A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O estudo das células A composição química de um ser vivo: - Orgânica As substâncias orgânicas possuem, obrigatoriamente, o elemento carbono em suas moléculas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O estudo das células A composição química de um ser vivo: - Orgânica As substâncias orgânicas possuem, obrigatoriamente, o elemento carbono em suas moléculas."— Transcrição da apresentação:

1

2 O estudo das células

3 A composição química de um ser vivo: - Orgânica As substâncias orgânicas possuem, obrigatoriamente, o elemento carbono em suas moléculas. São produzidas por seres vivos. - Inorgânica Não são produzidas por seres vivos. Não apresentam carbono. Mas há substâncias, como o monóxido de carbono ( CO ), o dióxido de carbono ( CO 2 ) e o ácido cianídrico ( HCN ), que, apesar de possuírem carbono em suas moléculas, apresentam propriedades típicas de compostos inorgânicos.

4 Compostos inorgânicos A- Água - Atividade - Idade - Espécie B- Sais minerais - Sob forma insolúvel - Sob forma solúvel

5 Compostos orgânicos 1.Os carboidratos Exemplo: galactose, frutose, glicose, ribose Lipídios Exemplo: óleos, gorduras, ceras, colesterol Proteínas -Construção -Regulação do metabolismo -Defesa Exemplo: Queratina, enzimas, hemoglobina Vitaminas Exemplo: Vitaminas D, K, C Ácidos nucleicos

6 A célula - Robert Hooke (1665) -Teoria celular (1839)

7 O tempo de vida de uma célula: -Células lábeis - caracterizadas por seu contínuo processo de proliferação. Exemplo: pele. -Células estáveis- são mais estáveis e apresentam baixo potencial proliferativo, mas, se estimuladas, se renovam. Exemplos: parênquima do fígado e músculo liso. -Células permanentes - dividem-se preferencialmente no período embrionário e praticamente não se renovam. Exemplo: músculo cardíaco, células nervosas.

8 -Célula procariótica Não apresenta uma membrana envolvendo o núcleo, portanto o conteúdo nuclear permanece misturado com os outros componentes celulares. Os únicos pertencentes a esse grupo são as bactérias, as cianofitas e as micobacterias.

9 - Célula eucariótica No núcleo da célula eucariota fica "guardado" o material genético e, em volta do núcleo existe uma membrana que o separa do citoplasma. Animal Vegetal

10 -Organismos unicelulares Existem os seres unicelulares, a palavra unicelular tem origem no latim uni, que significa "um, único". Esse são as bactérias, as cianobactérias, protozoários, as algas unicelulares e as leveduras. Ex.: bactérias -Organismos pluricelulares Os seres pluricelulares são formados por várias células, a palavra pluricelular tem origem no latim pluri, que significa "mais, maior.

11 Divisão celular Mitose A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses.

12 Meiose A meiose é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Divisão celular


Carregar ppt "O estudo das células A composição química de um ser vivo: - Orgânica As substâncias orgânicas possuem, obrigatoriamente, o elemento carbono em suas moléculas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google