A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3-1 CAPÍTULO 3 Análise das Demonstrações Financeiras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3-1 CAPÍTULO 3 Análise das Demonstrações Financeiras."— Transcrição da apresentação:

1 3-1 CAPÍTULO 3 Análise das Demonstrações Financeiras

2 3-2 OBJETIVOS Existem basicamente quatro pontos que devem ficar claros quando você terminar o capítulo: 1. Como padronizar as demonstrações financeiras para fins de comparação. 2. Como calcular e, principalmente, interpretar alguns dos índices financeiros importantes. 3. Quais são os fatores determinantes da lucratividade e do crescimento de uma empresa. 4. Alguns dos problemas e limitações da análise de demonstrações financeiras

3 3-3 Por que usar as Demonstrações Financeiras? u Deseja-se um bom conhecimento de como usar as demonstrações financeiras porque os números delas derivados são os principais meios de comunicação de informações financeiras tanto dentro quanto fora da empresa. u Raramente o administrador financeiro terá informações completas a valores de mercado sobre todos os ativos da empresa. Portanto, a razão pela qual nos fiamos nos números contábeis para muitas das informações financeiras.

4 3-4 Por que usar as Demonstrações Financeiras? u Destacamos que o único padrão significativo para avaliar decisões empresariais é verificar se elas criam ou não valor. Entretanto, em muitas situações importantes, não é possível fazer este julgamento direto, pois não somos capazes de visualizar os efeitos de uma decisão sobre o valor de mercado. u Os dados contábeis são, freqüentemente, apenas uma imagem pálida da realidade econômica, mas geralmente eles são a melhor informação disponível. Para as empresas de capital fechado, as sem fins lucrativos e as empresas menores, por exemplo, há pouca informação de mercado. Neste caso os relatórios contábeis têm vital importância. u Claramente, uma das metas importantes dos contadores é transmitir informações financeiras de maneira útil para os usuários tomarem decisões. Porém, as demonstrações financeiras não vêm acompanhadas de um manual de instruções. Este capítulo é um primeiro passo para preencher esta lacuna.

5 3-5 Exemplos de Usos Externos da Análise das Demonstrações u Credores u Credores -- Focaliza na liquidez da empresa. u Obrigacionistas u Obrigacionistas -- Focaliza no fluxo de caixa de longo-prazo da empresa. u Acionistas u Acionistas -- Focaliza na lucratividade e saúde a longo-prazo da empresa. u Credores u Credores -- Focaliza na liquidez da empresa. u Obrigacionistas u Obrigacionistas -- Focaliza no fluxo de caixa de longo-prazo da empresa. u Acionistas u Acionistas -- Focaliza na lucratividade e saúde a longo-prazo da empresa.

6 3-6 Exemplos de Usos Externos da Análise das Demonstrações u Planejamento u Planejamento -- Focaliza em estimar a posição financeira corrente e avaliar as oportunidades potenciais da empresa. u Controle u Controle-- Focalizar no retorno do investimento para vários e na eficiência do ativo. u Entendimento u Entendimento -- Focalizar no entendimento de como os fornecedores de fundos analisam a empresa. u Planejamento u Planejamento -- Focaliza em estimar a posição financeira corrente e avaliar as oportunidades potenciais da empresa. u Controle u Controle-- Focalizar no retorno do investimento para vários e na eficiência do ativo. u Entendimento u Entendimento -- Focalizar no entendimento de como os fornecedores de fundos analisam a empresa.

7 3-7 Tipos Principais de Demonstrações Financeiras Demonstração de Resultados u Um resumo das receitas e despesas de uma empresa durante um período específico, terminando com o lucro ou perda líquida para o período. Demonstração de Resultados u Um resumo das receitas e despesas de uma empresa durante um período específico, terminando com o lucro ou perda líquida para o período. Balanço Patrimonial u A resumo de uma posição financeira da empresa numa dada data que mostra os total de ativos = total de passivos + patrimônio líquido dos proprietários. Balanço Patrimonial u A resumo de uma posição financeira da empresa numa dada data que mostra os total de ativos = total de passivos + patrimônio líquido dos proprietários.

8 3-8 Demonstrações Financeiras Padronizadas u É praticamente impossível comparar diretamente as demonstrações financeiras de duas empresas por causa das diferenças de tamanho. u Para começarmos a fazer comparações, uma coisa óbvia que procuraremos fazer é padronizar de alguma maneira as demonstrações financeiras. Uma maneira bastante comum e útil de fazer isso é trabalhar com porcentagens ao invés de valores monetários. As contas de balanço patrimonial são exibidas como porcentagens do ativo e as contas das demonstrações de resultados como porcentagens das vendas. As demonstrações financeiras resultantes são denominadas demonstrações financeiras de tamanho comum.

9 3-9 BALANÇO PATRIMONIAL DE TAMANHO COMUM

10 3-10 BALANÇO PATRIMONIAL DE TAMANHO COMUM balanço patrimonial de tamanho comum A partir deste balanço patrimonial, elaboramos o balanço patrimonial de tamanho comum, expressando cada conta como porcentagem do total dos ativos. Os balanços patrimoniais da Guaraná Brasil Corporation de 2001 e 2003 são reapresentados a seguir.

11 3-11 BALANÇO PATRIMONIAL DE TAMANHO COMUM

12 3-12 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1. A Montana Dental Floss Corporation divulgou os seguintes balanços patrimoniais em 1997 e Prepare os balanços de tamanho comuns em 1997 e 1998 para a Montana Dental Floss Corporation

13 3-13 DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADOS DE TAMANHO COMUM

14 3-14 DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADOS DE TAMANHO COMUM

15 3-15 DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADOS DE TAMANHO COMUM Essa demonstração de resultados nos diz o que ocorre com cada dólar de receita de vendas. No caso da Guaraná Brasil Corporation, a despesa de juros absorve $ 0,061 de cada dólar de vendas, e os impostos absorvem outros $ 0,081. No final das contas, $ 0,157 de cada dólar acabam na última linha (lucro líquido), e esse montante é dividido entre $ 0,105 retidos na empresa e $ 0,052 distribuídos sob a forma de dividendos. Essas porcentagens são muito úteis em comparações que se deseje fazer. Por exemplo, uma informação muito relevante é a porcentagem de custo. No caso da Guaraná Brasil Corporation, $ 0,502 de cada dólar de venda destinam-se a pagamentos do custo de produtos vendidos. Seria interessante calcular a mesma porcentagem para os principais concorrentes da Guaraná Brasil Corporation para saber como ela se compara em termos de controle de custo.

