A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Prof. Wladimir da Costa Aula 6 Gerência de Projetos Visão Geral do Gerenciamento de Projetos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Prof. Wladimir da Costa Aula 6 Gerência de Projetos Visão Geral do Gerenciamento de Projetos."— Transcrição da apresentação:

1 1 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Prof. Wladimir da Costa Aula 6 Gerência de Projetos Visão Geral do Gerenciamento de Projetos

2 2 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Problemas de gerenciamento de software 3 Fracasso de projetos grandes; 3 Software entregue com atraso; 3 Software não-confiável; 3 Custo do software maior do que o previsto; 3 Características precárias de desempenho; 3 Falha no cumprimento dos requisitos.

3 3 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Falsos motivos para o fracasso 3 Gerentes incompetentes; 3 Programadores incompetentes.

4 4 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Reais motivos para o fracasso 3 Abordagem e técnicas de gerenciamento inadequadas; 3 Ineficácia de técnicas de outras áreas da engenharia de software para o projeto em desenvolvimento.

5 5 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Por que gerenciar o desenvolvimento de software? 3 Distinção entre desenvolvimento profissional de software e programação em nível amador; 3 A Engenharia de Software profissional sempre está sujeita a restrições de orçamento, de prazo e qualidade (ISO).

6 6 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Papel do gerenciamento de projetos de software 3 Garantir que o projeto cumpra as restrições de orçamento e prazo; 3 Oferecer um software que oferaça qualidade e confiabialidade. 3 Garantir a entrega de um produto que contribua para as metas da organização.

7 7 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Responsabilidades do gerente de projeto 3 Planejar e programar o desenvolvimento do projeto; 3 Supervisionar o trabalho para assegurar que ele seja realizado em conformidade com os padrões requeridos; 3 Monitorar o progresso para verificar se o desenvolvimento está dentro do prazo e do orçamento e verificar se os problemas estão sendo solucionados para o termino do projeto.

8 8 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Características do bom gerenciamento 3 O bom gerenciamento não pode garantir o sucesso do projeto mas ameniza os impactos de riscos do projeto; 3 O mau gerenciamento geralmente resulta no fracasso do projeto e possíveis demissões de componentes da equipe.

9 9 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Atividades de gerenciamento 3 Elaboração de propostas; 3 Planejamento e programação de projeto; 3 Estimativa de custo do projeto; 3 Monitoramento e revisões de projeto; 3 Seleção e avaliação de pessoal; 3 Elaboração de relatórios e apresentações.

10 10 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Elaboração de proposta 3 Objetivos do projeto; 3 Como ele será realizado; 3 Estimativas de custo; 3 Programação do projeto; 3 Contrato, delegado a uma organização ou equipe específica.

11 11 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Planejamento de projeto 3 O gerenciamento eficaz depende de um planejamento acurado do andamento do projeto; 3 Necessidade de prever os problemas que podem surgir e preparar soluções experimentais para esses problemas; 3 O plano inicial deve ser o melhor possível e deve evoluir à medida que o projeto seja desenvolvido.

12 12 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Planejamento de projeto 3 Identificar: 3 atividades 3 marcos 3 documentos a serem produzidos

13 13 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Estimativa de custo 3 Estima os recursos requeridos para realizar o projeto.

14 14 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Monitoramento de projeto 3 Atividade contínua; 3 Mantém o acompanhamento do andamento do projeto (soluções x problemas x conclusões); 3 Comparar os progressos e custos reais com os que foram planejados; 3 Formar um quadro mais nítido do que está acontecendo, mediante discussões com a equipe.

15 15 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Acompanhamento do projeto 3 Grandes projetos podem ter prazos muito longos (vários anos); 3 Durante o tempo, os objetivos organizacionais mudam, podendo significar que o software não mais será necessário (observar real necessidade nos negócios da organização); 3 O acompanhamento/gerenciamento pode decidir interromper o projeto ou modificá-lo a fim de ajustar às mudanças dos objetivos com as necessidades do negócios corporativo.

