A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISTIANE MARAN ALVES AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL DE ARTÉRIA CARÓTIDA E ARTÉRIA FEMORAL EM PACIENTES COM FATOR DE RISCO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISTIANE MARAN ALVES AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL DE ARTÉRIA CARÓTIDA E ARTÉRIA FEMORAL EM PACIENTES COM FATOR DE RISCO."— Transcrição da apresentação:

1 CRISTIANE MARAN ALVES AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL DE ARTÉRIA CARÓTIDA E ARTÉRIA FEMORAL EM PACIENTES COM FATOR DE RISCO PARA ATEROSCLEROSE Maceió,2003

2 2 CONTEXTO –Doença carotídea está associada a doença vascular periférica. (Ballotta, 1999) –O espessamento médio-intimal da artéria carótida está relacionado com risco de aterosclerose e doença cardiovascular. (Long, 1999) –Contribuição das artérias de médio calibre (femoral, femoral superficial e poplítea), na avaliação do risco para aterosclerose e doenças cardiovasculares.(Bucciarelli, 2002) –Espessamento médio-intimal de carótida e femoral como um indicador da presença de doença vascular periférica e fator de risco cardiovascular. (Cheng, 2002)

3 3 HIPÓTESE A associação entre o espessamento médio-intimal de carótida e o espessamento médio-intimal da artéira femoral em pacientes com fator de risco para aterosclerose, é de x%.

4 4 OBJETIVO Avaliar a associação do espessamento médio-intimal entre artéria carótida e artéria femoral em pacientes com fator de risco para aterosclerose avaliados ao eco doppler.

5 5 TIPO DE ESTUDO Estudo Transversal LOCAL Ambulatório de Especialidade – Angiologia - da Prefeitura de Vitória da Conquista – Bahia – CEMAE

6 6 –CRITÉRIOS DE INCLUSÃO Idade > 50 anos Fat or de risco para aterosclerose –CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO Idade < 50 anos AMOSTRA

7 7 VARIÁVEIS PRIMÁRIAS Associação espessamento em artéria carótida e artéria femoral SECUNDÁRIAS Idade > 50 anos Hipertensão Diabetes Dislipidemia Tabagismo

8 8 MÉTODO ESTATÍSTICO Cálculo da amostra Determinado arbitrariamente em 200 Análise estatística –Hipótese Estatística H0 : Associação = X% H1 : Associação X% –Teste Estatístico Correlação de Pearson Calcular o intervalo de confiança em 95% para cada ponto estimado. –Seleção do valor 0,05 (5%)


Carregar ppt "CRISTIANE MARAN ALVES AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESPESSAMENTO MÉDIO-INTIMAL DE ARTÉRIA CARÓTIDA E ARTÉRIA FEMORAL EM PACIENTES COM FATOR DE RISCO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google