16 3-16 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1 Prepare a demonstração de resultados de tamanho comum em 1998 para a Smolira Enterprises.

17 3-17 Análise do Tamanho Comum Uma análise das demonstrações financeiras porcentuais onde todos os itens do balanço patrimonial estão divididos pelos ativos totais e e todos os itens da demonstração de resultados estão divididos pelas vendas ou receitas líquidas.

18 3-18 Balanços Patrimoniais de Tamanho Comum da Basket Wonders

19 3-19 Balanços Patrimoniais de Tamanho Comum da Basket Wonders

20 3-20 Demonstração de Resultados Tamanho Comum da Basket Wonders

21 – ANÁLISE BASEADA EM ÍNDICES FINANCEIROS u Outra maneira de evitar o problema de comparação de empresas de tamanhos diferentes é calcular e comparar índices financeiros. Esses índices consistem em ferramentas de comparação e investigação das relações entre diferentes informações financeiras.

22 3-22 Categorias dos Índices Financeiros 1.Índices de Solvência a curto prazo, ou Liquidez.- mede a capacidade da empresa em satisfazer as obrigações de curto prazo quando elas vencerem 2.Índices de Solvência a longo prazo, ou Endividamento.- mede a extensão para a qual as atividades da empresa são financiadas tomando empréstimos, e a capacidade da empresa para saldar um débito 3.Índices de Administração de ativo, ou Giro.- mede a velocidade de conversão de várias contas em vendas ou caixa 4.Índices de Lucratividade.- mede o retorno das atividades da empresa fornecido aos investidores e aos proprietários 5.Índices de Valor de Mercado.-

23 ÍNDICES DE SOLVÊNCIA A CURTO-PRAZO, OU LIQUIDEZ Destinam-se a fornecer informações sobre a liquidez da empresa, concentrando sua atenção nos ativos e passivos circulantes, que, por sua vez, têm valores de mercado e contábeis similares. Esses índices são particularmente importantes para os credores de curto prazo, como os bancos.

24 – Índice de liquidez corrente É definido, como você poderia imaginar, assim:

25 3-25 EXEMPLO O índice de liquidez corrente da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi: Esta é uma medida da liquidez a curto-prazo, pois os ativos e passivos circulantes, em princípio, são convertidos em caixa durante os próximos 12 meses. Poderíamos dizer que a Guaraná Brasil Corporation possui $ 1,31 de ativos circulantes para cada $ 1 de passivo circulante, ou poderíamos dizer que o passivo circulante da Guaraná Brasil Corporation é coberto 1,31 vezes.

26 3-26 Observação u Para um credor de curto prazo, como fornecedores, por exemplo, quanto maior o índice de liquidez corrente, melhor. Mas cuidado, uma empresa com alto índice de liquidez corrente indica uma situação de liquidez, mas também pode indicar ineficiência no uso de caixa e outros ativos a curto-prazo. Salvo algumas circunstâncias extraordinárias, esperaríamos ver um índice de liquidez de pelo menos 1, pois um índice menor do que 1 significa que o capital de giro líquido seria negativo. Isso não seria normal para empresas saudáveis, pelo menos para a maior parte dos negócios. u O índice de liquidez corrente, como qualquer outro índice, é afetado por diversos tipos de transações. Por exemplo, suponha que a empresa tenha levantado recursos por meio de empréstimos a longo-prazo. O efeito a curto- prazo seria um aumento do saldo de caixa graças aos recursos provenientes da emissão de título de dívidas, bem como um aumento do endividamento a longo-prazo. Os passivos circulantes não seriam afetados e, portanto, o índice de liquidez corrente aumentaria.

27 3-27 EXEMPLO a. Suponha que uma empresa pagasse alguns de seus credores e fornecedores a curto-prazo. O que aconteceria com seu índice de liquidez corrente? b.Suponha que a empresa compre algum estoque. O que aconteceria nessa situação? c. O que acontece se a empresa comprar alguma mercadoria? Solução a. O que ocorre é que o índice de liquidez corrente se afasta de 1. Se for maior que 1 (o caso mais geral), ficará maior, mas se for menor do que 1, tornar-se-á menor ainda. Para verificarmos isso, suponha que a empresa tenha $ 4 de ativos circulantes e $ 2 de passivos circulantes e, portanto, um índice de liquidez corrente igual a 2. Se utilizarmos $ 1 de caixa para reduzir o passivo circulante, o novo índice de liquidez corrente será ($4 - $1)/($2 - $1) = 3. Se revertermos a situação original para $ 2 de ativo circulante e $ 4 de passivo circulante, então a variação irá ocasionar uma queda do índice de liquidez corrente de 1/3 para ½. b. Nada acontece com o índice de liquidez corrente, pois enquanto o caixa diminui, o estoque aumenta – o ativo circulante total não é afetado. c. O índice de liquidez corrente geralmente aumentará, pois normalmente o estoque é contabilizado ao custo de aquisição, e as vendas geralmente são feitas a valores superiores ao custo. O aumento seja ele em caixa ou em contas a receber será, portanto, maior do que a diminuição do estoque. Isto aumenta o ativo circulante e o índice de liquidez corrente eleva-se.

28 3-28 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1. Uma empresa possui um capital de giro líquido de $ 950, passivo circulante de $ e estoque de $ Qual é o seu índice de liquidez corrente? 2. Que efeito produziria as seguintes ações no índice de liquidez corrente? Suponha que o capital de giro líquido seja positivo. a.Compra de mercadoria para estoque. b.Pagamento de fornecedor. c.Pagamento de empréstimo bancário a curto prazo. d.Liquidação antecipada de empréstimo a longo prazo. e.Cliente paga à empresa vendas realizadas a prazo. f. Estoque é vendido a preço de custo. g.Estoque é vendido com lucro. 3. Explique o que significa uma empresa ter um índice de liquidez corrente igual a 0,50. A empresa estaria em melhor situação se tivesse um índice de liquidez corrente igual a 1,50? E se fosse 15,0? Explique suas respostas

29 3-29 EXERCÍCIOS PROPOSTOS Calcule o seu índice de liquidez corrente da Campsey Computer Company.

