A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Libras Parâmetros Parametros Parâmetros Parametros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Libras Parâmetros Parametros Parâmetros Parametros."— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Libras Parâmetros Parametros Parâmetros Parametros

2 Sinal Um sinal pode ser articulado com uma ou duas mãos. Eles são produzidos pela mão dominante, sendo que sinais articulados com duas mãos também ocorrem. SINAIS são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos são chamadas de parâmetros. Um sinal pode ser articulado com uma ou duas mãos. Eles são produzidos pela mão dominante, sendo que sinais articulados com duas mãos também ocorrem. SINAIS são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos são chamadas de parâmetros.

3 Fonoaudiólogo.

4 Árvore

5 Cavalo

6 Tartaruga

7 Os Cinco parâmetros da Libras. 1) CONFIGURAÇÃO DE MÃO: a forma que a mão toma e a posição da palma e do dorso;

8 2) PONTO DE ARTICULAÇÃO: onde as mãos são posicionadas no momento da sinalização;

9 3) Movimento: Movimento dos dedos e deslocamento que a mão possa fazer no espaço, posicionamento do corpo; existem sinais que não tem movimento.

10 4) Orientação: Os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar idéia de oposição, contrário, ou concordância número-pessoal, como os sinais –, querer- não-querer, vir- não ir

11 ) EXPRESSÃO: que pode ser só facial ou corporal também, (movimento da face, dos olhos, da cabeça ou do tronco), que têm função sintática, marcam sentenças interrogativas, afirmativas, etc. Duas expressões não-manuais podem ocorrer simultaneamente, por exemplo, as marcas de interrogação e negação. ) EXPRESSÃO: que pode ser só facial ou corporal também, (movimento da face, dos olhos, da cabeça ou do tronco), que têm função sintática, marcam sentenças interrogativas, afirmativas, etc. Duas expressões não-manuais podem ocorrer simultaneamente, por exemplo, as marcas de interrogação e negação.

12 EXPRESSÕES FACIAIS

13 Datilologia É o ato de soletrar qualquer palavra usando o alfabeto manual ou os números. Ex.: Bruno - Rua Rodrigues Alves - Micro ondas Sinal Soletrado e Soletração Rítmica: Expressar palavras emprestada do Português e incorporada na Libras. Normalmente eles são soletrados com uma velocidade diferenciada. Uma soletração rítmica, devido à constância com que são usados, (ritmo comum e forma própria). Ex.: Bar - Mal - Nunca - Pizza Português Sinalizado É o uso simultâneo de fala e de sinais. É a transcrição exata do Português para Libras. Datilologia É o ato de soletrar qualquer palavra usando o alfabeto manual ou os números. Ex.: Bruno - Rua Rodrigues Alves - Micro ondas Sinal Soletrado e Soletração Rítmica: Expressar palavras emprestada do Português e incorporada na Libras. Normalmente eles são soletrados com uma velocidade diferenciada. Uma soletração rítmica, devido à constância com que são usados, (ritmo comum e forma própria). Ex.: Bar - Mal - Nunca - Pizza Português Sinalizado É o uso simultâneo de fala e de sinais. É a transcrição exata do Português para Libras.

14 SINAIS QUE SE OPÕEM QUANTO À CONFIGURAÇÃO DE MÃO PEDRA X QUEIJO FAMILIA X REUNIÃO SINAIS QUE SE OPÕEM QUANTO AO MOVIMENTO TRABALHAR X VIDEO IRMÃO X IGUAL SINAIS QUE SE OPÕEM QUANTO A LOCAÇÃO APRENDER X SÁBADO DERIVANDO NOMES E VERBOS O movimento dos substantivos repete e o dos verbos encurta. Exemplo: Telefonar x telefone Sentar x cadeira Perfumar x perfume SINAIS QUE SE OPÕEM QUANTO À CONFIGURAÇÃO DE MÃO PEDRA X QUEIJO FAMILIA X REUNIÃO SINAIS QUE SE OPÕEM QUANTO AO MOVIMENTO TRABALHAR X VIDEO IRMÃO X IGUAL SINAIS QUE SE OPÕEM QUANTO A LOCAÇÃO APRENDER X SÁBADO DERIVANDO NOMES E VERBOS O movimento dos substantivos repete e o dos verbos encurta. Exemplo: Telefonar x telefone Sentar x cadeira Perfumar x perfume

15


Carregar ppt "LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Libras Parâmetros Parametros Parâmetros Parametros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google