16 16 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Seleção e avaliação de pessoal 3 Habilidades; 3 Experiência apropriada; 3 Geralmente a equipe é menor do que a ideal: 3 em função do orçamento (menos gente ou salários menores); 3 não disponibilidade de pessoal experiente; 3 capacitação interna ou externa é fundamental (atualizações).

17 17 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Preparação de relatórios sobre o projeto n Redação de documentos concisos e coerentes (português elaborado); n Síntese das informações fundamentais (problemas x soluções x implementações x pendências...); n Revisões de andamento; n Habilidade para comunicação, de modo eficaz, tanto verbalmente como por escrito (apresentações eletrônicas).

18 18 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Marco e atividade do projeto O bom planejamento inicia com a definição das atividades e marcos das etapas do projeto. 3 O projeto de sistema deve distinguir claramente os marcos e atividades existentes no mesmo. 3 Uma atividade é uma parte do projeto que acontece ao longo de determinado período (tarefa e prazo). 3 O marco é a finalização de uma atividade – (termino da tarefa). 3 Dessa maneira o planejamento do projeto separa o desenvolvimento em uma sucessão de fases. Cada fase é compostas de etapas, e cada etapa pode ser subdividida em atividades.

19 19 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Exemplo de atividades e marco do projeto PROJETO FASE 1 FASE 2 FASE n ETAPA 1 ETAPA 2 ETAPA 1 ETAPA 2 ETAPA 3 ETAPA 1 ETAPA 2 ATIVIDADE 1.1 ATIVIDADE 1.2 ATIVIDADE 2.1 Coleta de Dados Entrevistas Questionários

20 20 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Programação de atividades e marco do projeto 3 As atividades devem ser divididas em trabalhos distintos com suas respectivas estimativas de tempo e recursos necessários, e serem organizadas em uma seqüência coerente; 3 Deve ser continuamente atualizada, à medida que melhores informações sobre o progresso se tornam disponíveis.

21 21 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Problemas que afetam a Programação de atividades e marco do projeto 3 Pessoas que trabalham no projeto podem ficar doentes ou pedir demissão; 3 Algum hardware pode apresentar defeito; 3 Software ou hardware de suporte podem ser entregues com atraso; 3 Utilização de software demo; 3 Falta de infra-estrutura ou especialistas; 3 Determinadas partes do projeto podem ser mais difíceis e exigirem mais tempo do que foi originalmente previsto.

22 22 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Recursos a serem programados nas atividades e marco do projeto 3 Prazos de execução; 3 Esforço humano requerido; 3 Infra-estrutura tecnologia (espaço em disco exigido, redes, software - comprar, etc); 3 Tempo de uso necessário de hardware especializado; 3 Orçamento de viagens; 3 Encargos fiscais (trabalhista).

23 23 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto Notações gráficas utilizadas para ilustrar a programação de projeto: 3 Redes de atividades: mostram a dependência entre as atividades do projeto; 3 Tabelas de atividades e estimativas de tempo: determina a atividade a ser realizada e rotula o tempo em dia ou mês estimado para cada atividade 3 Diagramas de barras (ou de Gantt): mostram quem é responsável por cada atividade e para quando está programado o início e o término da atividade.

24 24 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto - Redes de Atividades

25 25 Atividade Estimativa de tempo (dias) Etapa 1: Levantamento de dados Atividade 1.1: Entrevista com o Cliente1 Atividade 1.2: Entrevista com usuário da Produção 2 Atividade 1.3: Entrevista com o usuário de Vendas 2 Etapa 2: Projeto do Sistema Atividade 2.1: Fazer projeto do sistema (DER...7 Atividade 2.2: Construir protótipo10 Atividade 2.3: Mostrar e obter aprovação do protótipo 1 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto -Tabelas de Atividades e Estimativas - T 1

26 26 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto - Gráfico de Barras (Gantt) - ATIVIDADES

27 27 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto - Gráfico de Barras (Gantt) - ALOCAÇÃO DE PESSOAS

28 28 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Ferramentas para o gerenciamento das atividades e marco do projeto - Gráfico de Barras - Gantt

29 29 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos 3 Prevenir os riscos que podem afetar a programação do projeto ou a qualidade do SISTEMA em desenvolvimento; 3 Identificar as medidas necessárias para evitar os riscos; 3 Analisar as conseqüências da ocorrência de algum fator de risco e documentá-las no plano de projeto.