30 – Índice de Liquidez Seca O estoque geralmente é o item menos líquido do ativo circulante. Também é o item para o qual o valor contábil é o menos confiável como medida de valor de mercado, uma vez que as condições do estoque não são consideradas. Parte do estoque pode estar estragada, tornando obsoleta ou perdida. Mais exatamente, estoques relativamente grandes são sinal de problemas a curto-prazo. A empresa pode ter superestimado as vendas e, conseqüentemente, comprado ou produzido, em excesso. Nesse caso, a empresa pode ter uma porção substancial de sua liquidez empatada em estoque de giro muito lento. Para avaliar a liquidez com mais precisão, calcula-se o índice de liquidez seca tal como se faz com o índice de liquidez corrente, excluindo-se, no entanto, os estoques:

31 – Índice de Liquidez Seca OBS:- A utilização de caixa para a compra de estoques não afeta o índice de liquidez corrente, mas reduz o índice de liquidez seca.

32 3-32 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1. Uma empresa possui um capital de giro líquido de $ 950, passivo circulante de $ e estoque de Qual é o seu índice de liquidez corrente? 2.Calcule o índice de liquidez seca para a Campsey Computer Company.

33 – Índice de Caixa Um credor a prazo muito curto poderia estar interessado no índice de caixa: EXEMPLO: O índice de caixa da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi:

34 3-34 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1. Calcule o índice de caixa para a Campsey Computer Company. 2.

35 ÍNDICES DE SOLVÊNCIA A LONGO- PRAZO, OU ENDIVIDAMENTO Os indicadores de solvência a longo-prazo têm a função de analisar a capacidade da empresa de saldar suas obrigações, a longo-prazo, ou mais genericamente, seu grau de alavancagem financeira. Algumas vezes esses indicadores são denominados indicadores de grau de alavancagem financeira, ou simplesmente alavancagem financeira. Consideraremos três medidas comumente empregadas na prática, além de algumas variações.

36 – Índice de endividamento geral Este índice leva em consideração todas as dívidas, de diferentes prazos e de todos os credores. Pode ser definido de diversas maneiras, sendo a mais fácil a seguinte:

37 3-37 EXEMPLO O índice de endividamento geral da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi: Neste caso um analista poderia dizer que a Guaraná Brasil Corporation utilizou 28% de capital de terceiros. Se isso é alto ou baixo, ou se isso faz alguma diferença, depende da relevância ou não da estrutura de capital, o que será tema de discussão futura.

38 3-38 Quociente de capital de terceiros / capital próprio A Guaraná Brasil Corporation tem $ 0,28 de capital de terceiros para cada $ 1 de ativo. Portanto, existem $ 0,72 de capital próprio ($ 1 - $ 0,28) para cada $ 0,28 de dívida. Com isso em mente, podemos definir duas variações úteis do índice de endividamento geral, o quociente dívida / capital próprio

39 3-39 multiplicador de capital próprio

40 3-40 EXEMPLO O quociente dívida / capital próprio e o multiplicado de capital próprio da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi:

41 3-41 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1.Uma empresa tem um índice de endividamento geral de 0,45. Qual é o quociente capital de terceiros / capital próprio? Qual o multiplicador de capital próprio? 3.Calcule o quociente capital de terceiros / capital próprio e o multiplicador de capital próprio da Campsey Computer Company.

42 3-42 Exercícios Propostos 2. Com base no s balanços fornecidos pela Montana Dental Floss (exercício proposto nº 01 da página 03), calcule, para cada ano, os seguintes índices: a.Liquidez corrente b.Liquidez seca c.Índice de caixa d.Quociente capital de terceiros / Capital próprio e multiplicador de capital próprio. e.Índice de endividamento geral.

43 – Cobertura de Juros É um indicador que mede quão bem a empresa cobre suas obrigações de pagamentos de juros. Ele é definido como:

44 3-44 EXEMPLO A cobertura de juros da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi:

45 – Cobertura de Caixa Um problema com o índice de cobertura de juros, está no fato dele ser baseado no LAJIR, o que não corresponde, na realidade, a uma medida do caixa disponível para pagamento dos juros. A razão para tal é que a depreciação, uma despesa não monetária, é deduzida do lucro. Constrói- se, então, o índice de cobertura de caixa, definido como: Ele é uma medida básica da capacidade da empresa para gerar caixa em suas operações, sendo freqüentemente, empregada como medida de fluxo de caixa disponível para cumprir as obrigações financeiras.

46 3-46 EXEMPLO A cobertura de Caixa da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi:

47 3-47 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1. Calcule cobertura de juros e a cobertura de caixa da Campsey Computer Company. 2. O lucro líquido da Iskandar Inc. no ano mais recente foi $ Sua alíquota de imposto de renda era 34%. A empresa pagou um total de $ em despesas de juros, e deduziu $ como despesa de depreciação. Qual foi o índice de cobertura de caixa da Iskandar no ano? 3. No último ano, uma empresa teve vendas no valor de $ , custo de mercadoria vendida de $ , despesa de depreciação de $ e adição a lucros retidos de $ Atualmente, a empresa possui ações ordinárias, e o dividendo por ação do último ano foi $ 2,00. Qual foi o índice de cobertura de juros? Suponha uma alíquota de 34%.

48 ÍNDICES DE MEDIDAS DE ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS, OU GIRO. Voltaremos agora a nossa atenção para a eficiência com a qual a Guaraná Brasil Corporation utiliza seus ativos. As medidas nesta seção são algumas vezes denominados índices de utilização de ativos. Todos os índices específicos que discutimos podem ser interpretados como medidas de giro. Eles pretendem descrever quão eficientemente e intensivamente a empresa utiliza seus ativos para gerar vendas. Em primeiro lugar, examinamos dois ativos circulantes importantes: estoque e caixa.

