A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFLEXÃO, REFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DE ONDAS.. REFLEXÃO DE ONDAS Vamos introduzir a idéia de frentes de onda e raios de onda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFLEXÃO, REFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DE ONDAS.. REFLEXÃO DE ONDAS Vamos introduzir a idéia de frentes de onda e raios de onda."— Transcrição da apresentação:

1 REFLEXÃO, REFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DE ONDAS.

2 REFLEXÃO DE ONDAS Vamos introduzir a idéia de frentes de onda e raios de onda.

3 Na reflexão as ondas retornam para o mesmo meio de onde partiram após atingirem um obstáculo.

4 Neste caso, temos para a reflexão:

5 Vejamos as figuras que representam a reflexão de ondas retas e circulares.

6

7

8

9

10 REFRAÇÃO DE ONDAS Na refração, as ondas atingem uma superfície de separação entre 2 meios e muda sua velocidade de propagação. Sua frequência permanece inalterada.

11

12 Refração da luz Refringência: resistência que o meio oferece a passagem da luz.

13 I R Refração da luz - Representação Normal i r Raio incidente Raio refratado Luz passando do meio menos para o meio mais refringente: Neste caso podemos dizer que o raio refratado aproxima-se da normal

14 I R Refração da luz – Representação com frentes de onda Normal Frente de onda incidente Frente de onda refratada Obs.: Nesta figura não representaremos a reflexão r i

15 I R Refração da luz - Representação Normal i r Raio incidente Raio refratado Neste caso podemos dizer que o raio refratado afasta-se da normal Luz passando do meio mais para o meio menos refringente:

16 I R Refração da luz – Representação com frentes de onda Normal Frente de onda incidente Frente de onda refratada Obs.: Nesta figura não representaremos a reflexão i r

17 Na refração vale a Lei de Snell: Nesta equação, n é o índice de refração do meio em que a onda se propaga, dado por n = c/v, onde c é a velocidade da luz no vácuo e v, a velocidade da luz no meio onde a onda se propaga. Para ondas se propagando no vácuo, n = 1.


Carregar ppt "REFLEXÃO, REFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DE ONDAS.. REFLEXÃO DE ONDAS Vamos introduzir a idéia de frentes de onda e raios de onda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google