e troca de experiências) Envolvimento dos multiplicadores Alguns resultados

16 Curso de formação Atendimento Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento Exemplo - 2 Coordenadores: Profs. Maria Elizabeth B. de Almeida e José A. Valente 136 cursistas 136 cursistas do estado de Goiás Proformação – 43 Multiplicadores - TV Escola – 68 Equipe pedagógica da Gerência de NT – 12 Representantes das Superintendências – 05 (E.Médio, Fundamental, Profissional, Especial e Gestão) 5 turmas ( 5 professores–doutores da PUCSP) 5 Monitores (mestrandos e doutorandos da PUC-SP) Dezembro/2003 a junho/2004 – total 180 horas

17 Criação de grupos colaborativos formados por profissionais do Proinfo, Proformação e TV Escola para integrarem tecnologias de EAD às ações de formação que realizam. Objetivos Integração das tecnologias Integração das equipes Preparação destes profissionais para atuarem com EAD na capacitação, atualização e no acompanhamento do trabalho prático nas unidades escolares.

18 Etapa do curso: 1a. etapa presencial – 40h -Criação de vínculos e formação dos grupos para trabalho integrado -Familiarização com o e-Proinfo 2a. Etapa distância - 65h -Fundamentos de EAD -Atividades reflexivas sobre aprendizagem Design Educacional de curso-piloto -Elaboração em grupo do Design Educacional de curso-piloto -Implementação do Curso-piloto no e-Proinfo (22 cursos-piloto – 1 para cada grupo de cursista)

19 3a.etapa presencial – 40h -Apresentação e análise dos cursos-piloto -Sistematização sobre questões de EAD -Esboço do Projeto de Formação realizado pelos Grupos 4a.etapa distância – 35h -Elaboração do Projeto de Formação em grupo -Produção individual – reflexão sobre o próprio percurso de aprendizagem

20 e-Proinfo Turma A e-Proinfo Turma C e-Proinfo Piloto 6 e-Proinfo Turma D e-Proinfo Piloto 13 e-Proinfo Piloto14 e-Proinfo Piloto16 e-Proinfo Piloto17 e-Proinfo Piloto 1 e-Proinfo Piloto 2 e-Proinfo Piloto 3 e-Proinfo Piloto 9 e-Proinfo Piloto 20 e-Proinfo Piloto11 e-Proinfo Piloto 15 e-Proinfo Turma B e-Proinfo Piloto 4 e-Proinfo Piloto 5 e-Proinfo Piloto 7 e-Proinfo Piloto 8 e-Proinfo Turma E e-Proinfo Piloto 18 e-Proinfo Piloto 19 e-Proinfo Piloto 21 e-Proinfo Piloto 22 e-Proinfo Piloto 10 e-Proinfo Piloto 12

21 Os 22 Cursos-Pilotos desenvolvidos no e-Proinfo Gestores Professores do EJA e de Alfabetização Dinamizadores Professores de escolas (projetos) Rádio Escola TVDigital Envolveram a participação de cursistas: Programas:

22 Algumas Considerações Consolidação das Equipes de Profissionais dos diferentes Programas Trabalho em grupo complementaridade dos diferentes talentos No ambiente de EAD – vivenciando uma forma colaborativa de aprender tem contribuído para o desenvolvimento de uma nova postura: aprendente e ensinante Como formadores em EAD vivenciamos uma nova gestão pedagógica – recriando estratégias e fazendo as regulações do processo de aprendizagem individual, em grupo e coletivo nas turmas e entre as turmas

23 Nossa experiência Os ambientes virtuais Sistematizar uma forma de organização do trabalho em EAD Registro do processo construído na ação e nas interações Ampliar nosso escopo de análise e de compreensão sobre a aprendizagem e as estratégias desenvolvidas na mediação pedagógica

24 Maria Elisabette B.B. Prado eamil:


Carregar ppt "SEMINÁRIO e-proinfo Educação sem distância EAD NA CAPACITAÇÃO DO PROINFO Secretaria de Educação da Distância Ministério da Educação Maria Elisabette Brisola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google