49 – Giro de Estoque Pode ser calculado por: EXEMPLO: O Giro de Estoque da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi:

50 – Número de dias de vendas em estoque Se soubermos que giramos o estoque 3,2 vezes durante o ano, podemos estimar imediatamente quanto tempo levou em média para girar. O resultado é o número médio de dias de venda em estoque: EXEMPLO: O número de dias de vendas em estoque da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi:

51 3-51 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1. A Marly´s Print Shop encerrou o ano com um estoque de $ e o custo da mercadoria vendida totalizou $ Qual é o giro do estoque? O número de dias de venda em estoque? Quanto tempo ficou uma unidade de estoque na prateleira, em média, antes de ser vendida? 2. Calcule o giro de estoque e o número de idas de vendas em estoque da Campsey Computer Company.

52 – Giro de Contas a Receber Esse índice expressa quão rapidamente podemos cobrar as vendas efetuadas. O giro de contas a receber é definido da mesma maneira que o giro de estoque: EXEMPLO: O Giro de Contas a Receber da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi:

53 – Número de dias de vendas em contas a receber É definido como: EXEMPLO: O número de dias de vendas em contas a receber da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi: Em média, portanto, cobramos nossas vendas a prazo em 30 dias. Por esse motivo, este índice também é comumente denominado prazo médio de recebimento (PMR).

54 – Giro do ativo total É um índice global importante e definido como: EXEMPLO: O giro do ativo total da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi:

55 3-55 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1. Calcule o giro de contas a receber, o número de dias de vendas em contas a receber e o giro do ativo total da Campsey Computer Company. 2. A Fred´s Print Shop possui um saldo de contas a receber de $ O total de vendas a prazo realizadas durante o ano foi $ Qual é o giro de contas a receber? Qual é o número de dias de vendas em contas a receber? Quanto tempo levou em média para os clientes liquidarem suas contas durante o ano passado?

56 ÍNDICES DE MEDIDAS DE LUCRATIVIDADE lucro líquido Pretendem medir quão eficientemente a empresa utiliza seus ativos e administra suas operações. Esse grupo se preocupa com a última linha (bottom line) da demonstração do resultado, ou seja, o lucro líquido.

57 – Margem de Lucro É definida como: EXEMPLO: A margem de lucro da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi: Isto mostra que a Guaraná Brasil Corporation, em termos contábeis, gerou um pouco mais do que 16 centavos de lucro para cada dólar de venda.

58 3-58 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1.Calcule a margem de lucro da Campsey Computer Company. 2.

59 – Retorno do Ativo (ROA) O retorno do ativo (ROA) é uma medida de lucro por dólar em ativos. Pode ser definida de diversas maneiras, mas a mais usual é: EXEMPLO: O retorno do ativo da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi:

60 3-60 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1.Uma empresa possui vendas de 30 milhões, ativo total de $ 42 milhões e dívida total de $ 12 milhões. Se a margem de lucro é 7%, qual é o seu lucro líquido? Qual é o ROA? 2.Calcule o ROA da Campsey Computer Company

61 – Retorno do Capital Próprio ou Patrimônio Líquido (ROE) O retorno do capital próprio, também chamado de retorno do patrimônio líquido (ROE) é uma medida de desempenho do investimento dos acionistas durante o ano. Uma vez que beneficiar os acionistas é o nosso objetivo, o ROE é, em termos contábeis, a verdadeira medida de desempenho em termos de lucro. O ROE, geralmente, é medido da seguinte maneira:

62 3-62 EXEMPLO O retorno do capital próprio da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi: Para cada dólar de capital próprio, portanto, a Guaraná Brasil Corporation gerou 14 centavos de lucro, mas, novamente, isso está correto apenas em termos contábeis.

63 3-63 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1. Uma empresa possui vendas de 30 milhões, ativo total de $ 42 milhões e dívida total de $ 12 milhões. Se a margem de lucro é 7%, qual é o seu lucro líquido? Qual é o ROE? 2. Calcule o ROE da Campsey Computer Company

64 ÍNDICES DE MEDIDAS DE VALOR DE MERCADO Nosso grupo final de medidas está baseado, em parte, em informações não necessariamente contidas nas demonstrações financeiras – preços de mercado de ações. Obviamente, essas medidas só podem ser calculadas diretamente para empresas com ações negociadas em bolsas. Suponhamos que a Guaraná Brasil Corporation possua 33 milhões de ações e que as ações são negociadas a $ 88 por ação ao final do ano. Se lembrarmos que o lucro liquido da Guaraná Brasil Corporation é igual a $ 363 milhões, poderemos então calcular seu lucro por ação:

65 – Índice Preço / Lucro Nossa primeira medida de valor de mercado, o índice preço/lucro, ou índice P/L é definido por: EXEMPLO: O índice P/L da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi: Diríamos, em um sentido contábil, que as ações da Guaraná Brasil Corporation estão sendo vendidas a 8 vezes o lucro, ou também poderíamos dizer que as ações da Guaraná Brasil Corporation têm um múltiplo P/L de 8.

66 3-66 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1.Calcule o índice P/L da Campsey Computer Company

67 – Índice Preço / Valor Patrimonial Uma segunda medida bastante citada corresponde ao índice preço/valor patrimonial definida por: EXEMPLO: O índice Preço/Valor Patrimonial da Guaraná Brasil Corporation em 2003 foi:

68 3-68 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1. A Mega Widgets Co. fez uma adição a lucros retidos de $ ao final do ano. A empresa distribuiu $ como dividendos, e seu patrimônio líquido era de $ 5,5 milhões. Se a Mega Widgets possui atualmente ações ordinárias, qual é o lucro por ação? De quanto foi o dividendo por ação? Qual é o valor patrimonial da ação? Se sua ação está sendo vendida a $ 65, qual é o índice preço / valor patrimonial? Qual o índice de preço / lucro? 2.Calcule o índice Preço/Valor Patrimonial da Campsey Computer Company

69 3-69 Exercícios Propostos 3. Dados os balanços patrimoniais da Smolira Enterprises de 1997 e 1998 e a demonstração de resultados desta companhia, apresentada no exercício proposto 01 da página 05.

