A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AristótelesGalileuNewton. Ao longo dos séculos o movimento foi sendo estudado por vários físicos, tendo-se destacado três deles: 1º, Aristóteles na Grécia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AristótelesGalileuNewton. Ao longo dos séculos o movimento foi sendo estudado por vários físicos, tendo-se destacado três deles: 1º, Aristóteles na Grécia."— Transcrição da apresentação:

1 AristótelesGalileuNewton

2 Ao longo dos séculos o movimento foi sendo estudado por vários físicos, tendo-se destacado três deles: 1º, Aristóteles na Grécia Antiga, com teses que hoje sabemos erradas mas ainda assim que começaram o estudo da Física. 2º, Galileu, na Itália do tempo da Inquisição que elaborou várias teses extremamente importantes. 3º e por último, Newton, em Inglaterra um século após Galileu, inspirando se no trabalho destes elaborou a Lei da Gravitação Universal, e as 3 Leis de Newton.

3 Estagira, Calcídia (384 a.C.) Cálcis, Eubéia, (323 a.C.) Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.

4 Pisa, 15 de fevereiro de 1564 Florença, 8 de janeiro de 1642 Físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica. Galileu desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana.

5 Woolsthorpe, 4 de janeiro de 1643 Londres, 31 de março de 1727 Cientista Inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. A sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes na História da Ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.

6 Segundo Aristóteles todos os corpos celestes no Universo possuíam almas, ou seja, intelectos divinos que os guiavam ao longo das suas viagens, sendo portanto estes responsáveis pelo movimento do mesmo. Existiria, então, uma última e imutável divindade, responsável pelo movimento de todos os outros seres, uma fonte universal de movimento, que seria, no entanto, imóvel. Todos os corpos deslocar-se-iam em função do amor, o qual nas últimas palavras do Paraíso de Dante, movia o Sol e as primeiras estrelas. Aristóteles nunca relacionou o movimento dos corpos no Universo com o movimento dos corpos da Terra. Apesar de não estar correto, Aristóteles foi importante por ser um pioneiro no campo da Física.

7 Foi este italiano quem estudou primeiro, e com rigor, os movimentos na Terra. As suas experiências permitiram chegar a algumas leis da Física que ainda hoje são aceitas. Galileu procedeu a várias experiências, como deixar cair corpos de vários volumes e massas, estudando os respetivos movimentos. Essas experiências permitiram-lhe chegar a conclusões acerca do movimento em queda livre e ao longo de um plano inclinado. Fez o estudo do movimento do pêndulo, segundo o qual concluiu que independentemente da distância percorrida pelo pêndulo, o tempo para completar o movimento é sempre o mesmo. Através desta conclusão construiu o relógio de pêndulo, o mais preciso da sua época.

8 Foi Isaac Newton que, com base nos estudos de Galileu, desenvolveu os principais estudos acerca do movimento, traçou leis gerais, que estão aceites hoje em dia. As leis gerais do movimento, enunciadas por Newton são: Lei Da Gravitação Universal 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton

9 A lei da gravitação universal diz que dois objetos quaisquer se atraem gravitacionalmente por meio de uma força que depende das massas desses objetos e da distância que há entre eles. Dados dois corpos de massa m e M, a uma distância d entre si, esses dois corpos atraem-se mutuamente com uma força que é proporcional à massa de cada um deles e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa esses corpos. Matematicamente, essa lei pode ser escrita (em módulo) por: Nota : G = 6, Nm 2 / Kg 2

10 A partir das ideias de inércia de Galileu, Isaac Newton enunciou sua Primeira Lei com as palavras: "Todos os corpos permanecem no seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme, a menos que seja obrigado a mudar o seu estado por forças impressas a ele."

11 A resultante das forças que agem num corpo é igual a variação da quantidade de movimento em relação ao tempo Esta lei consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada. Ou seja, quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo.

12 "Para cada ação há sempre uma reação, oposta e de mesma intensidade. Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que aplicou em B.

13 Todos os três físicos foram extremamente importantes para a Física Moderna, cada um deles contribuindo com o seu trabalho apesar de ser devido a Newton que hoje existem Leis que nos permitem estudar os movimentos e calcular várias variantes de um sistema, tal como a Força Resultante, a Aceleração ou a Massa.

14 Estagira, Calcídia (384 a.C.) Cálcis, Eubéia, (323 a.C)

15 Pisa 15 de fevereiro de 1564 Florença 8 de janeiro de 1642

16 Woolsthorpe, Lincolnshire 4 de janeiro de 1643 Londres 31 de março de 1727


Carregar ppt "AristótelesGalileuNewton. Ao longo dos séculos o movimento foi sendo estudado por vários físicos, tendo-se destacado três deles: 1º, Aristóteles na Grécia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google