A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO MOSAICO LÚDICO-CULTURAL Coordenadoras: Prof. Regina Scherer Prof. Gilse Fortes Autora da pesquisa: aluna Jennyffer Ortiz de Souza – em 2002.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO MOSAICO LÚDICO-CULTURAL Coordenadoras: Prof. Regina Scherer Prof. Gilse Fortes Autora da pesquisa: aluna Jennyffer Ortiz de Souza – em 2002."— Transcrição da apresentação:

1

2 PROJETO MOSAICO LÚDICO-CULTURAL Coordenadoras: Prof. Regina Scherer Prof. Gilse Fortes Autora da pesquisa: aluna Jennyffer Ortiz de Souza – em 2002

3 SLOGAN DO PROJETO MOSAICO: PAZ, SIM! VIOLÊNCIA, NÃO!

4 OS OBJETIVOS CENTRAIS SÃO: esportivaartísticacomunicação 1) Instituir e consolidar 27 ações integradas de formação para o lazer coletivo e ativo dos jovens nas áreas esportiva, artística e de comunicação; protagonismo juvenil 2) Formar jovens agentes multiplicadores das diversas aprendizagens das áreas de formação para que atuem na sua vida e nos seus espaços cotidianos, visando mudanças de atitudes pessoais e coletivas. Esta formação é fundamental para se efetivar o protagonismo juvenil, que se caracteriza pela participação dos jovens de modo ativo, construtivo, comprometido e solidário na sua comunidade;

5 A s 27 ações, propostas em forma de oficinas e complementos, distribuem-se em três núcleos: Núcleo Esportivo 1) Núcleo Esportivo Núcleo Artístico 2) Núcleo Artístico Núcleo de Comunicação 3) Núcleo de Comunicação

6 cultura da paz tolerânciamediação dialógica convivência respeitosa criatividade determinação açõesmultiplicadoras valores bem comum e o interesse coletivo. Desejamos estabelecer a cultura da paz diariamente desenvolvendo a tolerância, a mediação dialógica, a convivência respeitosa, a criatividade dos jovens na utilização do seu tempo de lazer, a determinação realizada por meio de ações multiplicadoras e da consolidação de valores que priorizem o bem comum e o interesse coletivo.

7 diferentes graus de violência agressões verbais simbólicasracistassexistas confronto intergrupos A vida de jovens e adolescentes nas periferias urbanas das cidades industrializadas, em geral, e na Vila Monte Cristo, em particular, é marcada pela exposição a diferentes graus de violência que vão desde as agressões verbais cotidianas (simbólicas, racistas, sexistas, etc.), passando pelo confronto intergrupos (envolvendo gangues, porte de armas e drogas), chegando, não raras vezes, a desfechos fatais na comunidade.

8 As vivências a serem proporcionadas, pelo projeto, serão geradoras de aprendizagens com repercussão multiplicadora e permanente na vida desses jovens. A proposição do trabalho, ao focalizar as dimensões do social, do corpo, da fantasia, da imaginação e da cognição de forma integrada, permite que essas sejam catalisadoras de energia criativa a favor de uma cultura de paz em ação, na qual os vínculos de coletividade e interesses comuns sejam fortalecidos. Há atividades novas e outras que são realizadas pela escola desde A proposta do MOSAICO é organizá-las em torno de um propósito comum: A EDUCAÇÃO PARA PAZ.

9 que a cultura da paz bem comum interesse coletivo A meta fundamental é que a cultura da paz tenha impacto subjetivo em cada jovem, alterando valores que consolidem a priorização do bem comum e do interesse coletivo.

10 Entendemos que a cultura da paz em ação se estabelece diariamente por meio: tolerância - 1) do exercício da tolerância - por exemplo: em desentendimentos interpares não usar agressão verbal ou física, não ofender os colegas chamando-os pela cor, permitir que as meninas participem de diferentes jogos mesmo não tendo a habilidade dos meninos;

11 mediação dialógica 2) da mediação dialógica (por exemplo: usar a palavra e a argumentação educada para resolver os conflitos e exercitar a paciência para ouvir e esperar sua vez); convivência respeitosa 3) e da convivência respeitosa (por exemplo: dizer as palavras mágicas - obrigado, com licença, por favor).

12 intervir na mudança da cultura seus grupos específicossua família comunidade como um todo. Acreditamos que o projeto tem o poder de intervir na mudança da cultura, promovendo uma transição criadora na vida desses jovens a qual se propagará nos seus grupos específicos, na sua família e na comunidade como um todo. FIM


Carregar ppt "PROJETO MOSAICO LÚDICO-CULTURAL Coordenadoras: Prof. Regina Scherer Prof. Gilse Fortes Autora da pesquisa: aluna Jennyffer Ortiz de Souza – em 2002."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google