70 3-70 Exercício Proposto – cont... Calcule os seguintes índices financeiros: A. Índices de solvência a curto prazo Índice de liquidez corrente: Índice de liquidez seca: Índice de caixa B. Índices de solvência a longo prazo Índice de endividamento geral: Índice de cobertura de juros Índice de cobertura de caixa Quociente capital de terceiros / capital próprio C. Índices de administração de ativos Giro do ativo total Giro do estoque Giro de contas a receber D. Índices de rentabilidade Margem de lucro Retorno do ativo Retorno do capital próprio

71 A identidade Du Pont As diferenças entre o ROA e o ROE reflete a utilização de financiamento com capital de terceiros, ou alavancagem financeira. Vamos agora ilustrar a relação entre essas duas medidas. A partir da definição do ROE, temos: Sem alterar nada, poderíamos fazer:

72 3-72 EXEMPLO Voltando ao caso da Guaraná Brasil Corporation, por exemplo, temos que o quociente capital de terceiros pelo capital próprio era igual a 0,39 e o ROA era 10,12%. Nosso trabalho presente indica que o ROE da Guaraná Brasil Corporation, conforme previamente calculado, é: ROE = 10,12% x 1,39 = 14%.

73 A identidade Du Pont Podemos, a seguir, decompor o ROE, da seguinte maneira: = margem de lucro x giro do ativo x multiplicador do capital próprio Esta última expressão é denominada identidade Du Pont, pois a foi a Du Pont Corporation que popularizou seu uso.

74 3-74 EXEMPLO A identidade Du Pont da Guaraná Brasil Corporation é: ROE = margem de lucro x giro do ativo x multiplicador do capital próprio = 15,7% x 0,64 x 1,39 = 14%.

75 3-75 Mais Identidade Du Pont A identidade Du Pont mostra-nos que o ROE é afetado por três aspectos: 1. Eficiência operacional ( medida pela margem de lucro) 2. Eficiência no uso de ativos (medida pelo giro do ativo total) 3. Alavancagem financeira (medida pelo multiplicador do capital próprio). AA decomposição do ROE como feito aqui é uma das maneiras convenientes de abordar sistematicamente a análise financeira. Se o ROE é insatisfatório de acordo com alguma medida, a identidade Du Pont mostra-nos por onde podemos começar a investigar as razões.

76 3-76 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1. Se uma empresa possui um multiplicador de capital próprio de 1,90, giro do ativo total de 1,20, e margem de lucro de 13%, qual é o seu ROE? 2. A Smith Manufacturing tem uma margem de lucro de 11,5%, um giro do ativo total de 1,8 e ROE de 23,25%. Qual é o quociente entre capital de terceiros / capital próprio da empresa? 3. A Blyk Fried Chicken Company tem um quociente de capital de terceiros / capital próprio de 1,25. O retorno do ativo é 7,3%, e o patrimônio líquido $ Qual é o multiplicador do capital próprio? O retorno do capital próprio? O lucro líquido? 4. Uma empresa apresentou vendas de $ 1.500, ativo total de $ 900, e um quociente de capital próprio / capital de terceiros de 1,00. Se o retorno do capital próprio é 17%, qual é o lucro líquido? 5. A Jordan Company possui lucro líquido de $ Atualmente tem 16,80 dias de vendas em contas a receber. Seus ativos totais são $ , as contas a receber $ , e o quociente capital de terceiros / capital próprio é 0,65. Qual a margem de lucro da Jordan? Qual o giro de seu ativo total? Qual é o seu ROE? 6. Desenvolva a identidade Du Pont para a Smolira Enterprises com os dados do início do texto. 7. Desenvolva a identidade Du Pont para a Campsey Computer Company

77 3-77

78 3-78

79 3-79

80 3-80

81 3-81

82 3-82

83 3-83

84 3-84

85 3-85 ESTUDO DE CASO Vamos agora estudar um caso e aplicar todos os índices já aprendidos para fixarmos os conceitos. Faremos inicialmente uma revisão das idéias e depois analisaremos a Basket Wonders.

86 3-86 Estrutura para Análise Financeira Ferramentas Analíticas Usadas Fontes e Demonstrações de Usos Demonstração de Fluxo de Caixa Orçamento de Caixa Ferramentas Analíticas Usadas Fontes e Demonstrações de Usos Demonstração de Fluxo de Caixa Orçamento de Caixa 1. Análise de fundos necessário a empresa. Componente Tendência / Sazonal Quanto financiamentos serão exigidos no futuro? Há um componente sazonal? Componente Tendência / Sazonal Quanto financiamentos serão exigidos no futuro? Há um componente sazonal?

87 3-87 Estrutura for Análise Financeira Saúde de uma Empresa Índices Financeiros 1. Individualidade 2. Over time 3. Em combinação 4. Em comparação Saúde de uma Empresa Índices Financeiros 1. Individualidade 2. Over time 3. Em combinação 4. Em comparação 1. Análise de fundos necessário a empresa 2. Análise da condição financeira e lucratividade financeira e lucratividade da empresa. da empresa.

88 3-88 Estrutura for Análise Financeira Exemplos: Volatilidade nas vendas Volatilidade nos custos Proximidade do ponto de equilíbrio (break- even point) Exemplos: Volatilidade nas vendas Volatilidade nos custos Proximidade do ponto de equilíbrio (break- even point) 1. Análise de fundos necessário a empresa 2. Análise da condição financeira e lucratividade financeira e lucratividade da empresa. da empresa. 3. Análise do risco do negócio da empresa. Risco do Negócio Risco do Negócio relaciona-se ao risco inerente às operações da empresa.

89 3-89 Estrutura para Análise Financeira Um Administrador Financeiro deve considerar todas as três juntamente quando determinando as necessidades financeiras da empresa. Determinando as necessidades financeiras da empresa. 1. Análise de fundos necessário a empresa 2. Análise da condição financeira e lucratividade financeira e lucratividade da empresa. da empresa. 3. Análise do risco do negócio da empresa.

90 3-90 Estrutura para Análise Financeira Negociaçõescom Fornecedores de capital. Determinando as necessidades financeiras da empresa. 1. Análise de fundos necessário a empresa 2. Análise da condição financeira e lucratividade financeira e lucratividade da empresa. da empresa. 3. Análise do risco do negócio da empresa.

91 3-91 Uso dos Índices Financeiros Tipos de Comparações Comparações Interna ComparaçõesExternas Tipos de Comparações Comparações Interna ComparaçõesExternas Um Índice Financeiro é um indicador que relaciona dois números contábeis e é obtido dividindo um número pelo outro.

