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Cooperação Educacional e inserção internacional Cooperação Educacional e inserção internacional Ministério das Relações Exteriores Divisão de Temas Educacionais.

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Apresentação em tema: "Cooperação Educacional e inserção internacional Cooperação Educacional e inserção internacional Ministério das Relações Exteriores Divisão de Temas Educacionais."— Transcrição da apresentação:

1 Cooperação Educacional e inserção internacional Cooperação Educacional e inserção internacional Ministério das Relações Exteriores Divisão de Temas Educacionais

2 Cooperação educacional O que é? Assistência - Meio de disseminar a proeminência cultural (colonialismo/imperialismo); Cooperação - Modalidade de relacionamento que busca o desenvolvimento social e econômico dos participantes ( envolve a contrapartida, mesmo que simbólica).

3 Cooperação educacional Como evoluiu? Século XIX/XX Acompanhou o processo de internacionalização das relações do Brasil (República/consolidação das fronteiras/ ampliação das relações exteriores) Pacta sunt servanda Pacta sunt servanda Pautou-se pela elaboração de Acordos Pautou-se pela elaboração de Acordos

4 Cooperação educacional Período: 1ª/2 do Século - Brasil Período: 1ª/2 do Século XX - Brasil Educação- Primeiros intercâmbios de estudantes Educação- Primeiros intercâmbios de estudantes 1917-Argentina, Uruguai e Chile- Estudantes de Medicina Escola Militar e Naval; Ensino do Espanhol Primeira Universidade Brasileira data de 1920 Primeira Universidade Brasileira data de Rio de Janeiro- criada por Decreto Presidencial

5 Cooperação educacional Brasil no 2º pós-guerra Redemocratização Nacionalismo econômico e Industrialização Educação 22 Universidades Federais, 8 católicas e 1 protestante Aumento de bolsistas latino-americanos Reação dos estudantes brasileiros (1958)

6 Cooperação educacional Incremento do número de estudantes estrangeiros status Necessidade de regulamentação interna de seu status no Brasil Necessidade de unificação do intercâmbio estudantil acordado com as nações amigas em um só Programa. Garantir tratamento igualitário nas Universidades Como se chegou à idéia de um Programa:

7 Cooperação educacional Primeiro Protocolo do PEC-G estabelecimento das bases do Programa Segundo Protocolo do PEC-G Lei de Reforma Universitária (Lei nº 5540/68)

8 Cooperação educacional LÓGICA DA COOPERAÇÃO NA DÉTENTE Eixo Norte-SUL cunho ideológico Cooperação SUL-SUL PEC-G

9 Dados estatísticos : em 1974 ingressaram 1600 estudantes-convênio (grande parte da África) Cooperação educacional Terceiro Protocolo – para se coadunar com a política africana; Ampliação da esfera de cooperação Fim dos anos 70 havia 65 Universidades

10 Cooperação educacional Programa de Estudantes-Convênio de Pós- graduação Programa de Estudantes-Convênio de Pós- graduação Assinatura do Primeiro Protocolo(12/08/1981) Objetivos: Expansão da cooperação educacional com países em desenvolvimento fortalecimento da cooperação tecnológica e científica com esses paises. Garantir a qualidade acadêmica da pós-graduação do Brasil Primeiros estudantes estrangeiros em Pós- graduação 1983/87 Anos 80

11 Cooperação educacional LÓGICA DA COOPERAÇÃO NA GLOBALIZAÇÃO Deslocamento do objetivo geopolítico e militar Promoção do desenvolvimento; Promoção do desenvolvimento; Ênfase no cunho social e econômico e Ênfase no cunho social e econômico e Transferência de conhecimento Transferência de conhecimento

12 Cooperação educacional Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) número total de IES em 1996: 922 Anos Universidades Públicas 64 Universidades Privadas Anos 2000

13 Cooperação educacional Século XXI Cooperação SUL-SUL Sexto Protocolo do PEC-G de 1998 ( em vigor) Terceiro Protocolo do PEC-PG Assinado em 2006 Há atualmente cerca de alunos estrangeiros no PEC-G e PG Cooperação com países mais desenvolvidos (Norte-Sul) Acordos entre CAPES/CNPq e seus contrapartes Mobilidade estudantes, docente e de pesquisadores

14 Cooperação educacional Século XXI Pacta sunt servanda Primado dos Acordos Internacionais como marco jurídico da cooperação- Pacta sunt servanda Ampliação do alcance da cooperação educacional (Norte-Sul, Sul-Sul e projetos de triangulação) Educação como fonte de desenvolvimento social e aprimoramento da pesquisa científica e transferência de tecnologia

15 Cooperação educacional Século XXI Relação custo vs benefício da cooperação educacional custo Infra-estrutura física pré-existente Programa de ensino já determinado Recursos humanos pré- existentes vagas virtuais X benefício divulgação do sistema educativo brasileiro troca de informações disseminação de imagem positiva do Brasil

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18 Principais Países receptores (%) EUA = 23,32 Grã Bretanha= 12,22 Alemanha = 10,60 França=9,68 Austrália=6,80 % dos demais anglofonos Canadá= 1,63 Nova Zelândia =1,07 Outros polos África do Sul = 2,04 África do Sul = 2,04

19 Cooperação educacional Principais Países exportadores : China = 13,98 Índia = 5,03 Coréia do Sul= 3,91 Japão = 2,46 Países anglófonos: EUA = 1,68 Grã Bretanha = 0,96 Canadá = 1,58Outros Brasil = 0,84

20 Cooperação educacional Crescimento dos estudantes matriculados fora de seu país de origem ( ) Fonte OCDE/Education at a glance ,6 M ,9 M ,8 M ,9 M ,9 M ,3M ,2 M (Fonte CAPES/MEC) Evolução dos Bolsistas brasileiros em pós-graduação no exterior = totais (Fonte CAPES/MEC)

21 Cooperação educacional Como otimizar a inserção brasileira ? Âmbito SUL-SUL Manutenção dos Programas PEC- G e PG UNILA UNILAB Âmbito Norte-SUL Incentivar a mobilidade de pesquisadores e docentes Incentivar a mobilidade no nível de pós- graduação e pós-doutorado Promover a criação de redes de relacionamento Implementar projetos de triangulação no campo educacional

22 Divisão de Temas Educacionais Página Eletrônica Telefone: +55 (61) Fax: +55 (61)

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