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VIII Congresso Brasileiro de Bioética Consenso em Bioética Princípio Responsabilidade de Hans Jonas Búzios, 25 de Setembro de 2009 Búzios, 25 de Setembro.

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1 VIII Congresso Brasileiro de Bioética Consenso em Bioética Princípio Responsabilidade de Hans Jonas Búzios, 25 de Setembro de 2009 Búzios, 25 de Setembro de 2009

2 Antropocentrismo ético Antropocentrismo ético Toda ética tradicional contava unicamente com comportamentos não-acumulativos(...)E se o novo modo de ação humana evidenciar que é preciso considerar mais coisas além do interesse do homem,que nosso dever é muito maior e que deixaram de ser válidos os limites antropocêntricos de toda ética anterior? Toda ética tradicional contava unicamente com comportamentos não-acumulativos(...)E se o novo modo de ação humana evidenciar que é preciso considerar mais coisas além do interesse do homem,que nosso dever é muito maior e que deixaram de ser válidos os limites antropocêntricos de toda ética anterior? Jonas,H.Princípio Responsabilidade Jonas,H.Princípio Responsabilidade

3 Subjetivismo ético Subjetivismo ético As três perguntas kantianas As três perguntas kantianas O que devo fazer? O que devo fazer? O que me é lícito esperar de minhas ações? O que me é lícito esperar de minhas ações? O que é o homem? O que é o homem?

4 Princípio Responsabilidade Princípio Responsabilidade ÉTICAS TRADICIONAIS : ÉTICAS TRADICIONAIS : Antropocêntrica Antropocêntrica Imutabilidade do homem e da natureza Imutabilidade do homem e da natureza Alcance imediato Alcance imediato Age de tal maneira que os efeitos de tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana autêntica Jonas,H. Age de tal maneira que os efeitos de tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana autêntica Jonas,H.

5 IMPERATIVO TECNOLÓGICO E A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE *INTERAÇÃO CIÊNCIA,TÉCNICA E PODER - Oppenheimer e o Projeto Manhattan - Ecologia da ação de E. Morin. - Diálogo homem-natureza de I. Prigogine

6 O futuro que nos espera O futuro que nos espera Para solucionar com êxito os problemas globais,precisamos criar novos modelos de pensamento,elaborar uma nova moral e uma nova escala de valores e,sem dúvida alguma,novas normas de comportamento(...)nos fazem falta novos conceitos sociais,morais,científicos e ecológicos que deveriam determinar as novas condições de vida do homem atual e o do futuro Para solucionar com êxito os problemas globais,precisamos criar novos modelos de pensamento,elaborar uma nova moral e uma nova escala de valores e,sem dúvida alguma,novas normas de comportamento(...)nos fazem falta novos conceitos sociais,morais,científicos e ecológicos que deveriam determinar as novas condições de vida do homem atual e o do futuro Comisión Mundial del Medio Ambiente y del Desarrollo Nuestro futuro común Comisión Mundial del Medio Ambiente y del Desarrollo Nuestro futuro común

7 Sensatas palavras de um cientista (pronunciadas muito antes da constatação do aquecimento global do planeta) A vida não dá nem empresta;não se comove nem se apieda…Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir tudo aquilo que nós lhe oferecemos. A vida não dá nem empresta;não se comove nem se apieda…Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir tudo aquilo que nós lhe oferecemos. Einstein,A. Escritos da maturidade Einstein,A. Escritos da maturidade

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9 Mudança de paradigma Mudança de paradigma Antropocêntrico Antropocêntrico Expansão Expansão Competição Competição Quantitativo Quantitativo Dominação Dominação Metáfora do edifício Metáfora do edifício Ecocêntrico Ecocêntrico Conservação Conservação Cooperação Cooperação Qualitativo Qualitativo Integração Integração Metáfora da rede Metáfora da rede

10 Ética e tecnociência Ética e tecnociência Ciência e tecnologia triunfaram e fracassaram ao mesmo tempo;triunfaram materialmente e fracassaram moralmente. A.J.Wojciechowski A.J.Wojciechowski