92 3-92 Comparações Externas e Fontes de Índices da Indústria Exemplos: Robert Morris Associates Dun & Bradstreet Almanaque de Business e Índices Financeiros Industriais Exemplos: Robert Morris Associates Dun & Bradstreet Almanaque de Business e Índices Financeiros Industriais similares Isto envolve comparar os índices de uma empresa com aqueles de empresas similares ou com as médias da indústria. Similaridade Similaridade é importante quando se deve comparar maçãs com maçãs.

93 3-93 Balanço Patrimonial da Basket Wonders (Lado dos Ativos) a. Como a empresa se sustenta numa data específica. b. O que BW possui. c. Quantia devida pelos clientes. d. Itens de despesa futura já pagas. e. Caixa/provavelm.conversível em caixa dentro 1 ano. f. Quantia original paga. g. Deduções Cont. para desgaste devido ao uso a. Como a empresa se sustenta numa data específica. b. O que BW possui. c. Quantia devida pelos clientes. d. Itens de despesa futura já pagas. e. Caixa/provavelm.conversível em caixa dentro 1 ano. f. Quantia original paga. g. Deduções Cont. para desgaste devido ao uso Caixa e C.E. $ 90 c d Ativos Circulantes e $1,195 f g Fix. Ativos Liq $ 701 Total Ativos b $2,169 Contas a Receber c 394 Estoques 696 Adiant. Desp d 5 Adiantam Imp Acum 10 Ativos Circulantes e $1,195 Ativos Fixos f 1030 Menos: Depr. Ac. g (329) Fix. Ativos Liq $ 701 Investimentos, LT 50 Outros Ativos, LT 223 Total Ativos b $2,169 Balanço Patrimonial da Basket Wonders (milhares) Dez. 31, 19X3 Balanço Patrimonial da Basket Wonders (milhares) Dez. 31, 19X3 a

94 3-94 Balanço Patrimonial da Basket Wonders (Lado do Passivo) a. Nota, Ativos = Passivos + Patrimônio líquido. b. O que a BW possui e posição de posse. c. Devida aos fornecedores pelas mercadorias e serviços. d. Comissões, salários, etc. e. Dívidas a pagar < 1 ano. f. Dívidas a pagar > 1 ano. g. Investimento Original. h. Lucros re-investidos. a. Nota, Ativos = Passivos + Patrimônio líquido. b. O que a BW possui e posição de posse. c. Devida aos fornecedores pelas mercadorias e serviços. d. Comissões, salários, etc. e. Dívidas a pagar < 1 ano. f. Dívidas a pagar > 1 ano. g. Investimento Original. h. Lucros re-investidos. c d d Circulante Pass. e $ 500 f g g h PatrimôniolíquidoTotal1,139 Títulos a Pagar $ 290 Contas a Pagar c 94 Impostos Acum. d 16 Outros Pass. Accrued d 100 Circulante Pass. e $ 500 Dívida Longo-prazo f 530 Patrimônio líquido Acionistas Ações Ordin. ($1 par) g 200 Ad Pd em Capital g 729 Lucros Retidos h 210 Patrimônio líquido Total1,139 Total Pass/PL a,b $2,169 Balanço Patrimonial - Basket Wonders (milhares) Dec. 31,19X3

95 3-95 Demonstração de Resultados da Basket Wonders a. Mede a lucratividade durante um período de tempo b. Recebido, ou a receber, dos clientes. c. Vendas com., adv., salários, etc. d. Lucro operacional. e. Custo dos fundos tomados emprestados. f. Lucro tributável. g. Quantia conseguida pelos acionistas. a. Mede a lucratividade durante um período de tempo b. Recebido, ou a receber, dos clientes. c. Vendas com., adv., salários, etc. d. Lucro operacional. e. Custo dos fundos tomados emprestados. f. Lucro tributável. g. Quantia conseguida pelos acionistas. B c f Aumento na RE $ 53 Vendas Líquidas $ Custo Merc. Vend. B Lucro Bruto $ 612 Desp Gerais e Admi c 402 LAJIR d $ 210 Despesa de Juros e 59 LAIR f $ 151 Impostos 60 Lucro Liq g $ 91 Dividendos 38 Aumento na RE $ 53 Demonstração de Resultados da Basket Wonders (em milhares) para o Final de Ano 31 Dezembro de 19X3 Demonstração de Resultados da Basket Wonders (em milhares) para o Final de Ano 31 Dezembro de 19X3 a

96 3-96 Índices de Liquidez Corrente Ativos Circulantes Passivos Circulantes Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3Corrente Ativos Circulantes Passivos Circulantes Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Mostra a capacidade de uma empresa em cobrir seus passivos circulantes com seus ativos circulantes. Índices de Balanço Patrimonial Índices de Liquidez $1,195$ = 2.39

97 3-97 Comparações do Índice de Liquidez BW Industria BW Industria Ano 19X3 19X2 19X1 Índice Corrente Índice é mais forte do que a média da indústria

98 3-98 Índices de Liquidez Acid-Test (Quick) Ativos Circulantes- Est Passivos Circulantes Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Acid-Test (Quick) Ativos Circulantes- Est Passivos Circulantes Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Mostra a capacidade de uma empresa em saldar passivos circulantes com seus ativos mais líquidos. Índices de Balanço Patrimonial Índices de Liquidez $1,195 - $696 $ = 1.00

99 3-99 Comparações do Índice de Liquidez BW Indústria BW Indústria Ano 19X3 19X2 19X1 Índice Acid-Test Índice é mais fraco que o média da indústria.

100 3-100 Resumo das Comparações do Índice de Liquidez u Forte índice corrente e fraco índice acid-test indica um problema potencial na conta de estoques. u Note que esta indústria tem um nível relativamente alto de estoques. u Forte índice corrente e fraco índice acid-test indica um problema potencial na conta de estoques. u Note que esta indústria tem um nível relativamente alto de estoques. ÍndiceBWIndustria ÍndiceBWIndustria Corrente Acid-Test

101 3-101 Comparação do Índice Corrente- Análise de Tendências

102 3-102 Comparação do Índice Acid-Test -- Análise de Tendências

103 3-103 Resumo da Análise de Tendência da Liquidez indústria u O índice corrente para a indústria esteve subindo lentamente ao mesmo tempo que o índice acid-test esteve relativamente estável. estoques BW u Isto indica que os estoques são um problema significante para a BW. indústria u O índice corrente para a indústria esteve subindo lentamente ao mesmo tempo que o índice acid-test esteve relativamente estável. estoques BW u Isto indica que os estoques são um problema significante para a BW. BW u O índice corrente para a BW esteve subindo ao mesmo tempo que o índice acid-test esteve declinando.

