A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em busca do resgate das perspectivas econo ̂ micas, sociais e políticas da EaD Prof. Marcos Dalmau, Dr. UFSC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em busca do resgate das perspectivas econo ̂ micas, sociais e políticas da EaD Prof. Marcos Dalmau, Dr. UFSC."— Transcrição da apresentação:

1 Em busca do resgate das perspectivas econo ̂ micas, sociais e políticas da EaD Prof. Marcos Dalmau, Dr. UFSC

2 Transição de perspectivas na EAD: o ponto de vista social... Maior acesso e democratização do ensino superior; Resgate da auto estima das pessoas – reconhecimento, $$; Retorno para a sociedade/município/estado/país; Profissionalização e oportunidades emprego, dentre outras…

3 Transição de perspectivas na EAD: o ponto de vista político... Maior visibilidade política frente a expansão de oportunidades; O cumprimento da missão governamental: o uso do EAD e a necessidade de regramentos; A relação de influências entre os sujeitos (usuários, ofertantes e Governo); Os conflitos ideológicos…

4 Transição de perspectivas na EAD: o ponto de vista econômico... Financiamentos e modelos compatíveis; A necessidade de se compartilhar custos visando viabilizar a oferta (pólos); Custo de oportunidade perdida (MOB); O aspecto legal e sua influência; O aspecto tecnológico e seu momento.

5 E agora? O que podemos pensar daqui para frente??

6 PERSPECTIVA SOCIAL INCENTIVAR AÇÕES DE RETORNO A SOCIEDADE LOCAL TRABALHAR NA INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL OPORTUNIZAR MAIOR SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO INSTITUCIONAL, MEDIANTE INTERAÇÕES MAIS FREQUENTES. SENSO DE RESPONSABILIDADE E REPOSIÇÃO FINANCEIRAS FRENTE A EVASÕES INJUSTIFICADAS ESTIMULAR A PROFISSIONALIZAÇÃO MEDIANTE DIMINUIÇÃO DA BARREIRA DO PRECONCEITO

7 PERSPECTIVA POLÍTICA ATUALIZAR E O ELABORAR REGRAMENTOS QUE NORMATIZEM AINDA MAIS O USO DA EAD (20%, MODELOS FLEXÍVEIS) PROFISSIONALIZAR E AMPLIAR O PAPEL DOS SUJEITOS DA EAD (TUTORIA, PROFESSORES, E OUTRAS CATEGORIAS) PARCERIAS INSTITUCIONAIS AVALIAR QUANTITATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE OS CURSOS AUMENTAR AS EXIGÊNCIAS PARA A OFERTA DE CURSOS (PÓLOS/MUNICÍPIOS; INSTITUIÇÕES OFERTANTES)

8 PERSPECTIVA ECONÔMICA FINANCIAMENTOS (FLEXÍVEIS, CUSTOMIZADOS, INOVAÇÃO, INSERÇÃO DE RUBRICAS NECESSÁRIAS) REDUÇÃO DE CUSTOS (INSTALAÇÕES FÍSICAS, MATERIAIS…) EVASÃO (CUSTO, PROBLEMAS, QUALIDADE) INFRAESTRUTURA COMPATÍVEL (PÓLOS, INST. OFERTANTE) AMPLIAÇÃO DE PROGRAMAS PRIORIZANDO REGIÕES CARENTES.

9 O que podemos concluir??

10 Muito obrigado! Prof. Marcos Dalmau, Dr.


Carregar ppt "Em busca do resgate das perspectivas econo ̂ micas, sociais e políticas da EaD Prof. Marcos Dalmau, Dr. UFSC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google