A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEXTUAL 2009. Avaliação externa permite mapear a realidade da rede, ajuda gestores no planejamento de estratégias de melhoria com equidade. Quem está.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEXTUAL 2009. Avaliação externa permite mapear a realidade da rede, ajuda gestores no planejamento de estratégias de melhoria com equidade. Quem está."— Transcrição da apresentação:

1 CONTEXTUAL 2009

2 Avaliação externa permite mapear a realidade da rede, ajuda gestores no planejamento de estratégias de melhoria com equidade. Quem está bem, continua melhorando. A responsabilidade pelo esforço em melhorar quem mais precisa é da Educação (Secretaria e escolas) e da sociedade. na média do Estado em 2009 abaixo da média do Estado em 2009 acima da média do Estado em 2009

3 Infraestrutura da escola promove melhoria de desempenho. Formação continuada de professores com opções de recursos qualificam as aulas e os resultados. Lições do Rio Grande e Projeto de Alfabetização são dois exemplos de ação com impacto no desempenho. na média do Estado em 2009 abaixo da média do Estado em 2009 acima da média do Estado em 2009

4 Média sozinha pode não traduzir a realidade da escola. Língua Portuguesa 1º EM Matemática 5ª EF Condições sociais, culturais e econômicas interferem nos resultados. Desde agosto de 2009, escolas recebem Autonomia Financeira com valores atualizados e de acordo com nível socioeconômico (NSE), organizado a partir de pesquisa com as comunidades escolares (tabela ao lado). Grupo de EscolasAcréscimo Baixo25% Médio-Baixo18% Médio-Alto12% Alto7%

5 Apesar de fatores externos desfavoráveis, há escolas com resultados excepcionais. São escolas que fazem diferença para seus alunos, para suas comunidades. Além da média, olhar a distribuição nos padrões de desempenho. Alunos abaixo do básico correm risco de retenção ou abandono. Matemática 5ª EF Língua Portuguesa, 5ª EF Matemática, 5ª EF Exemplo com CE Augusto Meyer de Esteio

6 Redução no Abaixo do Básico. Aumento no Avançado e Adequado 3º ano EF 6º ano EF1º ano EM

7 Melhoria significativa Ensino Fundamental gera expectativa de melhoria no Ensino Médio para os próximos anos. 3º ano EF 6º ano EF1º ano EM

8 Metas TPE*SAERS 2009 4ª5ª8ª1°3° MAT225218,7300263,1350 LP200207,5275252,7300 * Todos Pela Educação Prova Brasil 2009** 4ª Ens Fund8ª Ens Fund3º Ens Médio BrasilRSBrasilRSBrasilRS MAT204,3211,2248,7260,9274,7304,8 LP184,3191,0244,0253,0268,8289,6 ** Nota usada pelo INEP para elaborar IDEB Metas TPE*SAERS 2009 4ª5ª8ª1°3° MAT225251,8300289,0350 LP200241,5250285,1300 Exemplo com CE Augusto Meyer de Esteio:

9 O CE Augusto Meyer, em Esteio, é um dos exemplos de escolas do RS que está para superar padrões de países desenvolvidos em breve: Língua Portuguesa, 1º EM Matemática, 1º EM * Todos Pela Educação Metas TPE*SAERS 2009 4ª5ª8ª1°3° MAT225251,8300289,0350 LP200241,5275285,1300


Carregar ppt "CONTEXTUAL 2009. Avaliação externa permite mapear a realidade da rede, ajuda gestores no planejamento de estratégias de melhoria com equidade. Quem está."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google