104 3-104 Índices de Alavancagem Financeira Dívida-pelo-Patrimônio líquido Total Dívida Patrimônio líquido dos Acionistas Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Dívida-pelo-Patrimônio líquido Total Dívida Patrimônio líquido dos Acionistas Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Mostra a extensão na qual a empresa é financiada pela dívida. Índices de Balanço Patrimonial Índices Alavancagem Financeira $1,030$1, =.90

105 3-105 Comparações do Índice Alavancagem Financeira BW Indústria BW Indústria Ano 19X3 19X2 19X1 Índice Dívida-pelo-Patrimônio líquido BW tem utilização média de dívida relativa ao médio da indústria.

106 3-106 Índices de Alavancagem Financeira Dívida-pelo-Ativo- Total Ou de endividamento Geral Total da Dívida Total do Ativo Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Dívida-pelo-Ativo- Total Ou de endividamento Geral Total da Dívida Total do Ativo Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Mostra a porcentagem dos ativos da empresa que são suportados pelo financiamento da dívida. Índices de Balanço Patrimonial Índices de Alavancagem Financeira $1,030$2, =.47

107 3-107 Comparações do Índice de Alavancagem Financeira BW Indústria BW Indústria Ano 19X3 19X2 19X1 Índice Dívida-pelo-Ativo-Total BW tem utilização média de dívida relativa ao médio da indústria.. Também chamado de índice de endividamento geral

108 3-108 Índices de Alavancagem Financeira Capitalização Total Dívida Total Capitalização Total Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Capitalização Total Dívida Total Capitalização Total Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Mostram a importância relativa da dívida a longo-prazo pelo financiamento a longo- prazo da empresa. Índices Balanço Patrimonial Índices Alavancagem Financeira $1,030$1, =.62 (i.e., LT - Dívida + Patrimônio líquido)

109 3-109 Comparações dos Índices de Alavancagem Financeira BW Indústria BW Indústria Ano 19X3 19X2 19X1 Índice Capitalização Total BW tem utilização média de dívida longo-prazo relativa ao médio da indústria.

110 3-110 Cobertura Índices Cobertura de Juros LAJIR Cargas de Juros Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Cobertura de Juros LAJIR Cargas de Juros Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Indica a capacidade da empresa para cobrir a carga de juros. Índices Demonstração de Resultados Índices de Cobertura $210$ = 3.56

111 3-111 Cobertura Índice Comparações BW Indústria BW Indústria Ano 19X3 19X2 19X1 Índice Cobertura de Juros BW tem cobertura de juro média abaixo da média relativo ao da indústria.

112 3-112 Comparação de Índice de Cobertura -- Análise de Tendências

113 3-113 Resumo da Cobertura Análise de Tendências baixo lucro BW u Isto indica que baixo lucro (LAJIR) pode ser um problema potencial para a BW. níveis de dívida indústria u Note, sabemos que níveis de dívida estão alinhados com os médios da indústria. baixo lucro BW u Isto indica que baixo lucro (LAJIR) pode ser um problema potencial para a BW. níveis de dívida indústria u Note, sabemos que níveis de dívida estão alinhados com os médios da indústria. BW indústria u O índice de cobertura de juros para a BW esteve caindo desde 19X1. Ele tem ficado abaixo da média da indústria nos dois anos passados.

114 3-114 Atividade Índices Giro das Contas a Receber Vendas a Crédito Líquidas Anuais Contas a Receber Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Giro das Contas a Receber Vendas a Crédito Líquidas Anuais Contas a Receber Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Indica qualidade das contas a receber e quão sucesso a empresa tem em cobrar. Índices Demonstração de Resultados / Balanço Patrimonial Índices de Atividade $2,211$ = 5.61 (Assuma todas as vendas são a crédito.)

115 3-115 Atividade Índices Avg Collection Period Dias no Ano Receivable Turnover Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Avg Collection Period Dias no Ano Receivable Turnover Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Número médio de dias que as contas a receber estão outstanding. (ou RT em dias) Índices Demonstração de Resultados / Balanço Patrimonial Índices de Atividade dias = 65 dias

116 3-116 Atividade Índice Comparações BW Indústria BW Indústria Ano 19X3 19X2 19X1 Média do Period Collection BW melhorou o período de average collection por aquele da média da indústria.

117 3-117 Índices de Atividade Giro de Contas a Pagar (PT) Compras a Crédito Anual Contas a Pagar Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Giro de Contas a Pagar (PT) Compras a Crédito Anual Contas a Pagar Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Indica a pontualidade do pagamento aos fornecedores pela empresa. Índices Demonstração de Resultados / Balanço Patrimonial Índices de Atividade $1551$ = 16.5 (Assuma compras a crédito anuais = $1,551.)

118 3-118 Índices de Atividade PT em Dias Dias do Ano Giro das Contas a Pagar Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 PT em Dias Dias do Ano Giro das Contas a Pagar Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Número médio de dias das contas a pagar são ressaltados. Índices Demonstração de Resultados / Balanço Patrimonial Índices de Atividade dias = 22.1 dias

119 3-119 Atividade Índice Comparações BW Indústria BW Indústria Ano 19X3 19X2 19X1 Giro Payable em Dias BW melhorou o PT em Dias. Isto é bom?

120 3-120 Índices de Atividade Giro de Estoque Custo das Mercadorias Vendidas Estoque Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Giro de Estoque Custo das Mercadorias Vendidas Estoque Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Indica a efetividade da prática da administração do estoque da empresa. Índices Demonstração de Resultados / Balanço Patrimonial Índices de Atividade $1,599$ = 2.30

121 3-121 Comparações de Índice de Atividade BW Indústria BW Indústria Ano 19X3 19X2 19X1 Índice de Giro de Estoque BW tem um índice de giro de estoque muito pobre.