11 Sensatas palavras de um dramaturgo (pronunciadas muito antes do anúncio das pesquisas para obtenção de espermatozóides femininos) Talvez,com o tempo,descubrais tudo aquilo que se pode descobrir,e contudo,o vosso progresso não será mais que do que uma progressão,deixando a humanidade sempre cada vez mais para trás.A distância entre vós e ela pode,um dia,tornar-se tão profunda que o vosso grito de triunfo diante de alguma nova conquista poderá receber como resposta um grito universal de pavor. Talvez,com o tempo,descubrais tudo aquilo que se pode descobrir,e contudo,o vosso progresso não será mais que do que uma progressão,deixando a humanidade sempre cada vez mais para trás.A distância entre vós e ela pode,um dia,tornar-se tão profunda que o vosso grito de triunfo diante de alguma nova conquista poderá receber como resposta um grito universal de pavor. B.Brecht A vida de Galileu B.Brecht A vida de Galileu

12 Responsabilidade moral Responsabilidade moral Responsabilidade moral consiste em querer e poder responder pelas consequências das decisões que se toma. Max Weber-A ética protestante e o espírito do capitalismo. Max Weber-A ética protestante e o espírito do capitalismo.

13 Imperativo da responsabilidade Em conseqüência da escalada inevitavelmente utópica da técnica moderna(...)e o raio de alcance do nosso poder,faz-se necessário, em nome dessa mesma responsabilidade,uma nova espécie de humildade(...)Em face das potencialidades para-escatológicas de nossos processos tecnológicos,a ignorância das implicações últimas torna-se,ela própria,razão para que se faça uso de comedimento responsável. Jonas,H.Princípio Responsabilidade Jonas,H.Princípio Responsabilidade

14 Bioética e responsabilidade Em conclusão, peço-lhes que pensem a Bioética como uma nova ética da ciência que combine a humildade, a responsabilidade e a competência, que seja interdisciplinar e intercultural e que faça prevalecer o verdadeiro sentido de humanidade. Potter,VR. Bioética Puente,Bioética Global y Bioética Profunda

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16 Assimetria discursiva Assimetria discursiva Após o descongelamento,são fecundados por meio da ICSI(...)conseguimos recuperar de 80% a 90% dos óvulos e,desses,70% a 75% vão formar embriões Após o descongelamento,são fecundados por meio da ICSI(...)conseguimos recuperar de 80% a 90% dos óvulos e,desses,70% a 75% vão formar embriões Abdelmassih,R. Folha de São Paulo,20 de Março de 2005 Abdelmassih,R. Folha de São Paulo,20 de Março de 2005

17 Reducionismo científico Reducionismo científico Somos o produto de nossos genes.Ninguém tem o direito de tomar conta de nós ou de nos impor regras sobre como agir,exceto nós mesmos. Somos o produto de nossos genes.Ninguém tem o direito de tomar conta de nós ou de nos impor regras sobre como agir,exceto nós mesmos. J.Watson Conferência Mundial de Ciências da Vida,2003 J.Watson Conferência Mundial de Ciências da Vida,2003

18 Arrogância do saber Arrogância do saber Não há nada de errado com a idéia de uma seleção de características mais ou menos desejáveis no bebês por parte dos pais. James Watson,2007 James Watson,2007

19 Limites éticos e biotecnociência Limites éticos e biotecnociência A sabedoria nos impõe ir mais profundamente examinar previamente o uso eventual de algumas habilidades antes que sejam colocadas em prática(...)Objetá-las não é nada diante da gravidade das questões éticas que se colocam em relação à consecução dessas investigações A sabedoria nos impõe ir mais profundamente examinar previamente o uso eventual de algumas habilidades antes que sejam colocadas em prática(...)Objetá-las não é nada diante da gravidade das questões éticas que se colocam em relação à consecução dessas investigações Jonas,H. Técnica,medicina y ética Jonas,H. Técnica,medicina y ética

