A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÉRIES ESTATÍSTICAS São tabelas que apresentam a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local, ou da espécie. Podem ser:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÉRIES ESTATÍSTICAS São tabelas que apresentam a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local, ou da espécie. Podem ser:"— Transcrição da apresentação:

1 SÉRIES ESTATÍSTICAS São tabelas que apresentam a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local, ou da espécie. Podem ser: a)cronológicas: varia o tempo (local e fato permanecem); exemplo: produção de fertilizante fosfatado no Brasil: ANOS: QUANTIDADES: b)geográficas: varia o local; exemplo: produção de celulose em 1981: UNIDADES DA FEDERAÇÃO :S Paulo Paraná Minas PRODUÇÃO: c)específica: varia o fato (a espécie); exemplo: rebanhos brasileiros em 1980: ESPÉCIE QUANTIDADE bovinos eqüinos suínos ovinos

2 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA 1.TABELA PRIMITIVA Suponhamos termos feito uma coleta de dados relativos ao número de defeitos apresentados por máquina, numa série de 60 máquinas de uma empresa, resultando a seguinte tabela: A esse tipo de tabela, cujos elementos não foram numericamente organizados, denominamos TABELA PRIMITIVA.

3 ROL A maneira mais simples de organizar os dados é através de uma certa ordenação. À tabela obtida após a ordenação dos dados denominamos ROL. Assim, teremos: que é o rol da tabela primitiva. Agora podemos, com facilidade, obter dados importantes, como o número de defeitos mais constante, o maior número de defeitos apresentados, etc.

4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA É a ordenação dos dados em uma tabela, com suas freqüências. No exemplo, a variável em questão (número de defeitos apresentados) será estudada mais facilmente se dispusermos os valores ordenados em uma tabela, da seguinte forma: Os dados dessa tabela são um exemplo de variável discreta, já que não trabalhamos com intervalos. nº de defeitos (xi) nº de máquinas (freqüência fi) TOTAL60

5 TIPOS DE FREQUÊNCIAS... FREQÜÊNCIA Absoluta OU FREQÜÊNCIA (fi) FREQÜÊNCIA TOTAL (ft) FREQÜÊNCIA RELATIVA (fr,i) FREQÜÊNCIA PERCENTUAL (fp,i) FREQÜÊNCIA ACUMULADA DIRETA (ou CRESCENTE) DE UMA CLASSE (fad,i) FREQÜÊNCIA ACUMULADA INVERSA (ou DECRESCENTE) DE UMA CLASSE (fai,i)

6 REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS Gráfico é a representação matemática de um fenômeno. Em Estatística, são usados dois tipos de gráficos: os de análises e os de informação. Os gráficos de análise são empregados para estudo, devendo ter uma construção simples com o menor número de linhas possível, de modo a não confundir o observador. Dividem se em: poligonais, histograma, gráficos em curva (ogiva e de freqüência modificada). Os gráficos de informação são construídos para serem expostos e podem ser mais sofisticados. Dividem se em: gráficos de coluna, de barra, de setor e pictórico.

7 1.GRÁFICOS DE ANÁLISE GRÁFICOS POLIGONAIS (ou POLÍGONO DE FREQÜÊNCIA) São construídos em um sistema cartesiano ortogonal, cujos pares ordenados são formados pelos PM e fi. Exemplo:

8 HISTOGRAMA São construídos num sistema ortogonal, por retângulos justapostos, cujas bases são as amplitudes das classes e as alturas são segmentos proporcionais às freqüências.

9 GRÁFICOS EM CURVA Podem ser de dois tipos: a) Ogiva

10 b) GRÁFICO DE FREQÜÊNCIA MODIFICADA


Carregar ppt "SÉRIES ESTATÍSTICAS São tabelas que apresentam a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local, ou da espécie. Podem ser:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google