122 3-122 Comparação do Índice de Giro de Estoque --Análise de Tendências

123 3-123 Índices de Atividade Giro do Ativo Total Vendas Líquidas Total Ativos Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Giro do Ativo Total Vendas Líquidas Total Ativos Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Indica a completa efetividade da empresa na utilização dos seus ativos para gerar vendas. Índices Demonstração de Resultados / Balanço Patrimonial Índices de Atividade $2,211$2, = 1.02

124 3-124 Comparações do Índice de Atividade BW Indústria BW Indústria Ano 19X3 19X2 19X1 Índice de Giro do Ativo Total BW tem um índice de giro do ativo total fraco. Por que este índice é considerado fraco?

125 3-125 Índices de Lucratividade Margem de Lucro Bruta Lucro Bruto Vendas Líquidas Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Margem de Lucro Bruta Lucro Bruto Vendas Líquidas Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Indica a eficiência das operações e política de preços da empresa. Índices Demonstração de Resultados / Balanço Patrimonial Índices de Lucratividade $612$2, =.277

126 3-126 Comparações do Índice de Lucratividade BW Indústria 27.7%31.1% BW Indústria 27.7%31.1% Ano 19X3 19X2 19X1 Margem de Lucro Bruta BW tem uma Margem de Lucro Bruta fraca.

127 3-127 Comparação da Margem de Lucro Bruta --Análise de Tendências

128 3-128 Índices de Lucratividade Lucro LíquidoMargem Lucro Líquido após Impostos Vendas Líquidas Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Lucro LíquidoMargem Lucro Líquido após Impostos Vendas Líquidas Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Indica a lucratividade da empresa após levar em conta todas despesas e rendimento impostos. Índices da Demonstração de Resultados / Balanço Patrimonial Índices de Lucratividade $91$2, =.041

129 3-129 Comparações do Índice de Lucratividade BW Indústria 4.1%8.2% BW Indústria 4.1%8.2% Ano 19X3 19X2 19X1 Margem de Lucro Líquido BW tem uma Margem de Lucro Líquido pobre.

130 3-130 Comparação da Margem de Lucro Líquido --Análise de Tendências

131 3-131 Índices de Lucratividade Retorno dos Investimentos Lucro Líquido após Impostos Total Ativos Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Retorno dos Investimentos Lucro Líquido após Impostos Total Ativos Para a Basket Wonders 31 de Dezembro de 19X3 Indica a lucratividade dos ativos da empresa (após todas as despesas e impostos). Índices de Demonstração de Resultados / Balanço Patrimonial Índices de Lucratividade $91$2, =.042

132 3-132 Comparações do Índice de Lucratividade BW Indústria 4.2% 9.8% BW Indústria 4.2% 9.8% Ano 19X3 19X2 19X1 Retorno dos Investimentos BW tem um Retorno dos Investimentos pobre.

133 3-133 Comparação do Retorno dos Investimentos --Análise de Tendências

134 3-134 Índices de Lucratividade Retorno on Patrimônio líquido Lucro Líquido Impostos Acionistas Patrimônio líquido For Basket Wonders December 31, 19X3 Retorno on Patrimônio líquido Lucro Líquido Impostos Acionistas Patrimônio líquido For Basket Wonders December 31, 19X3 Indica a lucratividade to aos acionistas da empresa (após todas as despesas e impostos). Índices Demonstração de Resultados / Balanço Patrimonial Índices de Lucratividade $91$1, =.08

135 3-135 Comparações do Índice de Lucratividade BW Indústria 8.0%17.9% BW Indústria 8.0%17.9% Ano 19X3 19X2 19X1 Retorno do Patrimônio líquido BW tem um Retorno do Patrimônio líquido pobre.

136 3-136 Comparação do Retorno do Patrimônio líquido -- Análise de Tendências

137 3-137 Retorno dos Investimentos e a Aproximação Du Pont ROI % ROI 19X3 =.041 x 1.02 =.042 ou 4.2% ROI % ROI Indústria =.082 x 1.17 =.098 ou 9.8% ROI % ROI 19X3 =.041 x 1.02 =.042 ou 4.2% ROI % ROI Indústria =.082 x 1.17 =.098 ou 9.8% ROI ROI = Margem de lucro líquida X giro do ativo total Poder de Lucro Poder de Lucro = lucratividade das vendas X eficiência do ativo

138 3-138 Retorno do Patrimônio Líquido e a Aproximação Du Pont ROE.080 ROE 19X3 =.041 x 1.02 x 1.90 =.080 ROE179 ROE Indústria =.082 x 1.17 x 1.88 =.179 ROE.080 ROE 19X3 =.041 x 1.02 x 1.90 =.080 ROE179 ROE Indústria =.082 x 1.17 x 1.88 =.179 Retorno do Patrimônio líquido Retorno do Patrimônio líquido = Margem de lucro líquida X Giro do ativo total X Multiplicador do Patrimônio líquido Multiplicador Patrimônio líquido Multiplicador Patrimônio líquido = Ativos Totais Pat. Líq. Acion.

139 3-139 Resumo da Lucratividade Análise de Tendência BW indústria u Os índices de lucratividade para a BW vem TODOS caindo desde 19X1. Cada um tem ficado abaixo da média da indústria nos três anos passados. CMV (ou COGS) e custos administrativos BW u Isto indica que os CMV (ou COGS) e custos administrativos podem ambos serem altos e um problema potencial para a BW. u Note, este resultado está consistente com o baixo índice de cobertura de juros. BW indústria u Os índices de lucratividade para a BW vem TODOS caindo desde 19X1. Cada um tem ficado abaixo da média da indústria nos três anos passados. CMV (ou COGS) e custos administrativos BW u Isto indica que os CMV (ou COGS) e custos administrativos podem ambos serem altos e um problema potencial para a BW. u Note, este resultado está consistente com o baixo índice de cobertura de juros.

140 3-140 Resumo da Análise de Índice u Estoques são muito altos. u Podem estar saldando os credores (contas a pagar) muito cedo. u CMV podem ser muito altos. u Custos de vendas, gerais, e administrativos podem ser muito altos. u Estoques são muito altos. u Podem estar saldando os credores (contas a pagar) muito cedo. u CMV podem ser muito altos. u Custos de vendas, gerais, e administrativos podem ser muito altos.


Carregar ppt "3-1 CAPÍTULO 3 Análise das Demonstrações Financeiras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google