20 Sobre o saber-fazer biotecnocientífico Sobre o saber-fazer biotecnocientífico A dimensão racional-operacional do saber-fazer biotecnocientífico aponta para a possibilidade de transformar a qualidade de vida de um número crescente de indivíduos e populações humanas,assim como para a de transformar,de forma irreversível,a natureza(ou essência) dos sistemas vivos não-humanos e de seus ambientes,que,por sua vez,retroagem sobre as condições de vida dos humanos A dimensão racional-operacional do saber-fazer biotecnocientífico aponta para a possibilidade de transformar a qualidade de vida de um número crescente de indivíduos e populações humanas,assim como para a de transformar,de forma irreversível,a natureza(ou essência) dos sistemas vivos não-humanos e de seus ambientes,que,por sua vez,retroagem sobre as condições de vida dos humanos Schramm,F.R. Eugenia,eugenética e o espectro do eugenismoBioética,v.5,n.2,1997, Schramm,F.R. Eugenia,eugenética e o espectro do eugenismoBioética,v.5,n.2,1997,

21 Moderação justificada Moderação justificada O pensamento pós-metafísico deve impor a si próprio uma moderação,quando se trata de tomar posições definitivas em relação a questões substanciais sobre a vida boa ou não-fracassada.O pensamento pós-metafísico deve impor a si próprio uma moderação,quando se trata de tomar posições definitivas em relação a questões substanciais sobre a vida boa ou não-fracassada. Habermas,J. O futuro da natureza humana Habermas,J. O futuro da natureza humana

22 Heurística do temor Heurística do temor Precisamente porque,paradoxalmente,a única certeza nas mãos do homem é constituída pelo saber-se incapaz de prever os efeitos a longo prazo de seu poder desmedido,o futuro aparece para Jonas como a dimensão mais típica da responsabilidade Precisamente porque,paradoxalmente,a única certeza nas mãos do homem é constituída pelo saber-se incapaz de prever os efeitos a longo prazo de seu poder desmedido,o futuro aparece para Jonas como a dimensão mais típica da responsabilidade Mancini,R. Éticas da mundialidade Mancini,R. Éticas da mundialidade

23 Sobre o consenso democrático Sobre o consenso democrático Diante da urgência de sair da atual condição de irresponsabilidade,Jonas julga secundária a questão de como obter um consenso democrático e majoritário para as medidas necessárias de autolimitação no uso da tecnologia e no aproveitamento dos recursos planetários Diante da urgência de sair da atual condição de irresponsabilidade,Jonas julga secundária a questão de como obter um consenso democrático e majoritário para as medidas necessárias de autolimitação no uso da tecnologia e no aproveitamento dos recursos planetários Mancini,R. Éticas da mundialidade Mancini,R. Éticas da mundialidade

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25 CARTA DE DEVERES DA HUMANIDADE As possíveis modalidades de uma cidadania planetária autêntica, num universo complexo e incerto devem ser sugeridas levando-se em conta sempre: * Prudência * Vigilância * Tolerância * Abertura para o futuro Rita Levi Montalcini Uma Ética para quantos?

26 Teoria da complexidade Teoria da complexidade (...)portanto,o desafio do conhecimento hoje é o de percebê-lo complexo e tem como pressuposto a possibilidade de oferecer articulações aos despedaçados cortes entre disciplinas,entre categorias cognitivas e entre diferentes tipos de conhecimentos. E.Morin- Para sair do século XX E.Morin- Para sair do século XX

27 Evangelho dos homens perdidos Evangelho dos homens perdidos Eis a péssima notícia:estamos perdidos, irremediavelmente perdidos.Se há um evangelho,ou seja,uma boa notícia,deve partir da má.Estamos perdidos,mas temos um teto,uma casa,uma pátria...É nossa pátria,o lugar de nossa comunidade de destino de vida e de morte...O evangelho dos homens perdidos nos diz:devemos ser irmãos,não porque seremos salvos,mas porque estamos perdidos Morin,E. Kern,B. Terra Pátria Morin,E. Kern,B. Terra Pátria


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