30 30 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos 3 Objetivo principal do gerenciamento de riscos é: 3 Identificar riscos 3 Traçar planos para minimizar os efeitos dos riscos sobre o projeto

31 31 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos Identificação dos riscos: FAZER NO TRABALHO 3 Riscos quanto à tecnologia 3 Riscos quanto ao pessoal 3 Riscos organizacionais 3 Riscos quanto às ferramentas 3 Riscos quanto aos requisitos 3 Riscos quanto à estimativa

32 32 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos Análise do risco: 3 Cada risco identificado é considerado individualmente; 3 Julgamento sobre: 3 probabilidade de sua ocorrência (baixa, moderada ou alta) 3 seriedade do risco (insignificante, tolerável, sério, catastrófico) 3 Priorização (com base na probabilidade e seriedade/ocorrência)

33 33 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos Planejamento do risco: 3 Considere os riscos priorizados e defina estratégias para gerenciá-los 3 Categorias de estratégias: 3 Estratégias preventivas (reduzir a probabilidade do risco); 3 Estratégias de minimização (reduzir o impacto do risco); 3 Planos de contingência (estar preparado para o pior).

34 34 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos Monitoramento de riscos 3 Avaliação regular de cada um dos riscos individuais; 3 Decisão se o risco está se tornando mais ou menos provável; 3 Verificação de mudanças nos efeitos dos riscos; 3 Utilização de fatores que apresentem indícios sobre a probabilidade dos riscos e seus efeitos.

35 35 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos Principais causas de riscos: 3 Incertezas enfrentadas pelos projetos; 3 Requisitos mal definidos; 3 Dificuldades de estimar prazo e recursos necessários; 3 Dependência de habilidades individuais; 3 Mudanças nos requisitos.

36 36 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos 3 Os riscos podem ameaçar: 3 O projeto 3 O software em desenvolvimento 3 A organização

37 37 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos 3 Riscos relacionados ao projeto: afetam a programação ou os recursos do projeto 3 Riscos relacionados ao produto: afetam a qualidade ou o desempenho do software em desenvolvimento 3 Riscos para os negócios: afetam a organização que está desenvolvendo ou adquirindo o software

38 38 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos Principais tipos riscos: 3 Rotatividade de pessoal (projeto) 3 Mudança de gerenciamento (projeto) 3 Indisponibilidade de hardware (projeto) 3 Alteração nos requisitos (projeto e produto) 3 Atrasos na especificação (projeto e produto) 3 Tamanho e/ou custo subestimado (projeto e produto)

39 39 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos Principais tipos riscos: 3 Baixo desempenho das ferramentas de desenvolvimento (produto); 3 Utilização de ferramentas DEMO ou PIRATA (projeto e produto); 3 Mudanças na tecnologia (negócios); 3 Concorrência com o produto (negócios).

40 40 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos Resumindo as etapas para o bom gerenciamento de riscos: 3 Identificação de riscos; 3 Análise de riscos: avaliação das possibilidades e conseqüências da ocorrência dos riscos 3 Planejamento de riscos: planos para enfrentar os riscos, evitando-os ou minimizando seus efeitos sobre o projeto 3 Monitoramento de riscos: avaliação constante dos riscos e revisão dos planos, à medida que mais informações tornam-se disponíveis

41 41 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Gerenciamento de riscos Etapas para o bom gerenciamento de riscos Identificação de riscos Identificação de riscos Análise de riscos Planejamento de riscos Planejamento de riscos Monitoramento de riscos Monitoramento de riscos Lista de riscos em potencial Lista de riscos em potencial Lista de riscos priorizados Lista de riscos priorizados Planos para evitar riscos e planos de contingência Planos para evitar riscos e planos de contingência Avaliação de riscos Avaliação de riscos


Carregar ppt "1 Planejamento e Gerenciamento do Projeto Prof. Wladimir da Costa Aula 6 Gerência de Projetos Visão Geral do Gerenciamento de Projetos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google